quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Um dia após o flagrante, Diretos Humanos denuncia trabalho irregular de PM´s em presídio da PB

Click Monteiro | 17:25 |

O presidente garantiu a existência de torturas em presídios do Estado

O presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/PB, Alexandre Guedes, denunciou, na manhã desta quarta-feira (28), que o trabalho de policiais militares nos presídios da Paraíba é irregular. Ele ainda acrescentou que existe tortura nas unidades prisionais do estado.

A denúncia ocorre um dia depois que PM´s que fazem a segurança no presídio de segurança máxima PB1 em Jacarapé terem flagrado uma integrante do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos entregando uma câmera fotográfica digital a um preso.

Integrantes do Conselho foram detidos na noite desta terça-feira (28) e o secretário de Administração Penitenciária da Paraíba, coronel Washington França, afirmou que será aberta uma sindicância para investigar o caso.

"A Secretaria tomou conhecimento e, de pronto, o gerente do sistema se encaminhou aquela unidade prisional onde lá ouviu as pessoas e a gente está até agora sem conseguir entender esse episódio lamentável, mas estaremos abrindo uma sindicância para apurar os fatos", disse.

O presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos da Paraíba (CEDHC/PB), Padre João Bosco do Nascimento, afirmou que a situação dos presídios da Paraíba é caótica. "Sempre fazemos vistorias nos presídios e vemos que a situação lá dentro é caótica", disse.

Já o secretário de Administração Penitenciária da Paraíba, coronel Washington França, rebateu as declarações e disse que a revelação era surpreendente. "Isso é surpreendente. Inclusive, estivemos reunidos esta semana com o Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Tortura e, em momento algum, me foi trazido denúncia sobre algum abuso ou ato de tortura praticado por agentes penitenciários dentro do sistema prisional", declarou.



Portal Correio

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Search

Tecnologia do Blogger.

Blogroll

About