![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhPdmimur-8vOcAKsEkySBMdlemptvdFMwE2xQFPTZ-2S__mX5w2PvyDYCVOa1p3WlpIa4Fr2eHxBo8kFHSsvyt9QQ7DwtP7j6QotvtAIWfA4826HZRD3a1tDKSflfxVpuyaazouAt7oVo/s1600/pneu1.jpg)
Um dos problemas
mais recorrentes é o pneu vazio, que acaba contribuindo, direta ou
indiretamente, para uma série de falhas no veículo.
Um
pneu bem calibrado diminui a emissão de CO2 e o consumo de combustível,
pra ficar em dois exemplos sustentáveis. Encher o pneu é um processo
tecnicamente arcaico e relativamente demorado. Mas não para sempre: está
para chegar às lojas um modelo que se auto-regula. E o que é mais legal
- enquanto o carro está em movimento.
A
tecnologia funciona assim: um sensor dentro do pneu percebe quando a
pressão está abaixo do que deveria. Quando isso acontece, uma válvula se
abre, deixa o caminho livre para o ar externo entrar por um tubo.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjv4JmmqAOZN_bNnBGtwziUekwW0OpuUvQWmi3H5PrEXP1Tnw8kLbLDL8fAtq4IUn8IHdpNKrJYTGGZAJ5tPmWafJ-G_hbwiqbqw0YhJD3Pz9tnodnNlAYG2lpcxnL_EUXuBH91UY223mA/s320/pneu2.jpg)
A responsável pela chamada “tecnologia de manutenção de ar” é a Goodyear. A empresa vem realizando experimentos nessa área desde 2011,contando, inclusive com uma ajuda de 1,5 milhão de dólares do governo americano para agilizar as pesquisas. A princípio, a novidade chegará aos carros em 2013.
Pbacontece