segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

O Show de Chuta - Por: Efigenio Moura.

Click Monteiro | 13:31 |

Crônica Bom Dia Monteiro de Efigênio Moura 30-01-2012


O Show de Chuta

Amigos da Rua do Sandu, Bom dia.

A oposição acordou ontem disposta a esquecer da preguiça do passado, a preguiça de alguns meses atrás.


Acredito que a oposição, na verdade fora provocada a acordar para a realidade, uma realidade onde, ou se movimenta ou se é enterrado vivo.


Nesses dias, vendo o Tribuna do Cariri, deparei-me com a noticia de que Batinga, assumindo a vaga de Deputado Estadual, apoiaria Conrado e Chuta. Mas antes disso, soube que uma rádio da capital afirmara que seriam Batinga e Conrado os candidatos da oposição.


As conversas. As duas foram desmentidas veementemente pelo próprio Carlos Batinga. Batinga continua com o mesmo discurso: De se reunir e traçar estratégias. Segundo o ex-prefeito, a oposição vem se fortalecendo, se preparando para retomar a cidade. Prova disso é a reunião de 13 partidos políticos (que podem ser 14), que irá acontecer sábado, 4 de fevereiro, um dia antes da estreia do Campinense no Estadual desse ano. Além desses partidos, 7 prefeitáveis estarão presentes:  Conrado, Chuta, Dr. Eugênio, Dr. Damião, Valmir Azevedo, Paulo Sérgio e o próprio Batinga.


Percebam que dos 7, quase a metade já participou do Governo Edna: Conrado, Dr. Eugenio e Chuta. Desses 3, somente Chuta disse que saiu porque queria ter "carreira solo" e com o grupo de Joao Henrique, não teria essa oportunidade.


Aliás, fui alertado que há uma troca de ajudantes quase que perene no atual governo, e, fora alguns remanejamentos, muitos saem insatisfeitos com a forma de governar de Edna Henrique, a saber: Assis Martins, Lito Farias, Piúta, Ciçero Pedreiro, Paulo Marcelo, Cléa Simões, Rosa Severo, Chuta, Dr. Damião e por ultimo Romero Remígio .


A pergunta é: Insatisfeitos por quê? Porque não fora cumprido o que fora prometido ou por que não cumprira o que se prometeu? Será que o governo o decepcionou ou essas pessoas decepcionaram o governo?


Essa resposta eu jamais terei. Mas percebe-se que ao sair, todos voam para o ninho da oposição, que observei ontem mais compacta, mais robusta, mais decidida.


No programa DIZENDO TUDO, Conrado disse que o governo é decepcionante, e depois ao vivo, Chuta deu um show. Fez  referencias a governos passados, enalteceu o homem do campo, e fez perguntas que carece de se pensar: As grandes obras de Monteiro sempre foram feitas com recursos próprios porque hoje, quando se há mais dinheiro não se tem grandes obras? Chuta parecia estar no oitão de sua casa conversando com parceiros seus e foi como é, autêntico. Não criticou, mas mostrou que tem condições de governar sua cidade. Chuta foi inteligente e não cuspiu no prato que comeu. Não fez críticas ao governo Edna, mas mostrou onde ela poderia melhorar. Não condenou o governo, mas cobrou mais empenho da Prefeita. Cobrou mais atenção aos agricultores e fez, agora sim, críticas à forma de transportar carnes, o que ele considerou desperdício o trator carregar a carne onde, poderia estar no mato, no campo. Chuta lembrou que não é preciso ser doutor para dirigir bem a cidade, disse que ele, como matuto, tem todas as condições de governar e governar bem e aí citou o ex-presidente Lula. Tenho certeza que Chuta cresceu no conceito da população e quem não o conhecia ou suas ideias, certamente o verá de uma forma mais amistosa, de uma forma mais próxima. Talvez tenha errado ou exagerado, mas quis dizer o que ele enxerga como óbvio.


No FALANDO A VERDADE, a secretaria Clemilda rebateu a polemica dos tratores e disse que esse trator que transporta carne há muito tempo que está em Monteiro e que administrações anteriores não se empenharam em leva-lo para a Zona Rural e acha injusto a oposição fazer essa crítica nesse momento. Com relação ao mal estar entre ela e o vereador Raul Formiga, noticiada pelo Revista do Cariri, a secretária disse que seria impossível ter acontecido qualquer coisa com o vereador pelo fato do mesmo não estar no Teatro.



O apurado da feira mostra de primeira que há um desejo da situação em não querer enfrentar Batinga nessa eleição e que diferentemente do que eu havia previsto, o nome da oposição só deverá sair em Abril (eu achava que fosse até o carnaval) e que até lá, ou se fortalece ou fortalece a situação. O certo é que os dois grupos sabem o que estão fazendo - ou devem saber -, a situação inclusive mudou de tática e blinda a imagem da prefeita, a oposição mostra suas caras de uma maneira que todos se reconheçam quando abril chegar.


A semana começa com todo mundo olhando pro final. Pro sábado, na primeira grande reunião da Oposição, mas antes disso soube que os funcionários da prefeitura terão boas notícias, ainda essa semana.


Com o patrocínio da CAMPINA GRANDE CORRETORA DE SEGUROS, do meu amigo VALDEIR MORAIS e da EPHI MARKETING, Marketing Politico e estratégico, desejamos a todos um Bom dia Monteiro!


Autor: Efigenio Moura (contato@efigeniomoura.com.br)
Postada em: 30/01/2012
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Search

Tecnologia do Blogger.

Blogroll

About