Passamos a semana inteira esperando o domingo chegar para ouvir a Monteiro Fm.
O domingo começaria com o prato principal e predileto do monteirense. Melhor que o arroz de festa com galinha de capoeira da Extrema; melhor que o cuscuz com bode de Dona Fátima, mãe de Dudu e Fernanda, um prato melhor que a tripa assada com feijão verde que cumade Luzinete, esposa de Vitô faz...o prato chamada política.
Se a política e suas nuances, suas notícias, suas vítimas e heróis, suas fofocas e intrigas, suas formas incríveis de fazer o impossível acontecer não for de fato o prato principal na mesa do monteirense, com certeza é o mais consumido.
Estava marcado para ontem, a estréia de dois programas políticos radiofônicos que com certeza vai rechear ou preencher o domingo político dos meus irmãos. Um programa comandado pela oposição e outro pela situação, claro que em dois horários distintos.
A emissora escolhida foi a Monteiro pela sua natureza imparcial, pela sua postura em torno dos problemas naturais e locais, por desejo de seu comandante maior Flávio José e seguido por seu diretor, funcionários e colaborador- o meu caso-de divulgar a notícia. De dar ênfase à notícia e essa notícia não importa quem a produza.
O primeiro programa a ser veiculado era o da oposição, das 8:00 às 9:30, com o titulo de DIZENDO TUDO, o programa tentara diminuir a larga diferença que os separa da situação na mídia monteirense e caririzeira. Sem mandato, a oposição não faz o barulho necessário que desestabilize totalmente a situação. Os sites incomodam, mas não tira o governo do prumo.
Das vezes que o rádio fora usado, a situação sim sofreu alguns abalos. Pensando dessa forma , o DIZENDO TUDO tem essa proposta também. Vai informar sobre atos de Ricardo Coutinho, de alguns deputados, algumas secretarias estaduais, mas o foco principal vai ser o que ela- a oposição- acha de errado da situação.
Era pra ter acontecido às 8 horas. Não aconteceu porque uma tal de produção de vinheta, que viria de João Pessoa não tinha ficada pronta a tempo. Isso foi informado no sábado ao diretor Tácio. Um dos produtores do programa disse que “A qualidade do nosso programa será com certeza um dos fatores determinantes para nossa audiência, tendo em vista, que várias vinhetas não ficaram prontas a tempo da estréia do programa resolvemos adiar para o domingo seguinte, dia 15.”
Vejo aí o primeiro erro da oposição. Não seria um pacote de vinhetas (que são mensagens publicitárias musicadas e elaboradas com um refrão simples e de curta duração) que prejudicaria o desenvolvimento do programa. Somente tendo a participação do competente Jota Junior- que volta ao rádio- e os assuntos que eles poderiam desenvolver já seria o grande atrativo do domingo. Os assuntos devem ter as tuias, e DIZER TUDO será obrigação do programa. A expectativa criada ao produto e adiada a entrega, chateia o ouvinte dos dois lados. É como se mostrasse falta de planejamento ou falta de atenção para produto que foi ofertado e ainda não consumido pelos ouvintes afoitos por novas notícias e outros moídos.
Bem, logo após a estréia do DIZENDO TUDO, aparecia nas ondas da 92, o programa FALANDO A VERDADE.
Sintam o trocadilho: Um diz Tudo e outro FALA A VERDADE. Ótimo. Tomara que seja assim.
O FALANDO A VERDADE, apresentado pelos Fábios- Brito e Santos- e dirigido pelo meu cumpade Simorion Matos, terá segundo minha ótica, a função de rebater o que vier de negativo do primeiro programa. A pressa em se colocar no ar logo nesse domingo, sem uma chamada segura, mostra que a estratégia de calar a oposição com muita mídia parece se firmar a cada dia na situação. Pressa que foi desnecessária graças ao amadorismo inicial de um dos produtores do programa- ou amadorismo ou falta de vontade-.
É que a confirmação do adiamento do DIZENDO TUDO, o programa da situação não achou importante FALAR A VERDADE nesse domingo que foi ontem.
Outro erro. Ora, não é porque o programa do concorrente- vou colocar assim- não foi ao ar por qualquer motivo, que o programa da situação também não teria de ir ao ar.
Ou será que se tem tanto para esconder que uma simples frase sozinha e solta pode comprometer todo um projeto?
Tanto oposição quanto situação têm muitos assuntos a debaterem, a conversarem, a divulgarem.
Por um lado as ações da prefeitura, a pesquisa, o desempenhos dos secretários. Por outro lado os mesmos assuntos vistos de outra ótica.
Sentimos uma grande frustração por não tê-los escutados. Falando como ouvinte, achei que faltou respeito das duas produções e espero que realmente valham o que propõem os próximos programas, sob o risco de cair na desgraça de serem apenas ridículos sob o ponto de vista da credibilidade do ouvinte.
É meus amigos, o jogo agora é pra valer. É como se fosse um Tom e Jerry de vera. Resta saber quem é o gato e o rato.
Notícia boa, que copio de meu amigo Prof. Gomes, extraída do clickmonteiro. com : Nasceu sexta, 6 de janeiro, Pedro Victor- neto de Cabo Clêudo, filho de Clarissa. Também neto da Profª. Rosimere Sales, bisneto de minha cumade e amiga Socorro Batista e Trineto de Dona Áurea.
Pense numa sarthisfarção!!!
Com o patrocínio da CAMPINA GRANDE CORRETORA DE SEGUROS, do meu amigo Valdeir Morais e da Ephi Marketing- Marketing politico e estratégico. Desejo a todos um bom dia Monteiro!
Giro Cariri
