quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Polícia investiga se suposta 'lista da morte' contém nome de PMs

Click Monteiro | 21:11 |
A polícia irá investigar se na documentação apreendida na terça-feira (30) durante operação da PM em Paraisópolis (zona sul de São Paulo) há nomes de policiais militares que seriam alvos da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital).

De acordo com o comandante do policiamento de choque da PM, coronel Cesar Augusto Morelli, foram apreendidos vários documentos que seriam de criminosos que vivem na favela.
Para o coronel, afirmar que um dos papéis apreendidos seria uma lista de alvos policiais é precipitado e "poderia criar uma situação de neurose, internamente (nas policiais) ou para toda sociedade".

Entre os papéis encontrados está uma carta datada de 8 de agosto de 2012 e intitulada "Salve Geral", expressão usada para alertar os integrantes da facção sobre alguma orientação. Nela, o autor orienta a "irmandade" a matar dois policiais para cada "irmão" morto.
"Se for executado um i. será executado 2 policial sendo os mesmos da mesma corporação que cometer o ato de covardia."

Em outro trecho as ações ordenados são justificadas da seguinte forma: "Essas medidas estão sendo tomadas no intuito de nos defender, pois somos homens de não iremos se intimidar de tal covardia(...)".

Reportagem publicada pela Folha no início do mês, mostrou que documentos em poder da polícia e do Ministério Público de São Paulo revelam que chefes da facção criminosa PCC deram ordens expressas para a matança de policiais e que desde 2011 se estruturam para esses ataques.
Os papéis apreendidos ontem foram levados para o 89º DP (Portal do Morumbi) e encaminhados para o DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa), que deverá fazer a investigação.

Reprodução
carta PCC
carta PCC

OPERAÇÃO DA PM
Subiu para 13 o número de suspeitos presos na operação que a Polícia Militar faz na favela de Paraisópolis, na zona sul de São Paulo. A ação na comunidade começou na madrugada da última segunda-feira (29).

Apesar das prisões, a polícia não informou quais crimes teriam sido praticados pelos suspeitos. A operação também já levou a apreensão de 12 armas de fogo, 196 munições, 16 kg cocaína, 130 kg de maconha, além de 50 unidades de drogas sintéticas.

Mais de 500 policiais militares participam da operação. Eles fiscalizam veículos e revistam bolsas e mochilas nas estradas da favela. De acordo com a PM, a ação visa combater roubos, furtos e o tráfico de drogas na região, e não tem data para terminar.

Operação policial em Paraisópolis (SP)


Policiais patrulham as ruas no segundo dia da operação policial na favela de Paraisópolis, em São Paulo

Segundo o secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, a ordem que resultou na morte de seis policiais militares em São Paulo foi dada por Francisco Antonio Cesário da Silva, 32, o "Piauí", que chefia a facção criminosa PCC e é da favela de Paraisópolis. Ele foi preso em Santa Catarina em agosto.

Ao todo, 88 PMs foram mortos no Estado de São Paulo desde o início do ano, mas o governo não admite ligação entre esses crimes. O comandante da Polícia Militar de São Paulo, Roberval França, disse ontem que 37 desses casos tinham característica de crime encomendado.

Folha de S. Paulo
Read more ...

Pizza?CPI do Cachoeira pode encerrar investigação sem votar mais de 500 requerimentos

Click Monteiro | 20:07 |
(Carlinhos Cachoeira)

Parlamentares de governo e oposição divergem sobre prazo de prorrogação.

Relator defende 48 dias para fechar relatório; para oposição, é insuficiente.

A CPI Mista do Cachoeira decidiu não discutir nem votar nesta quarta-feira (31) mais de 500 requerimentos, com pedidos para convocar testemunhas e quebrar sigilos de empresas "fantasmas" que recebiam repasses da construtora Delta. As empresas são suspeitas de repassar dinheiro não declarado a campanhas (caixa dois) ou para corromper agentes públicos.

Na prática, se os pedidos forem arquivados, a CPI encerra a investigação sobre as relações do contraventor Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira, com agentes públicos e privados.

Oficialmente, a sessão desta quarta é a última prevista para a CPI, que tem até o próximo domingo (4) para encerrar os trabalhos, com a entrega do relatório final contendo as conclusões. Na sessão desta manhã, a comissão suspendeu os trabalhos sem marcar data de uma nova reunião administrativa.

Desde o início de outubro, parte dos integrantes da CPI defende a prorrogação dos trabalhos, mas não houve consenso sobre o prazo adicional. A oposição defende a extensão por mais 180 dias, mas a base governista, majoritária no colegiado, aceita apenas 45. Para prolongar os trabalhos, são necessárias assinaturas de 171 deputados e 27 senadores.

No final da manhã desta quarta, deputados da base protocolaram na Mesa do Congresso Nacional pedido de prorrogação de 48 dias. 

O prazo, segundo ele, seria suficiente para a discussão do relatório final, que apresenta propostas e recomendações ao Ministério Público.

O requerimento já tem a adesão 212 deputados e 34 senadores. 

A prorrogação só depende agora da conferência das assinaturas e da leitura do pedido pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), o que pode ocorrer ainda nesta quarta, segundo o relator.

Odair Cunha disse que, caso o prazo de 48 dias seja confirmado, deve ler e entregar o relatório em 20 de novembro. Ele não deixou claro, no entanto, se neste prazo adicional novas quebras de sigilo ou convocações poderiam ser aprovadas. "Foi uma forma que encontramos [requerimento] de adiar [a CPI] enquanto o prazo estiver incerto", disse Odair.
 
A oposição, no entanto, já elaborou outro requerimento, que pede prorrogação de 180 dias, mas esse pedido ainda não tem as assinaturas necessárias. Para os oposicionistas, esse seria o prazo necessário para aprovar quebras de sigilo e convocações.
"Esses 48 dias é o tempo da farsa. Nada mais vai ser investigado", disse o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS).

Para o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) o que ocorre é uma enrolação. "O que ocorre é uma enrolação. Vocês estão assistindo a maior vergonha do Congresso Nacional. É, descaradamente, uma forma de encobrir um esquema de corrupção", disse o senador.

O relator, Odair Cunha, admitiu, no entanto, que se o pedido para o prazo maior conseguir assinaturas necessárias, ele deve "prevalecer" sobre o outro pedido, de prazo menor. 
"O impasse parmanece. Se o requerimento de 180 tiver as assinaturas, regimentalmente, ele prevalece [...] O prazo de 48 dias será para o relatório", disse o relator.
 
Iara Lemos Do G1, em Brasília
Read more ...

Mensalão:Ex-mulher de Dirceu diz que ele ‘paga por Lula’

Click Monteiro | 19:55 |

Ex-mulher do réu condenado José Dirceu, Clara Becker disse que ele “não é ladrão”. 

Expressando-se no condicional, declarou: “Se ele fez algum pecado, foi pagar para vagabundo que não aceita mudar o país sem ganhar um dinheiro. Se ele pagou, foi pelos projetos do Lula, que mudou o Brasil…”

(Zé Dirceu e a ex-mulher, Clara  Becker)
Clara conversou com a repórter Débora Bergamasco. Sobre a perspectiva de detenção do ex-marido, pai do seu filho, o deputado Zeca Dirceu, Clara soou dramática: “Meu medo é que ele se mate na prisão.”

Em timbre de indignação, Clara insinuou que petistas como Dirceu e José Genoino sacrificam-se para preservar outra pessoa. “Eles estão pagando pelo Lula. Ou você acha que o Lula não sabia das coisas, se é que houve alguma coisa errada? Eles assumiram os compromissos e estão se sacrificando.”

Considerando-se a solidariedade do PT aos companheiros condenados, as palavras da ex-mulher de Dirceu fazem nexo.


UOL

Read more ...

Leilão da virgindade: Procuradoria quer a prisão do criador no Brasil

Click Monteiro | 19:48 |

(Ingrid Migliorini - Catarina - imagem da internet)
A brasileira Ingrid Migliorini, mais conhecida como "Catarina", vendeu sua virgindade por mais de R$ 1,5 milhão, mas, se depender do subprocurador-geral da República João Pedro de Saboia Bandeira de Mello Filho, ela pode ficar sem um tostão.

Mello Filho quer que o diretor do documentário Virgins Wanted (Procura-se Virgens, em tradução livre), Justin Siseley, que patrocinou o leilão da virgindade da brasileira e vai produzir um filme sobre a história, responda pelo crime de tráfico de pessoas.

Em entrevista, o subprocurador disse que ficou sabendo que o australiano Sisely, idealizador do projeto, está vindo para o Brasil com Catarina, e que tentará acionar o Ministério Público para que ele responda pelo crime.
— Pretendo acionar o Ministério Público aqui [no Brasil], para que, se ele vier, ele responda [pelo crime]. Se o crime produziu efeitos no Brasil, e o efeito foi o aliciamento, a competência é da Justiça brasileira.

O subprocurador enviou um e-mail para o Ministério das Relações Exteriores, na última sexta-feira (26/10), pedindo que o Brasil interceda junto ao Estado australiano para que o visto de Catarina seja retirado e ela seja deportada.

"O crime já ocorreu"

De acordo com o subprocurador, “não há dúvida” de que o leilão se trata de um crime.
— Aliciar uma brasileira para se prostituir no exterior é crime, não há dúvida. [...] A prostituição em si não é crime. Ela faz do corpo dela o que ela quiser. [...] Não há a intenção de cercear a liberdade. [...] O problema é que um produtor de TV está ganhando dinheiro em cima disso.

O subprocurador afirmou que, mesmo que o ato sexual ainda não tenha acontecido, o crime já ocorreu.
(Catarina-Imagem da Internet)
— O simples aliciamento já é um crime: aliciar a mulher brasileira para cometer prostituição do exterior. [...] Nessa medida, o Brasil deve interceder junto às autoridades australianas.

Ele ainda afirmou que o leilão de virgens “ocorria no circuito clandestino, em bordeis”, mas que “o problema maior agora é que isso foi feito abertamente”.
— É uma zombaria de nossas leis, para todo mundo ver.

A assessoria do Itamaraty confirmou o recebimento da comunicação do subprocurador, mas afirmou que não há indícios de que o caso se configure em tráfico de pessoas.
— Aparentemente, a liberdade dela não foi cerceada. [...] Na nossa avaliação, ela é maior de idade e está ciente do que envolve esse contrato que ela assumiu com uma televisão.

O Itamaraty ainda destacou que Catarina não teve o passaporte retido por alguém, nem procurou a assistência do consulado na Austrália.

Sobre a possibilidade de o Brasil retirar o visto da jovem para que ela retorne ao País, o Itamaraty afirmou que isso não cabe ao Ministério das Relações Exteriores.

O Itamaraty destacou, no entanto, que, caso receba qualquer comunicação oficial do Ministério Público, tomará as devidas providências.

180 Graus
Read more ...

Senado aprova lei para SUS atender pacientes com câncer em até 60 dias

Click Monteiro | 19:32 |
(Imagem da internet)
O plenário do Senado aprovou na noite de terça-feira (30) um projeto de lei que estabelece um prazo de até 60 dias para que pacientes com câncer recebam o primeiro tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS).

Se o caso for grave, o prazo pode ser menor, destaca o texto. Esse intervalo de dois meses é contado a partir da confirmação do diagnóstico, e o tratamento pode ser cirurgia, quimioterapia ou radioterapia.

O projeto também prevê acesso "gratuito e privilegiado" a analgésicos derivados do ópio (como morfina) a pacientes que sofram com dores intensas. Cada estado deverá, ainda, ter um plano de instalação de serviços de oncologia para ampliar os serviços.

 O texto segue agora para sanção da presidente Dilma Rousseff. Se aprovada, a lei deve entrar em vigor 180 dias após sua publicação no Diário Oficial da União.

A proposta inicial, feita em 1997 pelo ex-senador Osmar Dias, falava apenas sobre tratamento com remédios contra a dor. Na Câmara, o projeto foi ampliado para essa nova versão.

Segundo a relatora do substitutivo, a senadora Ana Amélia (PP-RS), a demora em começar um tratamento contra o câncer é o principal problema dessa terapêutica no Brasil. Na opinião dela, a aprovação do projeto trará grandes benefícios para as mulheres com câncer de mama.

Ana Amélia disse, ainda, que não se deve esperar que a aprovação da lei "resulte na extinção das mortes por câncer no Brasil", mas que o Estado fará sua parte para combater a doença.


ClickPb
Read more ...

Após briga, mulher de PM atira na 'bochecha' de marido

Click Monteiro | 19:16 |
(O policial militar, Francisco Galdino da Silva,
32, lotado no 5º BPM-imagem da internet)
O policial militar, Francisco Galdino da Silva, 32, lotado no 5º BPM, foi alvejado na tarde de hoje (31) com um tiro que lhe varou a face.

De acordo com informações, a autoria do disparo foi a própria mulher do militar, Renata Beatriz Mendes da Silva, que utilizou a arma do soldado para cometer o crime.

Ainda de acordo com informações,  Beatriz  estava transtornada após discutir com o seu marido e aproveitou a soneca do policial para tirar a arma de seu coldre e acerta-lhe um balaço na cara.
O PM foi socorrido  por um civil que, casualmente, passava nas proximidades da residência do casal, no bairro do Valentina de Figueiredo, em João Pessoa.

Francisco Galdino da Silva foi submetido a uma cirurgia no 'Trauminha' de Mangabeira e seu estado de saúde não inspira maiores cuidados.

A mulher de Francisco, Renata Beatriz Mendes fugiu com a arma do crime e está sendo caçada.    

Clickpb
Read more ...

A seca e a fábica di leite im pó - Por:Severiano Lopes.

Click Monteiro | 13:37 |
(Severiano Lopes)
Fais tempo qui tô matutano, modi intendê uma nutissa qui eu li num saite.

Num sô um homi munto intiligente, deve sê modisso qui num sei cuma é qui certas coiza podi acuntecê.

Um pulítico dizê qui tá quereno trazê pá Monteiro uma fábica di leite im pó!

Sei que o principá pá isso acunticer, é tê o leite di vaca.Mar, veja a nossa situação...


Uma seca crué,cuma essa qui nóis tamo infrentano, adonde nois vai arranjá leite?
Fui nu sítio a sumana passada e chorei ao ver cuma o mato tá todo amarelim, di tão seco...

(Facheiro-imagem da internet)
Verde, só tem os pé di juá, agaroba e uns pé di faxero cum as gaia pá riba, cuma si fosse uns braço istindido im direção du céu, pidino cremenssa a Deus Nosso Sinhô.

Umas gaia di mato tão seca e fina qui paresse uns fantarma, as aima das prantassão, quereno retorná a vida, abastava uma chuvinha mode tudo brotá di novo...Mar Deus num dexa.

Agora tá maió facilidadi modi o fogo acabá cum tudo qui resta, o mato seco tá iguar a póiva.
Tem inté canto qui já pegô fogo.Qui tristeza mais grande.

(imagem da internet)
O rebain di gado morreu quaje todo, di fome i di sede.E as promessa dus istudioso é qui no ano qui vem tem seca di novo.Cuma será qui nois iscapa?

Farta água da Matarina ao Tingui, da Cacimbinha ao Serrote, farta água pro gado bebê, pros minino tumá, mermo que seje barrenta e sargada.

Acho que cum tanta sede qui nois tamo  passano e veno somente xerem de peda e os boi cumeno pueira, será qui vai sê assim?
As vaquinha qui iscapar vão dá leite im pó, modi a fábica foncioná?

Se eu fosse a incelenssa, in veiz de projeto de arrumá a tar fábica, que tá difice, eu inventava era uma budega,adonde vendesse as coiza mar barato, qui o salaro qui nois arrecebe, desse modi nois cumê inté arrecebê o ôto, nu meis siguinte.

A intenssão de vossa incelenssa é boa dimais, mar é impossiver acunticê modi as mudança crimática, qui num tem político qui arresorva elas não.
Nóis inté agradicemo que as incelenssa seje aperriado cum nóis, mais qui traga pá gente  miores condição di viver, promessa qui só Deus é quem resorve, abrino as torneras du céu, num dá mode acriditá não, mar mermo assim, munto agradicido.

Por:Severiano Lopes


clickmonteiro.com.br
Read more ...

Sistema Correio abre oportunidade de emprego; confira vagas

Click Monteiro | 10:28 |
Sistema Correio de Comunicação

Os candidatos podem concorrer as vagas enviando seus dados por e-mail

Desempregado? 

O sistema Correio de Comunicação está selecionando currículos para preencher as vagas de secretária e telemarketing. 

A seletiva teve início nesta terça-feira (30), e os interessados podem encaminhar seus dados para o e-mail: processoseletivo@sistemacorreio.com.br.

Para concorrer a uma das vagas, os candidatos devem ter disponibilidade para trabalhar em horário comercial, ter o ensino médio completo, conhecimento em atendimento ao público e experiência através da comunicação oral e escrita.

Por Pollyana Sorrentino

Read more ...

Empreender libera R$ 164 mil para comerciantes do interior do Estado

Click Monteiro | 10:11 |

Princesa Isabel completa 153 anos de fundação no próximo dia 18 de novembro


Setenta empreendedores da cidade de Princesa Isabel recebem nesta quarta-feira (31), um crédito no valor de R$ 164.300,00 pelo programa Empreender Paraíba. 

A entrega vai ser realizada ao longo do dia pelo técnico operacional do Programa que atende a região, André Menezes, e acontecerá no Colégio Estadual Ministro Alcides Vieira Carneiro, localizado no Centro da Cidade.

Das 70 operações de crédito que serão liberadas em Princesa Isabel, 53 foram solicitadas por mulheres que estão se estabelecendo no mercado empreendedor da cidade. Um exemplo é o de Dilvanice Medeiros dos Santos, 38 anos. Enfermeira, ela negocia numa loja de confecções e acessórios no centro da cidade há quase 10 anos. A empreendedora emprega uma funcionária e já fez outros empréstimos.

“Esse financiamento do Empreender tem os juros mais baixos que encontrei até agora e sei que vai compensar ainda mais que os outros. Quero comprar mais mercadorias e melhorar a loja para as festas deste final de ano”, declarou a enfermeira empreendedora.

Luzinete Rodrigues Maia, 48 anos, é outra beneficiada pelo Programa em Princesa Isabel. Ela possui um Box na feira onde fornece refeições, os PF’s (prato-feito). Ela fornece almoço nessa banca aos outros feirantes e frequentadores, e, além disso, é sacoleira. A comerciante vende artigos de cama, mesa e banho, porta a porta, na cidade, e explica que com o empréstimo que solicitou vai investir na compra de materiais e novos produtos. “A parcela é pequena, dá pra pagar sossegada e dependendo da situação, depois que terminar de pagar, quem sabe não pego outro valor para melhorar ainda mais minha condição?”, considerou Luzinete.

No Sertão - O Empreender Paraíba (Programa de Apoio ao Empreendedorismo do Governo do Estado) foi acionado por mais de mil pessoas das regiões de Sousa, Princesa Isabel e Cajazeiras onde estão localizadas também as cidades de Triunfo e Santa Cruz que já receberam o empréstimo. Em Triunfo um grupo de 15 negociantes obtive a aprovação do crédito que somou o valor de R$ 25.700,00. Já em Santa Cruz, região de Sousa, cerca de 30 comerciante receberam o valor total de R$ 64.200,00.

Cidade da mesorregião do sertão paraibano, Princesa Isabel completa 153 anos de fundação no próximo dia 18 de novembro. Segundo dados do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a cidade possui 21.283 mil habitantes, e está localizada há 430 quilômetros da capital.

Na semana passada o sertão da Paraíba recebeu a visita do governador Ricardo Coutinho, que, entre outras atividades realizou a entrega de R$ 70.200,00 em crédito para 18 empreendedores do município, além de inaugurar uma nova linha de crédito de R$ 330 mil para os patoenses que solicitarem empréstimo pelo Empreender Individual.

Santa Luzia e São Mamede também já foram contempladas este ano com quase R$ 60 mil em 33 operações de crédito, beneficiando mais de 100 pessoas ligadas aos negócios das duas cidades.

As pessoas das mais diversas regiões e municípios do estado interessadas em conhecer o Empreender Paraíba podem entrar em contato pelo telefone 83.3218-4428, pelas redes sociais: Fan Page ‘Empreender Paraíba’ e Twitter ‘@EmpreenderPB’ ou se inscrever pelo site www.empreender.pb.gov.br.

Secom PB 

Read more ...

Risco de seca no Nordeste em 2013 é debatido por pesquisadores, no Recife

Click Monteiro | 10:07 |

Preocupação é de que região siga sob influência do "El Niño", ano que vem.

Estudiosos se reúnem na capital pernambucana, até esta quarta-feira.

A previsão dos meteorologistas para 2013 é que o Nordeste continue sob a influência do "El Niño" - fenômeno que está causando a seca na região ao longo deste ano. Por isso, pesquisadores estão reunidos, no Recife, para discutir as consequências dessas mudanças climáticas no dia a dia dos pernambucanos.

No estado, as mudanças climáticas são sentidas mais intensamente nos períodos de seca, como a que atinge todo o semiárido nordestino este ano. As enchentes da Zona da Mata, como as de 2010 e do ano passado, e o avanço do mar em praias como Boa Viagem, no Recife, e Janga, em Paulista, são outros exemplos.

Todas essas variáveis fazem parte das discussões do seminário que reúne pesquisadores, professores e estudantes de todo o Brasil, até a quarta-feira (31), no Recife. O encontro está sendo realizado na sede do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep).

Uma das coordenadoras do seminário destacou a preocupação que existe hoje, quando se sabe que 2013 deverá ser outro ano de seca no Nordeste. "É de fundamental importância porque, através das pesquisas, nós buscamos as soluções para tentar mitigar ou resolver determinados problemas, principalmente associados às mudanças climáticas", diz Verônica Meira.
 
Para o meteorologista Lindenberg Lucena, do Itep, a troca de experiências em encontros como esse é muito importante para quem trabalha com as variações do clima. "A gente está com esse trabalho novo aqui no Instituto de Tecnologia de Pernambuco, para fazer esse estudo das mudanças climáticas, dessas previsões para os próximos três meses. E com isso a gente vai encontrar com esse pessoal de fora e trazer essas tecnologias para o estado de Pernambuco", comentou.

G1 Pe

Read more ...

Governo lança Programa para manter rebanho na PB

Click Monteiro | 09:53 |
(Imagem da Internet)
Agropecuaristas paraibanos começaram a receber a complementação alimentar dos rebanhos bovinos, caprinos e ovinos para o período de estiagem. 

Nesta terça-feira (30), o Governo do Estado lançou o Programa Emergencial de Manutenção do Rebanho. A solenidade aconteceu no Agrocentro de Patos, onde foi iniciada a entrega da ração.

De acordo com o secretário de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Marenilson Batista, o programa também é destinado aos produtores inscritos no Programa Leite da Paraíba de forma a garantir a produção e a distribuição do leite à população.

O produtor Antonio Wanderley foi o primeiro a receber o alimento para o rebanho e agradeceu pela iniciativa. “Quero agradecer em nome de toda a comunidade pecuarista da região. O programa veio amenizar muito a situação do homem do campo, do agricultor, com o preço subsidiado”, declarou o produtor.

O secretário Marenilson Batista afirmou que o programa visa colaborar com a preservação do rebanho. A ação emergencial terá um período de seis meses. “A determinação é de que a ação chegue efetivamente ao produtor. Nenhum Estado desenvolve um programa de socorro aos rebanhos”, destacou.

O secretário executivo da Agropecuária, Rômulo Montenegro, ressaltou a necessidade e o potencial que a Paraíba tem em produzir. A silagem de milho distribuída é produzida em Sousa e Mulungu. “Isto demonstra que o estado tem potencialidade e pode atender às demandas. Ações como essa podem ser renovadas. Hoje no campo da ração, amanhã no campo da tecnologia e da ciência que a Emepa pode nos oferecer”, observou.

Investimentos – O presidente da Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (Empasa), José Tavares Sobrinho, informou que nos próximos meses mais R$ 8 milhões serão aplicados no programa emergencial totalizando R$15 milhões. O Estado alerta que, para ter acesso ao programa, os agropecuaristas devem ter seus rebanhos vacinados.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa), Mário Borba, agradeceu a ação. “O Governo do Estado olha para o produtor rural e já distribuiu, através da Defesa Civil, ração para pequenos produtores familiares e agora lança um programa inédito, subsidiando 50% do custo. Eu quero parabenizar essa ação”, comemorou o agropecuarista.

O Governo do Estado está investindo R$ 7 milhões na distribuição com preço subsidiado de até 50% na silagem de milho ou sorgo, torta de algodão e farelo de soja. Foram adquiridas 4.225 toneladas de farelo de soja e torta de algodão e 4.400 toneladas de silagem de milho e sorgo.

O programa é coordenado e executado pela Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (Empasa) e tem a supervisão da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap).

Pontos de venda-  

A torta de algodão e o farelo de soja serão vendidos nos escritórios e armazéns da Empasa de Campina Grande, Monteiro, Patos, Itaporanga, Pombal, Sousa e Catolé do Rocha. 

Já a silagem, nos postos da Empasa de Campina Grande, Monteiro, Patos e Sousa.

Secom-PB
Read more ...

IMORAL:Brasil tem um policial assassinado a cada 32 horas

Click Monteiro | 09:23 |

São Paulo acumula quase a metade das ocorrências, com 98 policiais mortos, sendo 88 PMs.

Um policial é assassinado a cada 32 horas no país, revela levantamento feito com dados das secretarias estaduais de Segurança Pública.

De acordo com esses dados oficiais, ao menos 229 policiais civis e militares foram mortos neste ano no Brasil, sendo que a maioria deles, 183 (79%), estava de folga.

O número pode ser ainda maior, uma vez que Rio de Janeiro e Distrito Federal não discriminam as causas das mortes de policiais fora do horário de expediente. O Maranhão não enviou dados.

São Paulo acumula quase a metade das ocorrências, com 98 policiais mortos, sendo 88 PMs. E só 5 deles estavam trabalhando. O Estado concentra 31% do efetivo de policiais civis e militares do país, mas responde por 43% das mortes desses profissionais em 2012.

Pará e Bahia aparecem empatados em segundo, cada um com 16 policiais mortos.
Para Camila Dias, do Núcleo de Estudos da Violência da USP, o número é elevado. "Apenas para comparação, no ano de 2010 foram assassinados 56 policiais nos EUA."

Segundo ela, a função desempenhada pelos policiais está relacionada ao alto número de mortes, mas em São Paulo há uma ação orquestrada de grupos criminosos, que leva ao confronto direto com a Polícia Militar.

Os PMs foram as principais vítimas, no Brasil e em São Paulo: 201, ante 28 civis.

Leia mais:São Paulo:Ordem de matar PMs partiu de Paraisópolis
 

Uol
Read more ...

CRISE: Polícia resolve entregar “plantão extra” coletivamente durante café da manhã em JP

Click Monteiro | 09:14 |

A Aspol (Associação dos Policiais Civis de Carreira da Paraíba) realiza nesta manhã um café na Central de Polícia Civil de João Pessoa, para dar início a um processo de ‘conscientização’ na categoria acerca do quanto é desvantajoso trabalhar no chamado plantão extra (venda das horas de folga). Amanhã movimento vai acontecer na Central de Polícia de Campina Grande.


Durante o café, os policiais assinarão requerimento de saída do “plantão extra”. Com a decisão da entrega coletiva, a Aspol avisa que faltará efetivo policial nas ruas, e a promessa de diminuição nos índices de violência, divulgada pelo governador Ricardo Coutinho não será alcançada. Especialista acreditam que a Polícia Militar deverá assumir a mesma postura.


Segundo a Associação, a venda da folga não compensa pois leva o policial civil a uma sobrecarregar e o resultado financeiro não serve para férias ou aposentadoria. A Associação dos Policiais Civis de Carreira – ASPOL/PB – espera que todos os Policiais Civis dos cargos de Agente de Investigação, Escrivão de Polícia, Motorista Policial, os associados e demais Policiais Civis participem dos atos hoje em João Pessoa e amanhã e Campina Grande.

Clilson Júnior
Read more ...

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Presidente da ALPB anuncia reajuste de 7% para servidores

Click Monteiro | 20:39 |
O presidente da Assembléia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Ricardo Marcelo (PEN), anunciou nesta terça-feira (30) um reajuste de 7% para todos os servidores efetivos da Casa...

 
O anúncio foi feito durante a inauguração da nova estrutura do Setor de Saúde, que funcionará no Anexo IV da ALPB, localizado na avenida Bento da Gama, em Jaguaribe.

A inauguração fez parte das atividades em comemoração à Semana do Servidor Público. A programação foi aberta com a Caminhada do Servidor, cuja concentração foi realizada na Praça João Pessoa e seguiu até o prédio do Setor de Saúde no bairro de Jaguaribe.

No anexo IV foi servido um café da manhã aos presentes e o presidente da ALPB reabriu oficialmente o Setor de Saúde da Casa de Epitácio Pessoa, que engloba os departamentos de Odontologia; Fisioterapia, com hidroginástica; Fonoaudiologia; Medicina; e Nutrição. Todos os funcionários da Casa poderão usufruir dos serviços.

Com relação à reabertura do Setor de Saúde, o presidente disse que a realização é direcionada para os servidores, pois eles estão na labuta diária do Poder Legislativo e precisam ser reconhecidos, valorizados e respeitados.

“Essa realização é direcionada para quem mais precisa, quem está na labuta diária do Poder Legislativo, que são os servidores. Isso é um marco da nossa gestão em prol dos funcionários. Vamos continuar pensando em vocês, pois a administração da atual Mesa Diretora é voltada para melhorar a qualidade de vida dos servidores”, ressaltou.

Além do presidente Ricardo Marcelo, os deputados Vituriano de Abreu (PSC), Branco Mendes (DEM), Guilherme Almeida (PSC) e João Gonçalves (PSDB) participaram da solenidade. Vituriano de Abreu, que também é médico, parabenizou os servidores pelo seu dia e também elogiou a Mesa Diretora da ALPB, na pessoa do presidente Ricardo Marcelo, pela reabertura do Setor de Saúde.

“Esta atual Mesa Diretora atua de forma exemplar, também não poderia ser diferente, pois o Ricardo Marcelo é o presidente mais moderno dos últimos tempos e com maior equilíbrio para comandar o poder Legislativo”, sustentou.

Servidores elogiam programação
A servidora Candida Silveira, Diretora do Departamento de Documentação e Registro, disse que o início das atividades em comemoração ao dia do servidor, com a reabertura do Setor de Saúde, caracteriza o zelo e cuidado da atual Mesa Diretora com a qualidade de vida dos funcionários da Casa de Epitácio Pessoa, e da sociedade em geral, pois bem tratados, valorizados e motivos, os servidores irão atender melhor ao cidadão, que é a atividade fim do Poder Legislativo.

Já Everaldo Sousa destacou que a caminhada foi extremamente proveitosa, pois além dos benefícios físicos, promoveu a integração, interação e descontração dos servidores.

Programação
No período da tarde, às 14h00, aconteceu uma recepção aos funcionários no Foyer, com apresentação do grupo musical “Prata da Casa”. Às 15h00 foi apresentada a palestra: Servidores – Memórias dos Bastidores, no auditório João Eudes.

Na quarta-feira (31), as atividades serão iniciadas às 09h00 com a abertura da Feira do Livro na praça de alimentação, localizada no andar térreo da Casa de Epitácio Pessoa. Às 10h00 acontecerá o show musical Vozes da Alma Feminina e às 14h30 um show de talentos, ambos no auditório João Eudes.
  

Assessoria

Read more ...

São Paulo:Ordem para matar PMs partiu de Paraisópolis

Click Monteiro | 20:27 |
(Paraisópolis-São Paulo.Imagem da internet)

O secretário de Segurança Pública do governo de São Paulo, Antonio Ferreira Pinto, confirmou nesta terça-feira que partiu da Favela Paraisópolis, na zona sul da capital, a ordem para que seis policiais militares fossem assassinados no estado. 

Ele atribui as ordens a Francisco Antonio Cesário, conhecido como Piauí, preso na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, há cerca de um mês, pela Polícia Federal.


De acordo com o secretário, essas ordens foram responsáveis "pelas primeiras mortes" da atual onda de violência, mas os motivos ainda estão sendo investigados. Os assassinatos teriam ocorrido em maio. Na época, o acusado vivia na Favela de Paraisópolis, que, desde ontem, é alvo de uma grande operação policial, com a presença de cerca de 600 homens.

Enquanto isso, a cidade continua a enfrentar grande índice de violência. Entre a noite de sexta-feira (26) e a madrugada de ontem, ocorreram, pelo menos, 22 mortes na região metropolitana. Somente na capital, foram nove assassinatos, de acordo com a Polícia Civil. 

Balanço
Balanço divulgado pela Secretaria de Segurança Pública revelou crescimento de 96% no número de homicídios na cidade de São Paulo no mês de setembro, em comparação ao mesmo período do ano passado. Em setembro, a capital registrou 135 casos de homicídios, contra 69 casos no mesmo mês de 2011.

Desde o começo do ano até a última quinta-feira (25), 85 policiais foram mortos em todo o estado. Os dados da Polícia Militar ainda não contabilizam a morte de um policial em folga, ocorrida na noite da última quinta-feira na capital paulista.

Segundo a Polícia Militar, 67 dos policiais mortos eram da ativa e 18 aposentados. O número já é bem superior ao que foi registrado em todo o ano passado. Em 2011, de acordo com a PM, 56 policiais foram assassinados, tanto da ativa quanto aposentados. Em 2010, foram 71 policiais militares, informou o órgão, que não comenta o balanço.

Apesar das mortes, o secretário de Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, negou, ontem, que a ação na favela seja uma resposta aos assassinatos. “Não é efetivamente uma resposta. É a necessidade de uma ação cada vez maior contra o tráfico. A quantidade de entorpecentes que entra é muito grande e precisamos de uma ação mais enérgica”, esclareceu.

O secretário prometeu que outras operações do tipo vão ocorrer. “Nós vamos fazer operações parecidas em áreas que identificarmos como de grande índice de tráfico de entorpecentes e de homicídios”, disse.

Para o secretário, as mortes de policiais nas últimas semanas estão sendo motivadas por razões pontuais. “As pessoas presas por policiais militares acabam sendo soltas, em seguida, e vão à forra. O momento é oportuno”, alegou. Ele disse ainda que os ataques têm ocorrido também pela disputa dos pontos de distribuição, em guerra de quadrilhas. “Essa somatória de motivos leva a essa onda de violência, que nós vamos reverter”, disse.

A Polícia Militar informou que, na operação em Paraisópolis, oito pessoas foram detidas em flagrante até a manhã de hoje. Dentre os detidos, estava um foragido da Justiça. Ao todo, foram apreendidos 125 quilos de maconha, 10 quilos de cocaína e 50 unidades de drogas sintéticas. A PM abordou 758 pessoas e vistoriou 201 veículos. Duas motocicletas e um carro foram apreendidos. 
 
noticias@band.com.br
Read more ...

Leitura da Bíblia termina com homem expulso da CâmaraMunicipal.

Click Monteiro | 20:21 |

A leitura de um trecho da Bíblia dentro da Câmara Municipal de Piracicaba (a 160 km de São Paulo) deu início a uma discussão que terminou com um homem expulso da Casa por guardas municipais na noite de ontem (29).

O vídeo de registro da sessão mostra quando o presidente da Câmara, João Manuel dos Santos (PTB), inicia os trabalhos e pede que todos os presentes fiquem de pé para a leitura e nota que Regis Montero, funcionário do Ministério Público Federal, permanece sentado.
"Eu gostaria que o cidadão, não querendo ficar de pé, por favor se retire do plenário porque não vou permitir a leitura enquanto todos não obedecerem a questão regimental", afirma Santos.

Montero permanece sentado de braços cruzados, e os guardas se aproximam para retirá-lo do local. "Por que estou sendo retirado da Casa, presidente? É pela leitura da Bíblia?", questiona. "Por desrespeitar o regimento interno", afirma o vereador. "O senhor pode se retirar e voltar depois que terminar a leitura."

Como o Montero estava de pé discutindo, o presidente da Câmara ordena que se retome a leitura da Bíblia e, neste momento, ele volta a se sentar. Mais uma vez, Santos questiona a atitude e paralisa a sessão até que o homem seja retirado do local.

À Folha Montero disse que acha "inapropriada" a exigência de leitura. "Eu não quis participar de um ato religioso em um órgão publico. A Câmara não pode ter uma religião oficial ou só permitir a participação de quem tenha as mesmas crenças", afirmou. "Eu não fui desrespeitoso por me negar a participar do ato, pelo contrário, respeito todas as opções religiosas."

Segundo o diretor jurídico da Câmara, Robson Soares, as regras da Casa preveem a leitura, mas a expulsão não ocorreu porque Montero se negou a levantar, e sim porque ofendeu servidores e iniciou um tumulto no local.
"Nada impede que alguém faça manifestações religiosas na Câmara. Mas se o cidadão reage de forma violenta, como dizer que funcionários são vagabundos, [contra] esse tipo de desordem a gente tem que tomar alguma providência", disse.

Pelo vídeo, não é possível saber se Montero ofendeu os servidores.
O presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Piracicaba, Odinei Assarisse, disse que houve "exagero" se a retirada ocorreu apenas por conta da negativa de ficar em pé.
"Mesmo a Câmara alegando que consta do regimento interno, não pode ser obrigatório o ato de ficar em pé para uma manifestação religiosa específica", afirmou. "A Câmara tem outros meios para garantir o cumprimento das regras, mas retirar alguém apenas por esse ato foi exagerado."

Segundo ele, o Estado é laico, e, se o regimento da Casa desrespeitar esse princípio, pode ser o caso de revê-lo. O órgão vai analisar o caso.

(MARÍLIA ROCHA)
Read more ...

Em Miami, prefeita Lucrécia ironiza imprensa e manda beijinhos para jornalista incomodados

Click Monteiro | 20:08 |
A gestora comentou nas redes sociais que estava de férias em Miami

Após a matéria publicada na imprensa dando conta da viagem ao exterior da prefeita Lucrécia Adriana (PMDB), da cidade de Joca Claudino, região de Cajazeiras, enquanto o município padece com os problemas da seca, além de bloqueios de verbas, a gestora comentou nas redes sociais que estava de férias.

Em sua publicação, Lucrécia afirmou que estava em suas “merecidas férias” e de “consciência tranqüila em Miami”

Não satisfeita com os comentários das supostas férias, em uma cidade que poucos brasileiros podem visitar, Lucrécia ironizou a imprensa ao mandar beijinhos “em especial para os jornalistas incomodados” com sua viagem internacional.

Veja postagem:

Entenda o caso
A prefeita reeleita do município de Joca Claudino, região de Cajazeiras, Lucrécia Adriana (PMDB), parece não está muito preocupada com os rumos do município após sua vitória nas urnas deste ano.

Enquanto o município está com débitos previdenciários e não paga ao Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), como foi divulgado nessa segunda-feira (22), pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), a gestora posta foto em sua rede social, em restaurante da Flórida nos Estado Unidos.

Joca Claudino teve o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) bloqueado devido às dívidas do município, mas a prefeita está fora do país curtindo “ferias”

A foto de Lucrécia foi postada no dia 22 de outubro, no mesmo dia que houve o bloqueio dos recursos do município.
 
Diário do Sertão.
Read more ...

Tatiana tenta explicar declarações de irmã sobre eleição em CG

Click Monteiro | 19:44 |


A médica Tatiana Medeiros, tentou explicar, através de nota oficial enviada nesta tarde, as declarações da sua irmã, Marta Medeiros, a respeito das eleições municipais em Campina Grande.

Acompanha a nota:

Campina Grande, 30 de Outubro de 2012.
No dia 29 de outubro, um dia após o resultado das eleições municipais, a minha irmã Marta Medeiros se utilizou do seu Facebook e fez declarações de sua inteira responsabilidade a respeito do pleito municipal deste ano. No calor da emoção e por não ter memória curta, no que se refere à prática de alguns grupos políticos da Cidade, extravasou seus sentimentos.
Sentimentos, estes, que não podem e não devem ser usados e manipulados pela mídia na tentativa de denegrir a minha imagem ou do grupo político que pertenço. Outro fator preponderante a ser considerado é que minha irmã Marta Medeiros por não ter vínculo político, não atuar na vida pública e ser uma empresária bem sucedida e independente, desabafou da maneira como qualquer outro cidadão campinense o faria.
Assim como minha irmã, outros familiares de políticos também usaram as redes sociais para mirar artilharia pesada contra o prefeito Veneziano Vital do Rego, logo após o resultado do pleito, demonstrando desrespeito a uma autoridade e, acima de tudo a um ser humano que muito fez e ainda fará por Campina Grande.
Campina Grande me conhece e sabe quem eu sou. Não caí de paraquedas na minha cidade. Nasci, me criei, me formei, me profissionalizei aqui. São 20 anos dedicados à Medicina e, consequentemente ao povo de Campina Grande e da Paraíba.
Reproduzi meus mais sinceros sentimentos, através dos meios de comunicação da nossa cidade (Televisão e Rádio), logo após ter recebido o resultado final das eleições e através do meu microblog Twitter, onde honradamente parabenizei e desejei sorte ao candidato vitorioso.
Já no dia 29, postei em meu perfil do Facebook, meus agradecimentos aos quase 90 mil campinenses que depositaram sua confiança em mim. Fiz a minha parte, fui ética, até porque não sei ser diferente, transparente e propositiva! A vida continua e o meu compromisso com o POVO de Campina Grande aumentou.

Acredito em DEUS e não gostaria jamais de alcançar algo prejudicando as pessoas! Não me perdi pelo caminho! Coerência, respeito e capacidade técnica não me faltaram! Campina escolheu o que entendeu ser o melhor caminho! Estou em paz, com minha consciência tranquila e com a sensação do dever cumprido! 

Tive uma conduta cívica e um espírito democrático, portanto, qualquer pensamento contrário, será uma tentativa de desconstruir esse princípio, tornando-se injusto, anticívico e antidemocrático a minha pessoa.
Mais uma vez agradeço ao povo de Campina Grande.

Tatiana Medeiros
Médica Ortopedista - CG
Assessoria

Veja aqui o que disse Marta Medeiros:Irmã de prefeitável detona a política e aliados

Read more ...

Associação convoca delegados de Campina, Picuí e Monteiro para discutir salários

Click Monteiro | 19:40 |
Nesta quarta-feira (31) a Adepdel-PB (Associação de Defesa das Prerrogativas dos Delegados de Polícia da Paraíba) realiza às 14h, na sede da OAB em Campina Grande, uma assembleia com os delegados da 2ª Região. 

A 2ª região compreende as regionais de Campina Grande, Picuí e Monteiro, que correspondem a 70 delegacias do Estado. Delegados de outras regionais também podem participar.

Em pauta estará à discussão a respeito da remuneração da categoria na Paraíba, dada a proximidade da data-base dos delegados. Os profissionais paraibanos recebem o pior salário em todo o Nordeste e o segundo pior do Brasil.

Mais duas reuniões com o mesmo propósito devem ocorrer no mês de novembro, entretanto, ainda estão sem data definida. A primeira deve agrupar os delegados da Gerência Metropolitana de João Pessoa, bem como as Regionais de Guarabira e Itabaiana. Já a segunda, contará com os delegados das Regionais de Patos, Itaporanga, Catolé e Cajazeiras.

Assessoria
Read more ...

Labrador da PM é ameaçado de morte pelo tráfico por faro aguçado

Click Monteiro | 13:51 |

Recordista em farejar armas e drogas em favelas cariocas, Boss ("chefe", em inglês), um labrador de cinco anos do Batalhão de Ações com Cães da PM, virou o inimigo nº 1 dos traficantes.

O cão é responsável por apreensões de uma metralhadora antiaérea calibre.30, capaz de derrubar aeronaves, um fuzil AK-47, pistolas, granadas e mais de meia tonelada de maconha, cocaína e crack, em favelas da zona norte. 



A PM afirma que Boss foi ameaçado de morte por traficantes que ordenavam por rádio que se atirasse no cão, logo após a ocupação policial no Complexo de Manguinhos (zona norte), no último dia 14.
"A gente costuma entrar em todas as comunidades com radiotransmissores para pegar a frequência dos traficantes. Foi aí que a gente ouviu 'pega o marronzinho, pega o marronzinho'. 

Fizemos um perímetro maior de segurança dele para protegê-lo de um possível ataque", disse o tenente Daniel Resende Aguiar, que comanda as operações com cães em favelas. 


Segundo ele, o procedimento é fazer a segurança do animal num perímetro de 360 graus. Ele diz que Boss passou a ser temido por desvendar esconderijos inusitados.

No domingo, o labrador localizou 300 kg de maconha numa parede falsa, dentro de uma casa vazia em Manguinhos. 

Ontem, achou dois sacos com a droga na beira de um valão e numa casa abandonada, na mesma comunidade.

Segundo Aguiar, é a primeira vez que o batalhão registra ameaças contra um cão. Ele diz que nunca nenhum animal morreu em combate. No total, a PM do Rio tem oito cães farejadores.

DIANA BRITO
DO RIO

Read more ...

Furacão Sandy mata 16 nos EUA e no Canadá e inunda e paralisa Nova York

Click Monteiro | 13:28 |

O furacão Sandy começou a varrer a Costa Leste dos EUA na noite desta segunda-feira (29), matando pelo menos 15 pessoas nos Estados Unidos e uma no Canadá.

A ilha de Manhattan ficou alagada, caótica e com um grande apagão, informaram os serviços de emergência e testemunhas.

No Estado de Nova York, Sandy matou 7 pessoas, incluindo um homem de 30 anos atingido pela queda de uma árvore no Queens, disse um porta-voz do governador Andrew Cuomo.

‘Sandy’ provoca inundação nas obras do Marco Zero, em Nova York. (Foto: John Minchillo / AP Photo)

Em Nova Jersey, há três mortos, dois deles atingidos por uma árvore, que caiu sobre um carro no condado de Morris, segundo os serviços de emergência.
Duas pessoas morreram na Pensilvânia, uma atingida por árvore e outra no desabamento de uma casa, informaram as autoridades locais.

Em Maryland, uma mulher bateu com o carro em uma árvore e morreu.

Na Virgínia Ocidental, outra mulher, de 48 anos, colidiu com um caminhão em meio a uma tempestade provocada por Sandy, informou a polícia.
 
No Atlântico, na Costa da Carolina do Norte, uma tripulante de um veleiro réplica do HMS Bounty morreu no hospital após ser resgatada no mar e levada a um hospital. O capitão do barco permanece desaparecido.

Na cidade canadense de Toronto, mais ao norte, uma mulher morreu ao ser atingida por uma placa de publicidade que se desprendeu com o forte vento.
Sandy tocou a terra na noite desta segunda pela costa de Nova Jersey como tempestade extratropical, com ventos de 130 km/h e deslocando-se a 37 km/h.

O olho do fenômeno atingiu as proximidades de Atlantic City, de acordo com o boletim do Centro Nacional de Furacões (CNF), com sede em Miami.
Em Nova York, ao menos 250 mil famílias ficaram sem energia elétrica na noite de segunda-feira na região de Manhattan, informou o prefeito da cidade, Michael Bloomberg, em entrevista coletiva.

Vários bairros do sul de Manhattan ficaram sob as águas e sem eletricidade, disse Bloomberg, que pediu à população para permanecer em casa e evitar sair de carro para não prejudicar o deslocamento das equipes de emergência.

Segundo a CNN, o apagão no sul de Manhattan foi provocado pela explosão em uma subestação que entrou em curto devido à inundação do bairro.
Os rios East e Hudson transbordaram por conta da chuva torrencial que caiu na cidade e inundou túneis.

O setor de Battery Park, sul de Manhattan, foi coberto pelas águas.
As forças de segurança fecharam o acesso ao Battery Park e toda a zona próxima a Wall Street ficou deserta, exceto pela presença de carros da polícia, bombeiros e ambulâncias.

Equipes das companhias elétricas trabalhavam sem descansar para bombear água para fora 
 das galerias e restabelecer os serviços, mas milhares de residências permaneciam sem energia. O apagão atingia diversas zonas, incluindo a Universidade de Nova York e alguns hospitais.

No bairro de Chelsea, a fachada inteira de um prédio de três andares caiu, mas sem provocar vítimas.
Fachada de prédio de cinco andares no número 92 da 8ª Avenida que ficou destruída com a aproximação do furacão Sandy (Foto:  John Minchillo / AP)Fachada de prédio de cinco andares no número 92 da 8ª Avenida que ficou destruída com a aproximação do furacão Sandy. (Foto: John Minchillo / AP)
 
Vários carros de bombeiros e da polícia fecharam o acesso à Oitava Avenida entre as ruas 14 e 15.
A grande tempestade deixou milhões de pessoas sem energia elétrica em suas casas na região leste dos Estados Unidos.
As autoridades americanas haviam advertido riscos sem precedentes e ordenaram a saída de centenas de milhares de pessoas em cidades ao longo da faixa costeira da Nova Inglaterra (nordeste) até a Carolina do Norte (sudeste).

O presidente Barack Obama alertou os americanos sobre a ameaça representada por Sandy, ao citar uma "tempestade grande e poderosa' que poderia ter consequências desastrosas.

A passagem da tempestade interrompeu a campanha eleitoral americana a uma semana das equilibradas eleições de 6 de novembro.

Tanto Obama como o rival republicano, Mitt Romney, cancelaram eventos eleitorais.

Os dois candidatos têm consciência da importância política de dedicar toda a atenção às consequências da tragédia, pois lembram do que aconteceu com o furacão Katrina em 2005.

A resposta ao Katrina, que devastou Nova Orleans (Louisiana, centro-sul do país), foi encarada como um fracasso das autoridades, lideradas pelo então presidente republicano George W. Bush, o que marcou o restante de seu segundo mandato.

As autoridades declararam estado de emergência em Connecticut, Delaware, Maryland, Massachusetts, Nova Jersey, Nova York, Carolina do Norte, Pensilvânia, Vermont, Virginia e na capital americana.

O presidente Barack Obama aprovou o estado de emergência para liberar recursos federais aos estados afetados.


Em sua passagem pelo Caribe, na semana passada, Sandy deixou 67 mortos, milhares de desabrigados e muitos prejuízos. No Haiti, foram 51 mortos.

Paraíba.com.br
Read more ...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Search

Tecnologia do Blogger.

Blogroll

About