![]() |
Modelo de 1907 é o mais antigo do evento e também do Brasil (Foto: Jonatas Oliveira/G1) |
Mostra aconteceu na Estação Valongo, no Centro Histórico de Santos.Veículos vieram de várias cidades da região e até do Paraná.
As motos vieram em carros, mas algumas foram guiadas por seus donos que
vieram de várias cidades da Baixada Santista, da Capital e até do
estado do Paraná. Entre as raridades está a Indian Twin Board Track
Racer de 1907, comprada no exterior por um morador da capital. "Essa é a
moto mais antiga no Brasil e o único no exemplar no Brasil. No mundo
existe apenas 5 ou 6 exemplares desse modelo", explica Marcos Virgínio
Pasini, organizador do evento, colecionador e apaixonado pelo veículo.
Outros destaques da mostra foram uma CB360, versão original de fábrica e
exclusivo de uso policial, e uma Honda 125. Uma motocicleta Suzuki T500
também foi uma das atrações. "Esse modelo era usado em um tipo de
corrida chamado cafe racer, da década de 1960. Os jovens pegavam a moto e
se encontravam nos cafés e depois apostavam uma corrida entre eles",
conta Pasini.
O ex-piloto de motociclismo Alfredo Claro Filho, mais conhecido como
Alfredinho, levou para o encontro um veículo de colecionador e que é
símbolo da sua paixão pelo esporte. "Eu usei essa Mondial para correr
entre 1969 e 1973 e não perdi nenhuma corrida com ela na Baixada
Santista. Eu vendi ela em 1973. Trinta e cinco anos depois eu consegui
reencontrá-la e tenho planos para restaurá-la", explica.
Alfredinho conta também que o encontro é reviver uma paixão antiga. "Eu
sempre vivi no motociclismo. Quando eu corri, tinha muita ajuda de
todos. Eu participo de outras mostras em São Paulo e achei que essa aqui
está espetacular e sem igual por ser a primeira vez que acontece", diz.
Pasini também diz que a troca de experiências é um dos principais
destaques do encontro. "É muito bom ter as motos para mostrar, ter gente
que se interessa pelo motociclismo e pelas motos antigas. Além disso,
trocamos experiências sobre o restauro, a localização de peças. Uma pena
que não dá tempo de conversar com todo mundo, mas isso é muito bom",
finaliza.
Modelo foi usado por motociclista de Santos em corridas entre 1969 e 1973 (Foto: Jonatas Oliveira/G1)