Verba foi anunciada pelo senador Vital do Rego
Estão sendo implantadas Melhorias Sanitárias Domiciliares (MSD) na comunidade que faz parte do município de Sapé, localizado a 65 quilômetros da capital, João Pessoa.
Segundo o parlamentar, as MSD são intervenções promovidas nos domicílios e que incluem a construção de módulos sanitários, banheiro, tanque séptico, sumidouro (poço absorvente), instalações de reservatório domiciliar de água, tanque de lavar roupa, lavatório, pia de cozinha, com adaptações para serem ligadas à rede pública de água e esgoto, quando disponíveis, ou a fossas sépticas.
“Com a obra 139 famílias serão beneficiadas. A água sairá de um poço – já construído com cerca de 60 metros e capacidade de vazão 10 mil litros por hora – passará pela caixa e depois será distribuída para a população, já estando semitratada precisando apenas de cloro para que se torne própria para o consumo humano”, garantiu Vital. Atualmente a comunidade utiliza água de um poço improvisado.
O projeto prevê ligações domiciliares, as quais levam a água da caixa até a porta da casa das famílias. Assim, cada morador pode fazer a ligação para dentro da residência. As obras já estão avançadas, falta apenas finalizar a construção da caixa d’água.
Principal articulador em Brasília dos recursos liberados pelo órgão federal para a Paraíba, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), garantiu que a Paraíba vive um novo tempo com as ações efetivas da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) liberando os recursos que viabilizam projetos voltados para o aumento da melhoria de vida da população paraibana.
Somente neste mês, conforme contou o senador por meio de seu twitter, a Funasa através da superintendente Ana Claudia viabilizou mais de R$ 7.500.000,00 para diversos municípios paraibanos. “As ações visam a melhoria na qualidade de vida da população, através de projetos de Sistema de esgotamento Sanitário e abastecimento de água” postou o senador. Ele enfatizou que através do órgão viabilizou, viabilizei essa semana mais de R$ 700 mil para Caraúbas, Mari,Olho d’Água e Riacho de Santo Antônio” anunciou.
Para Vital esse bom momento que a Funasa vive na Paraíba é resultado direto da atuação da Superintendente do órgão no Estado Ana Cláudia e do bom relacionamento com o presidente do órgão Gilson de Carvalho Queiroz Filho. “A superintendente Ana Claúdia vem promovendo uma gestão competente à frente da Funasa. É surpreendente a atenção que tem dado a todos os prefeitos da Paraíba”, comentou Vital reafirmando que sua função tem sido de articular junto ao órgão a liberação dos recursos.
Em Brasília, o senador tem se reunido com frequência com o presidente do órgão Gilson de Carvalho Queiroz Filho, para tratar da liberação dos recursos para o Estado.
WSCOM Online