quinta-feira, 5 de abril de 2012

Penitências.Por: Efigênio Moura

Click Monteiro | 11:28 |
Amigos do Beco do Amor, bom dia!
 


Semana Santa de preocupações e revelações dignas de calvário para alguns setores da política monteirense, estadual e até nacional. Mas vamos nos prender, pelo tempo e época, aos nossos problemas.
 

A notícia mais comentada vem da  oposição e é sobre Dra. Lourdinha e o ex- vereador Edvaldo Bezerra. Ambos foram condenados pela Justiça Federal por improbidade administrativa por causa de terem usado o dinheiro que era específico da educação, para pagamento de salários a pessoas alheias à educação. Assim tira daqui a bota ali.  

Como é costume meu, liguei para as pessoas envolvidas no caso, falei com Dra. Lourdinha e ela me deu a seguinte explicação: A denuncia foi plantada pela atual secretaria de educação Ana lima. 

Em 2007 Ana era a presidente do Conselho do Fundeb e sua função era observar e acompanhar os recursos federais e havendo falhas, apontar para a gestão municipal corrigir. Aproveitando-se da prerrogativa do cargo, ela, Ana Lima teria feito, por interesse e acompanhamento político, denuncias a todos os órgãos possíveis sobre a situação. 

De forma errada, segundo Dra. Lourdinha, porque todos os pontos considerados fora corrigidos pela prefeita da época, e só em caso de não serem atendidas as recomendações do conselho é que caberia denuncias. Dra. Lourdinha disse que um dos problemas detectados e prontamente regularizados foram os casos de 5 ou 6 professores que foram cedidos a então recém-inaugurada UEPB que mesmo sem estarem em sala de aula, receberam seus vencimentos pelo Fundeb. 

Dra. Lourdinha disse que  Justiça ao decidir em aplicar multa, mas não determinar ressarcimento ao Erário mostra que não houve qualquer desvio de recursos públicos e nem sequer danos ao erário reconhecido pela justiça, uma vez que havendo, a justiça os condenariam a devolver o dinheiro. Ela disse também que  cabe recurso e que sim, irá recorrer.
 

Fiz contato com Edvaldo Bezerra que disse estar tranquilo quanto a condenação e que o fato aconteceu quando ele entrou no governo Lourdinha, foi ele enquanto secretário que organizou a situação e ainda, disse que essa situação por quem passou a ex-prefeita Lourdinha, quem passa agora é a prefeita Edna, que pagou ao advogado Carlos André Guerra Saraiva Bezerra, entre os meses de Fevereiro a Abril do ano passado, a importância de 26.400, 00 (vinte e seis mil e quatrocentos reais) pela contratação de assessoria e consultoria jurídica com dinheiro  do  Fundo Municipal de Educação de Monteiro e que igual valor, foi pago pelo Fundo Municipal de Saúde de Monteiro. Explicou que o dinheiro do Fundeb é depositado na conta do Fundo Municipal de Educação.
***
Ontem o Pipoco acusou a prefeitura de mau uso do dinheiro publico ao dispensar 170 mil reais em licitação com empresa carioca para prestar serviços de telefonia móvel. Em nenhum momento eu vi ilegalidade no ato. Pelo teor da matéria, site também não. Conversei com o advogado Carlos André e ele disse que não entendia onde estava o problema em uma empresa do Rio de Janeiro ganhar uma licitação.
A bomba que o site divulgou não teve nem efeito de traque teve.
***
Amigas e amigos, por muito tempo eu venho sofrendo acusações que variam de acordo com o que escrevo e comento. Quando minhas palavras favorecem a um lado, o outro me taxa de oposicionista, quando é o inverso, é outro lado que me taxa assim. É preciso que saibamos que há vida fora do mundo vermelho e amarelo que fora criado aqui, vida política e inteligente, inclusive.
 

Por ser radialista e com acesso a voz, não tenho que ter bandeira, partido, agremiação ou qualquer outra tendência. Torço por conquistas para a minha terra. Provoco isso. Portanto, nesse momento de sofrimento, reflexão e renascimento, vamos aprender a respeitar diferenças e analisar o profissional pelo que ele é.
 

Continuarei até onde a direção da emissora e justiça eleitoral me permitir a tecer meus comentários com foco único e exclusivo na nossa gente, na minha terra Monteiro.
 

Pra comemorar essa nossa irmandade, que tal nos encontrarmos sábado, lá no Forróleluia, celebrarmos a páscoa ao som dos 3 do Nordeste, Chiquinho de Belém, Jorge de Altinho e Flávio Jose´?
 

Né bom?
 

Bom dia Monteiro.
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Search

Tecnologia do Blogger.

Blogroll

About