Efigênio Moura
Bom dia cumpade Romeu na Rua do Bujão e Dona Marluce na Rua Sizenando Rafael
Bom dia Monteiro.
Ate parece que estamos vivendo os primeiros dias do mês de Abril ou Maio do ano que vem. É como se estivéssemos vivendo com ardor os primeiros momentos de uma batalha que terá longa duração... Talvez a vida inteira. A eleição. Todas elas.
De domingo pra cá tive contato com pessoas que fazem parte da historia de Monteiro, direta ou indiretamente e percebi que há fumaça entre os fogos supostamente apagados.
Dra. Lourdinha ontem esteve aqui com a missão de levantar o moral do PMDB. Ela me disse que conversou demoradamente com os vereadores do partido e com outros que poderão ir para a legenda. A vinda de Dra. Lourdinha, aquece a disputa por novas conquistas e quem sabe, conversar pessoalmente com Lucia das Associações. É que segunda eu noticiei a ida de Lucia e seu marido para o lado de Joao Henriques e conversando com Dra. Lourdinha ela disse que só acreditava nessa hipótese, de Lucia trocar de lado se a própria Lucia fizesse um pronunciamento no rádio ou a ela mesma. Perguntei a ex-prefeita o que significava então Inocêncio na vice-presidência do Cooperar, ela simplesmente respondeu: Competência.
Não duvido nada, Suzana Aragão, que a vinda de Dra. Lourdinha tenha sido para estancar a sangria que aparenta haver no PMDB e oposição. Sim, e ela disse-me que o PMDB não terá candidato a prefeito ano quem vem em Monteiro e que apoiará o nome de Batinga para disputar o pleito, segundo ela, hoje um nome vitorioso em Monteiro e com capacidade de unir as oposições.
Falando em oposição, conversei com Armando Abílio, presidente do PTB e ele me garantiu que Conrado será candidato a prefeito de Monteiro pelo partido e que o vereador tem carta branca para fazer qualquer tipo de negociação em nome do partido, desde que seja ele, Juraci Conrado, o candidato. Armando Abílio disse que o PTB perdoa Conrado por não ter seguido as orientações do partido nas eleições do ano passado e que confia, aposta e tem certeza de suas condições de sair vitorioso nas próximas eleições.
Foi à vez de falar com Conrado, ele claro, confirmou a palavra do presidente do seu partido e ainda disse que há um proposito, um objetivo a ser alcançado, que é da união das oposições. Perguntei-lhe sobre a possibilidade dele sair como vice de Batinga. Conrado nem disse que sim, nem que não, apenas falou que para o PTB fazer parte de um grupão da oposição, deveria ser apresentado ao PTB um projeto novo. Há inclusive no Vitrine do Cariri, blog do meu cumpade Fred Menezes uma enquete em que se busca uma sugestão para Juraci Conrado, uma delas é justamente é sobre a possibilidade dele, Conrado, se aliar a Carlos Batinga e ser candidato a vice-prefeito
Mas qual seria esse projeto novo? Iremos descobrir o significado dessa frase.
Tá contando aí Evânio da Praça da Saudade? Temos três candidatos: Edna, Batinga e Conrado. Certo?
Errado.
Faltou eu entrar em contato com Chuta pra confirmar essa condição, e eis que surge um fato novo: O presidente Paulo Sérgio também é prefeitável. Por que não?
É legitima essa possibilidade? Claro que é. Vai acontecer de vera? Aí já é outra conversa.
Paulo Sergio me contou que é 90% certo sua saída do PSB, o partido do governador que um dia já foi de Batinga e deverá ingressar no PSD, o partido do vice-governador. Perguntei a Paulo Sergio se a ida dele para o partido de Romulo Gouveia não dignificava o apoio dele ao grupo Joao Henriques e consequentemente Edna ano que vem, ele foi mais forte que aveloz em verruga teimosa, cortou a prosa pela raiz e disse não. Que em momento algum apoiaria Joao Henriques ou candidato dele em eleição caseira. Mas como?(Perguntei-lhe) se o partido é como se fosse do vice-governador, se o vice apoia o governador, se o governador apoia Edna? Mistura da gota! Ele disse que era assim mesmo e disse mais, que só ficaria no PSB se o partido lhe garantisse apoio para ser prefeito ou candidato ano quem vem... A prefeito. E o PMDB Presidente? Paulin disse: Se o PMDB me der essa condição, poderei ir pra lá também.
Danou-se, Dona Dina lá no Feliz Retiro.
O que apurei também é que João Henrique tá descontente com o Romulo Gouveia por que não conseguiu emplacar no PSD a comissão provisória, que hoje é toda formada de antipatizantes do método de governar de João e grupo. Claro que não vou citar nomes. Para confirmar toda essa conversa em torno do novo partido, tinha um encontro marcado com o cumpade Edcarlos em Campina, mas nem deu certo.
Eita gota Primo,é hoje que Batinga chega do estrangeiro, o que ele trouxe de novo?