sexta-feira, 30 de setembro de 2011

A entrevista

Click Monteiro | 19:49 |

Image
Efigênio Moura

Locutor de rádio é amostrado que só a molesta. Imagina aí um locutor de Difusora?

Em Taperoá, quando ainda não havia Radio Comunitária, havia a Difusora de Chédi .Era na Difusora de Chédi que trabalhava Beto Catôco, locutor daqueles bem vibrantes, que enrolava os erres, e chiava nos tis e dis. O sonho de Beto era entrevistar artistas famosos (de forró principalmente) e naquela festa da padroeira aconteceriam dois shows com duas atrações distintas, uma era a Banda Siri com Toddy, a outra Maciel Melo.

O primeiro show seria o de Maciel Melo. Cidade pequena, todo mundo em agitação por conta da presença do artista e lá vai Beto Catôco fazer a entrevista AO VIVO com Maciel Melo.  Do Studio da Difusora até o hotel que Maciel estava não dava 50 metros.

O local da entrevista seria a recepção do hotel, uma mesa posta no centro da sala, dois tamboretes e dois microfones.

Maciel Melo com sua particular paciência e atenção à imprensa e fãs, já aguardava Beto Catôco para a entrevista. Perfumado e bem penteado, Beto Catôco (ele tinha sim os dois braços e as duas pernas) cumprimentar o artista e depois dos reclames começa a entrevista, acompanhada por toda a cidade:

- Agora senhores ouvintes, a Difusora de Chédi tem a honra de entrevistá Maciel Melo, o melhor cantô de forró do mundo qui abrange, qui abraça, qui é toda Taperoá, Estaca Zero, Livramento, Desterro e um pedaço dos sítio de São José dos Cordeiros... Boa tarde Maciel Melo.

- Boa tarde  Roberto...

- Não, meu nome é Beto... Beto Catôco pode chamá assim, da mais ibope.

- Boa tarde amigo locutor.

- Beto Catôco.

- Han?

- Voce num disse meu nome, Beto Catôco.

- Boa tarde Beto Catôco e todos os outros  dessa nobre família catocável...

Beto franziu a testa e partiu para a entrevista propriamente dita. Se os amigos não perceberam há em uma entrevista uma guerra escondida declarada silenciosamente pelo entrevistador. Ele sempre quer saber mais que o entrevistado.

- Meu povo de todo canto, Maciel Melo, esse artista lá de Iguaraci, é um homi letrado, arrochado, um homi qui já iscreveu tanta cantiga qui eu nem sei contá dereito, már vamo pro quinteressa, pra’s preguntas...

- Vamo simbora.

- Maciel, cumo o cantô tem muita cantiga eu quiria debatê somente uma letra duma musga, tá bom assim?

- Tá, mas a gente podia falar também do show, dos músicos, do disco novo...

- A gente fala premeiro das coisas qui interessa aos povo. Adispois das coisa qui o cantô quisé, se dé tempo...

Maciel se remexeu no tamborete.

- Tem umas dez noite qui num drumo dereito tentano intendê uma letra qui você fez- posso chama você de você, Maciel ?

- Pode claro.

- Antão mim chame de Beto Catôco viu?

- Chamo.  Que letra é essa?

- Beto Catôco.

- Claro, que letra é essa Beto Catôco?

Beto sentiu-se importante.

- Cabôco Sonhadô.

- Essa música eu fiz em 82 e só  fui gravar  em 2001, mas antes...

- O povo de Taperoá, onde a odiença da difusora dá de lapada na  Grobo , qué discutí cum cantô a letra da cantiga...

- Opa vamo lá.

- Beto Catôco.

- Han?

- O cantô tem sempre qui finalizá a frase cum Beto Catôco, quano fô uma pregunta de importança grau  73...

Agora Maciel ajeitou os óculos e olhou para o empresário que fez o sinal de paciência. “Que bexiga de grau seria aquele?” Deveria estar se perguntando.

Volta Beto Catôco. Caboclo Sonhador já toca ao fundo...

- A gente nota qui o amigo é muito religioso.

- Sou sim Beto Catôco.

- Quem é esse Monsinhô qui você fala na musica ?

- Oxe !! Tem Monsenhor não ?

- Tem sim.

-Tem não.

Beto pega a letra da musica e ler:

- ‘Sou um cabôco sonhadô Monsinhô viu? ’

- É Meu Senhor. Não é Monsenhor.

- Esse sinhô num siria Jesuis Cristo? Meu Sinhô Jesuis Cristo?

Maciel balança a cabeça e fingi que sim, afasta o tamborete da mesa e curva o dorso, suspira alto e diz...

- Próxima pergunta.

- Maciel Melo, você tão religioso pruquê faz propagana de jogo de azá ?

- Oxe homi? Onde danado eu fiz isso?

- Na letra de sua musga, quano você diz Mega e Quina. Né dôi jogo de loteria? Num é?

- É nada. Mega e Quinha são os apelidos de meus irmãos, Miguel e Marcos. São pessoas que eu gosto muito e as homenageei.

- Voce num é de nascença de Iguaraci, in Perrnambuco ?

- Com a graça de Deus, sou sim.

- Num intendi, Taperoá inteira num intende pruquê você fala de sua vorta pra Guarabira se tu nem é de lá?

- Onde molesta eu falei em Guarabira homi de Deus ?

- Beto Catôco.

- Que seja, onde eu falei em Guarabira?

- Tem um trecho qui diz mermo assim: “E meu regresso para o Brejo diminui a minha reza!”. Esse Brejo só pode sê Guarabira e essa reza é pra Frei Damiao, pro causa da istauta? Aí mais na frente tu fala quié devoto de Padim Ciço. Da pá intendê? E inda tem ôta coisa: o padroêro de Iguaraci né São Sebastião?Oxe, inrrolada da gota.

Maciel apenas se levanta, abraça o empresário e saem os dois da sala.

Beto Catôco perplexo encerra a entrevista, sozinho:

- Danou-se, sêle num intende as coisas quê’le mermo  iscreve, magina nós e eu tava doidim  pra sabê o  qui bixiga ele quis dizê cum “  In meu regaço fulminado”...

Chédi mandou tirar Beto Catôco do ar.


Read more ...

Carro roubado é encontrado sendo 'depenado' em Monteiro

Click Monteiro | 19:45 |
Image
 
EXCLUSIVO - Um carro roubado do tipo Meriva foi encontrado nesta sexta-feira (30) sendo 'depenado' na Sucata de Joãozinho, no município de Monteiro. No momento em que a Polícia chegou ao local, quatro homens estavam desmanchando o veículo, do ano de 2010, que havia sido roubado no mês de abril do ano passado. O dono da sucata foi autuado em flagrante, mas negou as acusações.

Tudo começou quando a Polícia localizou o veículo abandonado na BR-110, entre os municípios de Monteiro e Sertânia (PE). Como a Polícia não possui reboque, o veículo ficou no local e o seu proprietário foi localizado para ir pegá-lo de volta, porém, quando a Polícia voltou ao local, o carro já não estava mais.

Após algumas rondas, os policiais receberam a informação de que o carro estava sendo desmanchado na Sucata de Joãozinho, e quando chegaram ao local confirmaram a informação. O dono do carro, Ernandes Cabral, é natural do Recife (PE), mas mora na cidade de Paulista, também no Pernambuco. O caso está sendo apurado pelo delegado Gilson Duarte Rosas.                
 
Fonte:Cariri Ligado.
Read more ...

Após perder cargos no Governo, Janduhy agora corre risco de perder presidência da CCJ

Click Monteiro | 12:26 |
Após perder cargos no Governo, Janduhy agora corre risco de perder presidência da CCJ Efeito dominó: após perder cargos no Governo, Janduhy Carneiro agora corre risco de perder presidência da CCJ; destituição já está em andamento

O líder do Governo Ricardo Coutinho na Assembleia Legislativa da Paraíba, Hervázio Bezerra (PSDB), pode entrar em ação a qualquer momento para pedir a destituição do deputado Janduhy Carneiro (PPS) da presidência da Comissão de Constituição e Justiça da Casa.

Segundo informação obtida com exclusividade pela reportagem do portal PB Agora, Hervazio já estaria estudando a idéia de fazer valer os pré-requisitos que tem para efetuar a mudança. É que o tucano, além de ser líder do Governo, também é líder do blocão e, como tal, tem o poder de substituir todos os membros das comissões.

Hervazio deverá tomar a atitude e efetuar a mudança em face do descumprimento de um acordo feito com a bancada de oposição para, cada uma das bancadas, ser responsável por uma das duas Comissões mais importantes da Casa. Havia sido acordado que a Comissão de Constituição e Justiça ficaria com a Situação, já a Comissão de Orçamento ficaria com a oposição.

Como Carneiro oficializou ontem o desligamento da base do Governo, o acordo foi quebrado. Com a atual conjectura, a bancada de oposição ficou com o comando das duas principais comissões da Casa.

A expectativa é que a mudança ocorra já na próxima semana. O possível substituto de Carneiro na Comissão também seria uma escolha de Hervázio Bezerra.


Com PB Agora
Read more ...

Escola da Paraíba tem queijo com carrapatos e água com larvas vivas de insetos

Click Monteiro | 12:15 |


Estes forem dois dos vários problemas encontrados durante fiscalização do MPP

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) identificou várias irregularidades durante inspeção realizada nesta quinta-feira (29) em várias escolas púbicas no município de Livramento no Cariri paraibano. Queijo cheio de carrapatos, animais pastando dentro da escola, rãs em bebedouro, larva do mosquito da dengue dentro da água consumida por alunos e a falta de merenda escolar, foram alguns dos problemas encontrados pela equipe de inspeção do órgão.

Os professores da Escola Santa Rosa, da Zona Rural de Livramento, relataram a equipe fiscalizadora que escola recebeu queijo cheio de carrapatos. Além disso, foram encontradas larvas de mosquito da dengue dentro da água consumida pelos alunos e material de construção, utilizado construir um posto de saúde, depositado dentro de sala de aula.

Em outra escola, que não teve o nome divulgado, foram entradas cabras pastando em partes abandonadas do prédio, inclusive nos banheiros da escola, impedindo que os alunos os utilizassem.

Já na Escola Municipal Antônio Germano, também em Livramento, crianças da educação infantil e do ensino fundamental dividiam a mesma sala, o que é proibido por lei, além da completa falta de higiene.

Na Escola Estadual João Lelys, não havia merenda. De acordo com informações do Caop da Educação, em 2011, esta escola só teve merenda a partir de junho, mas no dia da inspeção, na última quinta-feira (28), não havia alimentação escolar.

O promotor Leonardo Cunha Lima informou que abriu procedimento administrativo e notificou os secretários de Educação para, no prazo de 20 dias, sanar as irregularidades. Caso não sejam sanadas, a Promotoria ingressará com ações na Justiça.

Após a fiscalização, foi realizada uma audiência pública sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), com a participação de um auditor da Controladoria-Geral de União, de representante da Secretaria Estadual da Educação, diretores e gestores de escolas.

As inspeções foram coordenadas pelo promotor de Justiça Leonardo Cunha Lima e pela equipe do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Educação e acontecem dentro do projeto “MP pela Educação”.


Mislene Santos - MaisPB  
com Assessoria do MPPB
Read more ...

Em escola da PB, alunos passaram fome mesmo com verba de R$ 16 mil para merenda

Click Monteiro | 09:26 |



Em escola da PB, alunos passaram fome mesmo com verba de R$ 16 mil para merenda

A Secretaria Estadual de Educação exonerou, após recomendação do Ministério Público, a diretora da Escola Dr. Silva Mariz, no Município de Marizópolis, por estar sendo investigada em inquérito civil público instaurado na Promotoria de Educação de Sousa pelo desvio de verba do PNAE ( Programa Nacional de Alimentação Escolar).

De acordo com a promotora Ana Carolina Coutinho, no dia 09 de junho, foi realizada fiscalização na Escola pelo Ministério Público e constatado que, embora a verba do PNAE estivesse sendo regularmente creditada na conta corrente da escola desde o começo do ano, a merenda escolar só havia sido disponibilizada para as crianças fazia três semanas.

Além disso, através de dados fornecidos pelo FNDE, constatou-se que a direção da escola tinha recebido até o mês de junho, o valor de R$ 16.380,00 para comprar a merenda dos alunos, que passaram fome até meados do mês de maio do mesmo ano.             

Fonte: Blog do Dércio.
Read more ...

Inácio Gabriel se Desfilia do PDT

Click Monteiro | 09:21 |
O vereador monteirense Inácio Gabriel, militante histórico do PDT deixou ontem (29) a legenda. Inácio, comandou o partido por muitos anos e por ele foi candidato várias vezes.

A saída de Inácio Gabriel do PDT se deu por conta da mudança na direção municipal da legenda, onde a partir de agora a Secretária Rural de Monteiro, Clemilda Inácio, assumiu a presidência do partido. Como ela é aliada de João Henrique e Inácio Gabriel é opositor ao deputado, preferiu pedir desfiliação.

O vereador deverá ingressar no PSD e apoiar a provável candidatura a prefeito de Carlos Batinga

Fonte:Revista do Cariri
Read more ...

Primeiro capítulo da novela:" Monteiro já foi assim."

Click Monteiro | 08:50 |
Acredite se quiser, mas um dia Monteiro já foi assim...
Image 
 
Este era o visual de Monteiro quando a cidade era administrada por Lourdinha Aragão, na gestão passada. Na época, a cidade ficou ainda mais conhecida a nível de Estado, graças a cadela ‘Cholinha’, vista com frequência pelas ruas da cidade carregando sacos de lixo. Chegaram a tentar matar a coitada, mas não conseguiram. Não demorou muito, e os eleitores da cidade tiraram Lourdinha do poder e elegeram a atual prefeita Edna Henrique.

Indignada desde que perdeu as eleições, Lourdinha voltou a ocupar espaços de rádio em Monteiro, esta semana, para indicar o candidato a prefeito que será apoiado por ela nas próximas eleições da cidade, o ex-deputado Carlos Batinga.


Aguardem os próximos capítulos desta novela. 
 
Fonte:Cariri Ligado
Read more ...

Filho espanca a mãe de 82 anos de idade.

Click Monteiro | 08:32 |

Ex-presidiário embriagado espanca a própria mãe de 82 anos de idade na cidade de Sapé



Um ex-presidiário foi preso em flagrante na madrugada desta sexta-feira (30) na cidade Sapé. Ele está sendo acusado de espancar a própria mãe de 82 anos que foi socorrida e encontra-se internada no hospital da cidade.

Segundo informações da polícia, o ex-detento, que apresentava sintomas de embriaguês, chegou em casa no conjunto Renato Ribeiro e foi direto para o quarto onde a mãe estava dormindo.
Ele queria obrigar a idosa a lhe dar dinheiro e como ela disse que não tinha, o ex-presidiário passou a espancá-la. Os vizinhos escutaram o barulho e ligaram a Polícia Militar.

Uma viatura foi acionada e conseguiu prender o acusado no momento em que ele tentava fugir. A idosa, que apresentava um ferimento na boca foi socorrida para o Hospital Sá Andrade, enquanto que ex-presidiário foi levado para a Delegacia onde foi autuado e imediatamente transferido para o presídio.

Fonte:Paraiba.com
Read more ...

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Governo em dificuldade.

Click Monteiro | 18:17 |

Duas importantes comissões da ALPB ficam com a oposição e vida de RC no governo pode se complicar


Duas importantes comissões da ALPB ficam com a oposição e vida de RC no governo pode se complicar
A saída de Janduhy Carneiro (PPS) da bancada governista na Assembleia Legislativa pode complicar o governo de Ricardo Coutinho (PSB). Além de perder a maioria na Casa, o socialista agora vê a oposição comandar as duas principais comissões permanentes do legislativo, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e a do Orçamento.  

Como todos os projetos que chegam a Casa têm que passar por esses dois colegiados antes de serem votados em plenário, o governador Ricardo Coutinho corre o risco de ver as matérias enviadas pelo Poder Executivo à Casa serem rejeitadas.  

No início do mandato legislativo ficou acordado entre as bancadas que a CCJ ficaria em poder da situação e o Orçamento com a oposição. O cenário teria permanecido o mesmo não fosse Janduhy ter se candidato a presidente da CCJ no dia da eleição acontecer.  

Por conta dessa decisão, Adriano Galdino (PSB), que havia sido indicado pelo líder do governo Hervázio Bezerra (PSDB), teve que abrir mão de ser o presidente da comissão.  

Janduhy, na ocasião, garantiu a Hervázio que, se eleito presidente, permaneceria na bancada governista. Entretanto, essa semana o deputado votou contra a Medida Provisória que trata da Gestão Pactuada na Saúde e que foi enviado à Casa pelo Poder Executivo.  

O voto de Janduhy gerou um embate entre ele e o restante da bancada fazendo com que o parlamentar deixasse, definitivamente, a base de situação na Assembleia Legislativa.  

Nice Almeida

Fonte:PolíticaPB 
Read more ...

Ricardo critica postura de Janduhy e acusa deputado de querer fazer barganha política

Click Monteiro | 15:53 |
Para Ricardo, a postura de Janduhy na CCJ é inexplicável

O governador Ricardo Coutinho (PSB) criticou, nesta quinta-feira (29), a postura do deputado Janduhy Carneiro (PPS), que votou contra a constitucionalidade da Medida Provisória do Estado, que autoriza a pactuação de gestão de serviços essenciais, na Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) da Assembléia Legislativa.

Após a postura de Janduhy, que até então participava da base de sustentação do Governo na AL, foi publicada na edição do Diário Oficial desta quinta-feira a exoneração da esposa  do deputado, Adriana Olímpio Queiroga Carneiro, do cargo de coordenadora financeira do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial da Paraíba (IMEQ), e de outras indicações suas para o Estado.

O fato irritou o deputado, que anunciou seu rompimento com o governador Ricardo Coutinho.
Para Ricardo, a postura de Janduhy na CCJ é inexplicável. Ele também acusou o deputado de tentar fazer barganha política e “não aceita este tipo de comportamento”. “Prefiro ter um exército menor, mas mais sólido”, disse o governador acrescentando que “que o deputado terá que se explicar a população e aos prefeitos que votaram nele”.
O governador disse também que não está preocupado com a questão, “prefere continuar trabalhando”. “O governo está num ritmo forte, acelerado e vamos continuar”, afirmou.

Outro lado

Já o deputado Janduhy ratificou que não faz barganha política e que também não tem nenhuma preocupação, pois todos os seus aliados (populares e prefeitos) conhecem seus motivos. Inclusive, negou que o prefeito de Paulista já tenha anunciado rompimento com ele.

Aliás, Janduhy revelou que o prefeito lhe informou que no final de semana que recebeu um recado, de interlocutores do governo, avisando que se quisesse alguma audiência com Ricardo no Palácio da Redenção que fosse sem o deputado.

Janduhy disse também que teve paciência com Ricardo, que sabe do seu perfil, que ele não é um homem afeito a gratidão. Ele também sustentou que não irá transformar a CCJ numa secretaria do governo.

Fonte:Cristiano Teixeira/Marcos Wéric
WSCOM Online
Read more ...

Janduhy Carneiro engrossa o discurso e oficializa rompimento com o Governo RC

Click Monteiro | 15:49 |

“Não vou fazer da CCJ uma Secretaria de Ricardo Coutinho”, disse Janduhy Carneiro


Deputado Janduhy Carneiro durante discurso na tribuna da ALPB nesta quinta-feira, 29 (Crédito: Aguinaldo Mota)

Conhecido pela fala mansa e a camaradagem com que trata os colegas de Assembleia Legislativa (ALPB), a imprensa e todas as pessoas que o procuram, o deputado estadual Janduhy Carneiro (PPS) procedeu de forma diferente nesta quinta-feira, 29.

Em tom firme e às vezes áspero, o deputado engrossou o discurso direcionado a um único alvo: o governador Ricardo Coutinho (PSB).

Janduhy, que também é presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da ALPB, confirmou o rompimento com a base governista e anunciou uma postura independente na ALPB. “Eu não vou fazer da CCJ uma secretaria de Governo porque se fosse fazer dessa forma, eu estaria manchando a minha honra. Acima de cargos está a minha dignidade e a da nossa família”, desabafou. O deputado disse ainda que utilizará os critérios do bom senso e da razão para votar os projetos do Governo.

O motivo principal para o discurso que culminou no rompimento oficial de Janduhy Carneiro com o Governo foi à exoneração da esposa do deputado, Adriana Olímpio Queiroga Carneiro, do cargo de coordenadora financeira do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial da Paraíba (IMEQ), e de outras indicações suas que foram publicadas na edição do Diário Oficial do Estado desta quinta-feira, 29.

Para Janduhy, o ato do Governo acabou atingindo seus próprios eleitores. “Não foram as pessoas ligadas a mim que ele exonerou, foram seus próprios eleitores que o ajudaram a hoje ser governador do Estado, mas se ele não tem o sentimento de gratidão, nós temos que ter a paciência e tolerância com essa criatura”, disse se referindo diretamente ao governador Ricardo Coutinho.
Difícil acesso
Mesmo fazendo parte da base aliada de Ricardo Coutinho desde o período da campanha eleitoral de 2010, Janduhy Carneiro reclamou publicamente da dificuldade de ser recebido pelo governador.
“Ricardo Coutinho é uma pessoa de difícil acesso. Até hoje, nem eu e nenhum prefeito de minha base foi recebido em Palácio. Infelizmente só tive acesso com ele uma única vez. Ele tem uma forma desrespeitosa, desleal e de incorreções e o que é que nós temos que fazer – ser tolerante. Cada um tem a sua maneira de agir, cada um tem a sua individualidade”, esbravejou. “Ele não conseguiu colocar na sua alma o sentimento de gratidão e lealdade”, concluiu.
EXONERAÇÂO
Veja abaixo o ato governamental de exoneração da esposa do deputado Janduhy Carneiro publicado no Diário Oficial do Estado.

João Pessoa, 28 de setembro de 2011

Ato Governamental nº 4.735 João Pessoa, 28 de setembro de 2011
O GOVERNADOR DO ESTADO DA PARAÍBA, no uso das atribuições que lhe confere o art. 86, inciso XX, da Constituição do Estado, e de acordo com artigo 33, inciso I, da Lei Complementar nº 58, de 30 de dezembro de 2003, R E S O L V E exonerar ADRIANA OLÍMPIO QUEIROGA CARNEIRO, matrícula nº 886-9, do cargo de provimento em comissão de Coordenador Financeiro do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial da Paraíba – IMEQ, Símbolo CAS-2.


Fonte:WSCOM Online
Read more ...

No 1º ano da lei, organizações ainda cobram Ficha Limpa

Click Monteiro | 15:33 |

No dia em que se completa um ano da Lei da Ficha Limpa, parlamentares da Frente Contra a Corrupção e organizações em favor do voto limpo se reuniram na Casa para cobrar do Supremo Tribunal Federal (STF) uma decisão final sobre a constitucionalidade da matéria.

A Lei da Ficha Limpa proíbe a candidatura de políticos com condenações na Justiça. No início do ano, o STF decidiu que a lei não poderia valer para as eleições gerais de 2010, o que permitiu que diversos candidatos que haviam sido eleitos, mas foram barrados pela nova lei, pudessem assumir seus mandatos. Agora, o STF deverá decidir se a lei é constitucional e se valerá para as eleições municipais do ano que vem.

“Temos visto um belo movimento na sociedade, mas a lei ainda corre risco. Nossa reivindicação aqui é para que a constitucionalidade dela seja declarada o mais rápido possível”, disse o presidente da Frente Parlamentar de Combate à Corrupção, Francisco Praciano (PT-AM).

O deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) considerou “um absurdo” pedir ficha limpa para candidatos. “Se ele se dispõe a representar a sociedade, tem de ter alguns requisitos. E os partidos deveriam ter esse zelo e não têm. Os corruptos se sentem à vontade em quase todos os partidos”, disse.

O líder do PSDB, Duarte Nogueira (SP), disse esperar que o STF decida favoravelmente à questão. “Espero que a Lei da Ficha Limpa possa ser uma baliza para a sociedade civil e objeto de respeito para os partidos.”

Enquanto o Supremo não decide a constitucionalidade da matéria, a Frente Parlamentar se movimenta para cobrar dos deputados a aprovação de matérias contra a corrupção. São 160 projetos que tramitam na casa tratando de temas como o combate à lavagem de dinheiro, o fortalecimento da estrutura de órgãos de fiscalização e a criação de varas para investigar crimes de corrupção.

A frente pretende, ainda, propor a criação de uma espécie de Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) de Combate à Corrupção. A ideia é unir Executivo, Legislativo e Judiciário no enfrentamento a esse tipo de crime.

FONTE: Paraibaurgente com  Agência Brasil
Read more ...

Assalto aos Correios no Cariri

Click Monteiro | 15:15 |

Agência dos Correios em São Domingos do Cariri é assaltada

São Domingos do Cariri
São Domingos do Cariri ( fpto: edolhonocariri)
Dois homens assaltaram no início da tarde desta quinta-feira (29), a agência dos Correios do município de São Domingos do Cariri, Cariri paraibano.
Os assaltantes estavam em uma moto Fan de cor vermelha e, segundo informações de populares, havia um terceiro acusado dando cobertura na entrada do município.

Sem policiamento na cidade, os bandidos renderam três pessoas que estavam na agência e levaram uma quantia, até o momento não identificada.

Eles fugiram em direção ao município de Barra de São Miguel. Durante a fuga, a moto utilizada pelos criminosos quebrou. Eles abandonaram o veículo e fugiram a pé pelo mato.

As polícias de Cabaceiras e Boqueirão se dirigiram ao local do crime e encontraram a moto quebrada. Os policiais estão em diligência, mas até o momento ninguém foi preso.
De Paraíba.com +de olho no cariri.com.br
Read more ...

Requinte de crueldade.

Click Monteiro | 10:37 |

Traído, homem arranca o coração da esposa e come frito num barzinho

Não foi no óleo nem no azeite. Após assassinar a própria esposa, Patricia Vicente da Silva, o desempregado José Jorge da Silva, retirou os órgãos do corpo da vítima e levou o coração até um bar, onde pediu para o cozinheiro fritar na manteiga, e comeu acompanhado de uma cervejinha. 

O crime bárbaro, que chocou a cidade de Arapiraca, em Alagoas, foi cometido no final de 2010, e teve desfecho nesta semana, quando o assassino foi preso no município de Carmópolis, em Sergipe, e confessou friamente, para a surpresa geral.

"Ele foi preso aqui após tentar roubar um taxista e, ao levantarmos a ficha, descobrimos que ele era procurado em Arapiraca por esse crime. O que surpreendeu foi a calma com que ele confessou tudo, com detalhes. Em nenhum momento ele demonstrou sinal de arrependimento", disse o delegado de Carmópolis, Lênio Augusto.

E o arrependimento não faz mesmo parte do vocabulário do assassino, que planejou o crime ao suspeitar de uma traição e o contou detalhadamente. "Foi só uma furada no estômago. Ela ficou se batendo um minuto e morreu. Eu cortei ela até o umbigo, tirei os órgãos e só guardei o coração e levei comigo. Depois, peguei uma van até Palmeira dos Índios e pedi para um cara de um bar fritar e comi como tira-gosto com cerveja. Comi mesmo", disse ao jornal Cinform.   

Fonte:Paraiba.com+Meia Hora
Read more ...

Gianecchine visita Grupo de Assistência à Criança com Câncer(GAAC)

Click Monteiro | 10:28 |
Reynaldo visita grupo que apoia crianças com câncer
Gianechini
Reynaldo Gianecchini visitando crianças com câncer em SP
Na tarde desta quarta-feira (28),Reynaldo Gianecchine, que está em tratamento contra um câncer, foi conhecer as dependências do Grupo de Assistência à Criança com Câncer (GAAC), em São José dos Campos, no interior de São Paulo. Em agosto, o ator foi diagnosticado com linfoma não-Hodgkin, de células-T, e iniciou a quimioterapia.
Nas imagens feitas pela TV Vanguarda, afiliada da Globo na região, Gianecchini aparece com a cabeça raspada. Como a queda de cabelos é comum nesse tipo de tratamento, o ator preferiu raspar a cabeça antes que seus cabelos começassem a cair. A visita durou cerca de três horas, e o único pedido do ator foi para que ele não desse entrevistas. Mesmo assim, ele acenou para as pessoas que estavam do lado de fora da instituição.

Gianecchini já ajudava financeiramente a instituição, mas decidiu visitar o GAAC após receber uma carta de um menino internado na unidade. Ao encontrar as crianças, eles trocaram experiências e a garotada incentivava o ator para que ele não desanimasse durante o tratamento. "Eu disse para ele que tudo vai dar certo", contou a pequena Júlia Santos.
Em agosto, o ator foi diagnosticado com um linfoma não-Hodgkin, um câncer que atinge os gânglios linfáticos e desde então trava uma batalha contra a doença.
Portal Correio com  UOL
Read more ...

TJPB assegura pagamento de insalubridade a gari em Monteiro

Click Monteiro | 10:11 |

PIPOCO: Tribunal de Justiça da Paraíba determinou que a administração municipal de Monteiro efetue o pagamento do adicional de insalubridade ao funcionário que exerce a atividade de gari, conforme previsto no Estatuto dos Servidores Públicos do Município.

A Quarta Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba, reunida na tarde nesta terça-feira (27),  determinou que a administração municipal de Monteiro efetue o pagamento do adicional de insalubridade a o funcionário que exerce a atividade de gari, conforme previsto no Estatudo dos Servidores Públicos do Município. 

José Lucinaldo de Lima, ao ingressar em juízo, alegou que nunca recebeu o respectivo adicional, apesar de exercer suas atividades em condições de trabalhos insalubres. O valor deve ser acrescido de correção monetária INPC e juros de mora de 0,5% ao mês.
 

O processo de nº 024.2010.000.276-5/001 teve a relatoria do juiz convocado Tércio Chaves de Moura. Em seu voto, ele enfatizou que o impetrante realiza um trabalho que contém um indicativo de insalubridade de grau máximo, pois está em contínuo recolhimento de dejetos de toda a ordem. “Não há como negar ao apelante o adicional de insalubridade, assegurado de forma genérica pela Lei Orgânica do Município (Lei Municipal nº 1.056/1994)”, argumentou.
 

Na decisão do juízo em primeiro grau, o magistrado sentenciante alegou a inexistência de lei municipal específica para regular as atividades, os cargos e os respectivos percentuais de gratificação de insalubridade,  razão pela qual decidiu pela rejeição do pedido.
 

Gecom/TJPB/ja



Maior vergonha é ver um povo massacrado, escravo das autoridades de um município onde os desmandos favorecem a classe política, única beneficiada pelo excesso de regalias as custas dos trabalhadores.Insalubridade e periculosidade respeitem os servidores, é preciso se entrar na justiça para ganhar o que se é de direito.

A Prefeita ainda fala que o servidor tem prioridade em sua gestão, isso é uma vergonha

Fonte:OPIPOCO
Read more ...

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Batinga enfrentará Edna em 2012.

Click Monteiro | 19:09 |
Nem Chuta, nem Conrado: ‘Lourdinha lança Batinga para enfrentar Edna em Monteiro’
 Image
 
Após a perda de vários quadros, inclusive um vereador e ex-candidatos a vereador, a oposição trouxe de volta a Monteiro nesta quarta-feira, 28, quem conhece mais de perto o potencial eleitoral da prefeita Edna Henrique para dar um testemunho da necessidade de tentar somar forças para evitar uma nova derrota.

A ex-prefeita Lourdinha Aragão, que perdeu para Edna por mais de 1.500 votos em 2008, participou de um programa radiofônico e lançou a candidatura de Carlos Batinga como única opção para enfrentar a atual prefeita monteirense. Com isto, Dra. Lourdina destacou totalmente a possibilidade de que o ex-vereador Chuta (PP) e o vereador Juraci Conrado (PTB) venham a ser indicados como candidato do grupo à Prefeitura de Monteiro no próximo ano.

Nas rodinhas políticas os próprios Chuta e Conrado afirmaram várias vezes que havia um compromisso de Batinga para, em meados em 2012, ser feita uma pesquisa incluindo seus nomes para uma definição da candidatura da oposição. Existem comentários de que as inúmeras adesões e o aumento da popularidade da prefeita Edna Henrique motivaram o grupo Batinga a antecipar o anúncio do verdadeiro nome da oposição para a disputa, numa tentativa de frear as adesões e motivar os correligionários.

Na ultima semana das definições partidárias, os grupos se articulam. O vereador Conrado tem o comando do PTB, enquanto Chuta assume o comando do PP. O ex-prefeito Carlos Batinga tem o apoio do PSC, PMDB e PHS. A prefeita Edna Henrique já tem o apoio definido do PSDB, DEM, PR, PDT, PSL e PT do B, podendo conquistar também o PPS. 
 
Fonte:Cariri Ligado
Read more ...

A causa desse esquecimento seria "MAL DE ALZHEIMER?"

Click Monteiro | 16:50 |
Ministério Público ingressa com mais uma ação contra Secretaria de Saúde da PB

Ministério Público ingressa com mais uma ação contra Secretaria de Saúde da PB

O Ministério Público da Paraíba, através de Promotoria de Defesa da Saúde de João Pessoa, acionou judicialmente a Secretaria Estadual de Saúde, com mais uma Ação Civil Pública em busca dos medicamentos EXELON, nas suas variadas apresentações farmacêuticas, e REMINIL, ambos indispensáveis ao tratamento dos portadores do Mal de Alzheimer. 

A ACP foi distribuída para a 5ª Vara da Fazenda Pública da Capital, que tem como titular a juíza Lúcia de Fátima Ramalho, que deverá apreciar o pedido de antecipação da tutela da ação.
Segundo informou o promotor de Justiça, João Geraldo Barbosa, os remédios são de uso contínuo e estão sem serem fornecidos pelo Estado, desde maio deste ano.
"Lamento ter que estar ingressando com ACPs para fazer valer um direito e uma garantia constitucional do cidadão à saúde e à vida, e ainda terem que depender, esses pacientes usuários dos medicamentos, da celeridade e resolutividade das decisões judiciais", disse o promotor.

O represetante do MPPB afirmou que esta observação é necessária, em virtude de que, ao gestor público é devida a obrigação de fornecer os medicamentos aos usuários do SUS, que não o faz, quando o faz interrompe, e ainda assim, conta com a elasticidade de tempo para cumprir o que é seu dever, na forma determinada em algumas decisões judiciais, sem aferição imediata do valor da multa, comprometendo a imediatidade determinada nestas próprias decisões judiciais.

"Essa Ação Civil Pública já é a segunda deste mês por falta de medicamentos. A primeira foi pleiteando medicamentos para crianças portadoras de Fibrose Cística, cuja tutela antecipada foi deferida no dia 19 de setembro do corrente ano. Entretanto, só ontem foi encaminhado ofício pelo cartório da 2ª Vara da fazenda Pública intimando o senhor Secretário de Estado da Saúde de referida decisão judicial para o setor de distribuição de intimações junto aos oficiais de justiça, que só após distribuído entre estes, é que será cumprido a intimação junto a autoridade supra citada", asseverou o promotor João Geraldo.

O promotor ainda salientou que cumpriu a sua parte e, mesmo não tendo ainda oficialmente o Secretário de Saúde do Estado sido intimado do deferimento da tutela antecipada para o cumprimento com imediatidade, é pública e notória esta decisão proferida pelo juízo da 2ª Vara da Fazenda Pública da Capital, no caso dos medicamentos para os portadores de Fibrose Cística. Salientou também que até a presente data os pacientes ainda não receberam os medicamentos CREON e PULMOZYNE.

Outras ACPs
João Geraldo disse que, embora com dificuldades estruturais, deverá em breve estar ingressando com outras Ações Civis Públicas referentes à concessão de medicamentos pelo Estado para pacientes portadores de outras patologias.
"Além de uma obrigação funcional do gestor público, deve-se ao mesmo uma reflexão à respeito da via crucis que passa um usuário do SUS quando precisa de um medicamento, porque tem que providenciar documentação necessária, muitas vezes sem dinheiro sequer para tirar xerox, depois a batalha para conseguir que o seu pedido administrativo tramite com a celeridade exigida, tendo em vista o avanço, não desejado, da sua doença. Depois conta com o indeferimento administrativo para pedir providências junto a Promotoria de Saúde", enfatizou o promotor.

Ele falou também que alguns casos de natureza individual os reclamantes dependem do ingresso em juízo de Ação de Obrigação de Fazer, pela Defensoria Pública, e quando comprovado o caráter coletivo, os pacientes pleiteiam seus direitos através de ACP intentada pela Promotoria de Saúde.
"Para completar a procissão de dificuldades, os pacientes, muitas vezes, têm que voltar a recorrer à Promotoria de Saúde para postular da mesma, junto ao Judiciário, medidas que obriguem ao gestor a cumprir o que já era sua obrigação constitucional e administrativa e com as decisões judiciais advindas das ações de obrigação de fazer ou das ações civis públicas, continuam sem receber seus medicamentos, em face da interrupção do fornecimento dos mesmos sob as mais variadas desculpas, desde problemas com licitações, fornecedores, até remanejamento de verbas de planejamento, as quais já não são mais concebíveis, uma vez que, enquanto continuam faltando os medicamentos, as desculpas permanecem sem faltar", asseverou João Geraldo.   
 
FONTE:CLICKPB

Read more ...

Dilma veta medida de combate à corrupção

Click Monteiro | 16:40 |


Se na Esplanada dos Ministérios a “faxina” de Dilma Rousseff passa a ideia de rigor contra a corrupção, na relação do governo federal com estados e municípios, a presidenta acaba de emitir um sinal inverso.

Dilma vetou do texto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) um dispositivo que se destinava a evitar irregularidades e desvios nos convênios da União com as prefeituras e os governos estaduais.

Ela retirou da LDO a exigência de que todos os governos estivessem com as prestações de contas em dia para receberem mais dinheiro do orçamento da União.

Os problemas nas prestações de contas podem ser sinais de uso irregular ou até desvio de verbas públicas.

Como mostrou o Congresso em Foco no ano passado, apenas sete estados, a maioria da base aliada, receberam R$ 235 milhões mesmo “sujos” com o governo federal. Ou seja, ou não prestaram contas sobre se usaram corretamente o dinheiro, ou fizeram isso fora do prazo, não apresentaram documentos exigidos, ou eram investigados por tomadas de contas. 


Até hoje, os repasses continuam sendo feitos.

Fonte: O PIPOCO com UOL.
Read more ...

BOM DIA MONTEIRO- 28 DE SETEMBRO

Click Monteiro | 13:37 |


Efigênio Moura


Bom dia cumpade Romeu na Rua do Bujão e Dona Marluce na Rua Sizenando Rafael
Bom dia Monteiro.

Ate parece que estamos vivendo os primeiros dias do mês de Abril ou Maio do ano que vem. É como se estivéssemos vivendo com ardor os primeiros momentos de uma batalha que terá longa duração... Talvez a vida inteira. A eleição. Todas elas.

De domingo pra cá tive contato com pessoas que fazem parte da historia de Monteiro, direta ou indiretamente e percebi que há fumaça entre os fogos supostamente apagados.

Dra. Lourdinha ontem esteve aqui com a missão de levantar o moral do PMDB. Ela me disse que conversou demoradamente com os vereadores do partido e com outros que poderão ir para a legenda. A vinda de Dra. Lourdinha, aquece a disputa por novas conquistas e quem sabe, conversar pessoalmente com Lucia das Associações. É que segunda eu noticiei a ida de Lucia e seu marido para o lado de Joao Henriques e conversando com Dra. Lourdinha ela disse que só acreditava nessa hipótese, de Lucia trocar de lado se a própria Lucia fizesse um pronunciamento no rádio ou a ela mesma. Perguntei a ex-prefeita o que significava então Inocêncio na vice-presidência do Cooperar, ela simplesmente respondeu: Competência.

Não duvido nada, Suzana Aragão, que a vinda de Dra. Lourdinha tenha sido para estancar a sangria que aparenta haver no PMDB e oposição. Sim, e ela disse-me que o PMDB não terá candidato a prefeito ano quem vem em Monteiro e que apoiará o nome de Batinga para disputar o pleito, segundo ela, hoje um nome vitorioso em Monteiro e com capacidade de unir as oposições. 

Falando em oposição, conversei com Armando Abílio, presidente do PTB e ele me garantiu que Conrado será candidato a prefeito de Monteiro pelo partido e que o vereador tem carta branca para fazer qualquer tipo de negociação em nome do partido, desde que seja ele, Juraci Conrado, o candidato. Armando Abílio disse que o PTB perdoa Conrado por não ter seguido as orientações do partido nas eleições do ano passado e que confia, aposta e tem certeza de suas condições de sair vitorioso nas próximas eleições. 

Foi à vez de falar com Conrado, ele claro, confirmou a palavra do presidente do seu partido e ainda disse que há um proposito, um objetivo a ser alcançado, que é da união das oposições. Perguntei-lhe sobre a possibilidade dele sair como vice de Batinga. Conrado nem disse que sim, nem que não, apenas falou que para o PTB  fazer parte de um grupão da oposição, deveria ser apresentado ao PTB um projeto novo. Há inclusive no Vitrine do Cariri, blog do meu cumpade Fred Menezes uma enquete em que se busca uma sugestão para Juraci Conrado, uma delas é justamente  é sobre a possibilidade dele, Conrado, se aliar a Carlos Batinga e ser candidato a vice-prefeito

Mas qual seria esse projeto novo?  Iremos descobrir o significado dessa frase.
Tá contando aí Evânio da Praça da Saudade? Temos três candidatos: Edna, Batinga e Conrado. Certo?
Errado.

Faltou eu entrar em contato com Chuta pra confirmar essa condição, e eis que surge um fato novo: O presidente Paulo Sérgio também é prefeitável. Por que não?

É legitima essa possibilidade? Claro que é.  Vai acontecer de vera? Aí já é outra conversa.

Paulo Sergio me contou que é 90% certo sua saída do PSB, o partido do governador que um dia já foi de Batinga e deverá ingressar no PSD, o partido do vice-governador. Perguntei a Paulo Sergio se a ida dele para o partido de Romulo Gouveia não dignificava o apoio dele ao grupo Joao Henriques e consequentemente Edna ano que vem, ele foi mais forte que aveloz em verruga teimosa, cortou a prosa pela raiz e disse não. Que em momento algum apoiaria Joao Henriques ou candidato dele em eleição caseira. Mas como?(Perguntei-lhe) se o partido é como se fosse do vice-governador, se o vice apoia o governador, se o governador apoia Edna?  Mistura da gota! Ele disse que era assim mesmo e disse mais, que só ficaria no PSB se o partido lhe garantisse apoio para ser prefeito ou candidato ano quem vem... A prefeito. E o PMDB Presidente?  Paulin disse: Se o PMDB me der essa condição, poderei ir pra lá também.

Danou-se, Dona Dina lá no Feliz Retiro.

O que apurei também é que João Henrique tá descontente com o Romulo Gouveia por que não conseguiu emplacar no PSD a comissão provisória, que hoje é toda formada de antipatizantes do método de governar de João e grupo. Claro que não vou citar nomes. Para confirmar toda essa conversa em torno do novo partido, tinha um encontro marcado com o cumpade Edcarlos em Campina, mas nem deu certo.
Eita gota Primo,é hoje que Batinga chega do estrangeiro, o que ele trouxe de novo?

Segunda feira a gente se encontra de novo viu Monteiro?
Read more ...

Esperança e paciência.

Click Monteiro | 11:55 |

Cássio enumera dois requisitos que já foram cumpridos para tomar posse no Senado Federal

Cássio enumera dois requisitos que já foram cumpridos para tomar posse no Senado Federal O ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) mais uma vez desabafou sobre a luta que arrasta na justiça para tomar posse como Senador Federal. Certo de que o Supremo Tribunal Federal (STF), após decidir não aplicar a Lei da Ficha Limpa ano passado, determinaria a posse imediata ainda no primeiro semestre deste ano, o tucano disse que já preencheu os dois requisitos necessários para o exercício do mandato, mas continua aguardando.

“Meu recurso extraordinário já foi provido e não me refiro a decisão sobre aplicação da Lei da Ficha Limpa, mas do caso específico. No mês de maio o ministro Joaquim Barbosa deu provimento ao meu recurso, ou seja, eu ganhei a causa, os agravos que foram apresentados por Wilson Santiago não tinham efeito suspensivo”.  

Cássio explicou que o seu pleito “é insólito e chega a ser surrealista”. Ele disse que está esperando há seis meses que seja cumprida uma decisão do STF.


“Estou tranqüilo, sereno e aguardando com paciência. Não me resta fazer outra coisa senão manter a fé e conservar a minha confiança na justiça. Também agradeço a imensa solidariedade do povo da Paraíba, mesmo os que não votaram me abordam na rua para falar uma palavra de solidariedade”. Para o senador eleito, não existe motivo para demora já que os dois requisitos fundamentais para a posse já foram cumpridos. “Primeiro, a candidatura foi registrada, ganhei a causa no Supremo e o registro de candidatura foi deferida. Segundo, fui o senador mais votado no pleito passado na história da Paraíba. Tive votos para exercer esse mandato", enumerou.



Fonte:PB Agora
Read more ...

Negociações não avançam e Bancos e Correios prometem realizar ato público na Lagoa nesta quinta

Click Monteiro | 11:31 |



As negociações com os bancários e os funcionários dos Correios e Telégrafos não avançam e as duas categorias marcaram para a tarde desta quinta-feira a realização de um ato público no Parque Sólon de Lucena, (Lagoa). A informação foi repassada na manhã desta quarta-feira (28) pelo presidente do Sindicato dos Correios e Telégrafos, Manoel de Souza Santos.

Ele disse que está marcada uma assembleia para as 15h30 desta quinta-feira na sede do Sindicato da categoria na Avenida Duque de Caxias, no centro da Capital e de lá os trabalhadores sairão em direção a Lagoa, onde farão um ato público distribuindo uma carta aberta e panfletos com a população informando sobre os motivos da greve.


Ele disse que até agora o Governo Federal não apresentou nenhuma proposta de consenso. Entre as principais reivindicações, a categoria quer a reposição da inflação de 24,73%, um piso salarial de R$ 1.635,00, R$ 200,00 de remuneração salarial e a revogação da medida provisória 532 aprovada pelo Congresso Nacional e que trata da privatização dos Correios e Telégrafos.



Manoel de Souza explicou que a categoria está parada em todo o Estado, com exceção de João Pessoa, Cabedelo e Bayeux onde as agências estão atendendo por força de uma liminar. “Nesses locais as correspondências estão sendo recebidas, mas como a greve é nacional os funcionários estão orientando as pessoas que pode haver atraso na entrega desses documentos.



Com relação a greve dos bancários, o presidente do sindicato, Marcos Henriques explicou que hoje a noite haverá uma assembleia para avaliar a greve. “O Movimento está firme e mais forte do que o ano passado” comentou o sindicalista. Ele disse durante a assembleia de hoje a noite será decidido se os bancários irão participar do ato público programado pelo pessoal dos Correios e Telégrafos.



Entre as reivindicações a categoria está exigindo um reajuste salarial de 12,8%, o piso de R$ 2.297,00 conforme o Dieese, o fim do assédio moral e das metas absurdas, a implantação de um sistema de seguranças nas agências, a discussão do Sistema Financeiro, já que os bancos cobram altas taxas pelos serviços prestados à população e mais contratação de pessoal.



Posição do governo - A Fenaban considera "fora de propósito" a greve dos bancários. Em nota, a entidade argumenta que a proposta apresentada à categoria prevê reajuste a todos os salários, pisos salariais, benefícios e PLR em 8%. Alega ainda que o calendário de negociações apresentado pela Contraf está sendo cumprido e não há impedimento ao prosseguimento das negociações. "Desde o início, a Fenaban se manteve aberta ao diálogo e apresentou duas propostas econômicas em apenas uma semana", diz a nota.



Para a Fenaban, qualquer atitude que dificulte o atendimento de usuários é condenável, principalmente quando a negociação pode continuar e evitar qualquer paralisação. Aos clientes bancários, a entidade lembra que muitas agências funcionarão normalmente e vários outros canais de atendimento (internet, telefone, terminais de autoatendimento e correspondentes) permitirão a prestação de serviços. Ressalta, contudo, que sempre é um transtorno para quem quer utilizar uma agência específica e a encontra "bloqueada pelos piquetes ilegais dos sindicatos". Os bancos foram orientados a buscar todos os meios legais para garantir o atendimento da população. 
 
Fonte:Paraiba.com
Read more ...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Search

Tecnologia do Blogger.

Blogroll

About