segunda-feira, 30 de abril de 2012

Família usava bomba como ferrinho para segurar porta há 15 anos

Click Monteiro | 21:53 |

Descoberta aconteceu quando outra bomba foi achada no mesmo bairro


A doméstica Jerusa Pereira dos Santos, de 40 anos, guarda em casa há 15 anos um projétil de artefato bélico encontrado enterrado no quintal. 

No sábado (28), a dona de casa descobriu que era uma bomba e que representa riscos à família depois que um objeto semelhante foi encontrado em um canteiro de obras na mesma rua, no Jardim Carioca, em Campo Grande.

Nessa segunda-feira (30), policiais militares da Companhia de Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais (Cigcoe), devem ir até a casa retirar a bomba.

“A gente nem imaginou que pudesse ser uma bomba, e eu só guardei porque era diferente. Eu usava o 'ferrinho' pra segurar a porta; toda vez que alguém tirava ele do lugar, eu perguntava onde estava meu ferrinho”, disse Jerusa.

Há 4 meses, o irmão dela chegou a comentar que o “ferrinho” parecia uma bala e que deveria entregar para um museu. “Eu nem levei a sério”. A descoberta aconteceu depois que a polícia foi acionada para retirar um artefato explosivo de uma obra próxima, no sábado (28). A filha de Jerusa, de 10 anos, viu a bomba. “Ela voltou para casa desesperada, porque o objeto era igual ao que a gente tinha guardado”. A polícia soube da existência desse outro artefato e irá retirá-lo da casa hoje.

O projétil na casa de Jerusa foi descoberto em 1997, quando cavaram um buraco para uma fossa no quintal da casa. Na época, o marido da doméstica achou estranho o objeto, mas ele virou um 'souvenir' prático da família. As filhas da dona de casa usaram várias vezes o projétil para amassar latinhas. As meninas levantavam a bomba e usavam a base como martelo. “Ele [o artefato] era usado dentro de casa, no quintal, ficava no sol, segurava o portão e nunca aconteceu nada”, comenta.

Depois da descoberta de sábado, o projétil saiu do portão da casa e foi deixado no quintal, por receio de que algo acontecesse.

Análise


Depois de avaliar as fotos feitas pelo reportaagem, o major Marcos Paulo Gimenez, comandante da Cigcoe, disse que o objeto encontrado na casa de Jerusa é muito semelhante ao destruído no canteiro de obras no sábado.

O projétil destruído no canteiro de obras, segundo Gimenez, provavelmente era utilizado entre as décadas de 1910 e 1920. O sargento Tárcio Pimentel, técnico em bombas e explosivos da Cigcoe, disse que o exemplar destruído estava ativo. “Quando nós demos um choque com carga de explosivo reduzida o artefato explodiu e se fragmentou”, explicou. Parte do material foi recolhido para análise.

Pimentel explicou que não é possível identificar o tipo de explosivo, a origem do artefato ou há quanto tempo estava no canteiro de obras. “Só uma análise e um estudo detalhado podem definir as características do artefato”, conclui.

A Polícia Militar orienta que se alguém encontrar um objeto suspeito de bomba deve isolar a área e acionar o 190. As pessoas devem manter distância do material até chegada da polícia.


A assessoria do Comando Militar do Oeste (CMO) informou que vai procurar a família que encontrou o artefato e analisar se há necessidade de detonar ou não o explosivo. A assessoria não informou que o bairro onde o projétil foi encontrado era usada como área de treinamento militar.



G1
Read more ...

FENÔMENO: Jovem Paraibano supera barreiras e sem patrocínio se torna o maior lutador de jiu-jitsu do Brasil

Click Monteiro | 21:34 |
Victor Leal

Jovem atleta foi absoluto em sua categoria e conquistou o bi-campeonato na competição


Pelas mãos do pequeno Victor Leal, mais uma vez a Paraíba brilhou no topo do pódium do Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu, acontecido no final de semana, no Rio de Janeiro. 

Correspondendo a seu favoritismo, o jovem lutador, de apenas 14 anos, conquistou seu bi-campeonato na modalidade, superando a frustração de um surpreendente vice no ano passado.

Já tido como um fenômeno no jiu-jitsu nacional, Victor superou, no último sábado (28), dois fortes competidores: o carioca Roberto Rodrigues (aluna da JJ Leão Teixeira) e o paulista Henry Samways (da academia CheckMat). Sua superioridade técnica o garantiu a glória na categoria Infanto Juvenil 3.

A nova conquista do 'faixa verde' consagra o bi-campeonato brasileiro no curriculum de Victor, que ainda conta com três campeonatos paraibanos, três títulos norte-nordeste e um vice-campeonato brasileiro. Como se não bastasse tanta glória, o “pequeno” paraibano ainda sagrou-se campeão panamericano de Jiu-Jitsu, no ano passado.

Caminhada difícil
- Apenas R$ 4 mil separaram a Paraíba de estar pela segunda vez no topo do pódio de um dos maiores eventos do Jiu-Tsu internacional: o panamericano, realizado no início de 2012. Foi por falta desse valor que Victor Leal se viu forçado a desistir de tentar a segunda medalha de ouro no evento esportivo, já que era cotado como o grande favorito na competição.

Segundo o lutador, há dias esperou uma resposta positiva ao apelo que fez às autoridades paraibanas, mas, como resposta, a má notícia: foi negado o pedido de apoio.

Em contato com o MaisPB à época, o atleta não conseguiu esconder seu desapontamento com a situação. Nitidamente emocionado em ver a chance de se sagrar bi-campeão na competição se esvaziar, o pequeno lutador – que é tido como uma sumidade mundial na modalidade – tentou acalentar sua dor: “Agora só resta me preparar para o campeonato brasileiro”.

“Mais vale as lágrimas da derrota, do que a vergonha de não ter tentado”, arremata o lutador, em mensagem enviada à nossa redação.

Tentando superar as dificuldades, e já contato com o apoio de poucas empresas que se sensibilizaram com a “batalha” do jovem, Victor volta à Paraíba com mais uma medalha, e com a esperança que agora, enfim, seu Estado retribua tudo que ele tem feito pelos tatames do mundo.


MaisPB 
Read more ...

Governador lança projeto para conceder Carteiras de Motoristas gratuitas

Click Monteiro | 19:14 |


O governador Ricardo Coutinho (PSB) deverá anunciar esta semana o envio de projeto de lei à Assembleia Legislativa da Paraíba instituindo a Carteira de Habilitação Social, que sugere a concessão gratuita das carteiras de motoristas para os paraibanos de baixa renda.

A ideia é fazer com que o Estado passe a bancar os custos de emissão da Carteira, incluindo os gastos com as auto-escolas, desde que o motorista seja aprovado nos exames do Detran. 

Provavelmente terão direito ao benefício os inscritos no Bolsa Família e em faixas menores de renda.

Com o projeto, o governo pretende fazer com que o paraibano de baixa renda possa, ao aprender a dirigir, aumentar as possibilidades de conseguir um emprego. De fato, um projeto na direção certa. 

Luís Tôrres
Read more ...

Wilson Santiago perde mais uma para Cássio.

Click Monteiro | 17:30 |
O Ministério Público Federal, através da Vice-Procuradora-Geral Eleitoral, Sandra Cureau, opinou pelo desprovimento do Recurso Contra a Expedição do Diploma (RCED) do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) que foi impetrado pelo candidato derrotado ao Senado nas eleições de 2010, Wilson Santiago (PMDB-PB).

No seu Parecer, a Vice-Procuradora-Geral Eleitoral asseverou que no dia 23 de março de 2011, o Supremo Tribunal Federal, por maioria, concedeu registro de candidatura a Cássio Cunha Lima por entender que a aplicação de uma nova Lei, no caso a Lei Complementar 135, ofenderia o artigo 16 da Constituição Federal que diz claramente que “a lei que alterar o processo eleitoral entrará em vigor na data de sua publicação, não se aplicando à eleição que ocorra até um ano da data de sua vigência”.

A Dra. Sandra Cureau disse ainda através do seu Parecer, emitido no último dia 27, que o Supremo Tribunal Federal no dia 19 de outubro de 2011 deferiu o registro de candidatura de Cássio Cunha Lima ao Senado e que a LC 135 só poderia ser aplicada para as eleições de 2012 e por todo o exposto estaria “desprovendo tal recurso”, garantido assim mais uma vez, a decisão tomada em primeiro lugar, de maneira soberana pelo povo paraibano que elegeu em 2010, Cássio Cunha Lima como o senador mais votado da história da Paraíba, com 1.004.183 votos.



Com Procuradoria Geral Eleitoral

Read more ...

Radialista escala telhado, alicia garotos e é preso por tentativa de estupro

Click Monteiro | 17:18 |
Um conceituado radialista da região do cariri paraibano foi preso no final da noite deste domingo (29), após ser pego em flagrante acusado de aliciamento de menores.

De acordo com a delegada Wanderleia Gadi, titular da Delegacia de Monteiro, dois adolescentes – 15 e 16 anos – estavam dentro de uma residência quando o radialista e funcionário público Adriano das Neves Araujo, 34 anos, tentou fazer sexo com os menores.

Conforme depoimentos dos jovens pernambucanos, o acusado destelhou parte da cobertura da casa e disse aos garotos que pretendia fazer sexo oral neles. Com a rejeição dos menores, o radialista ofereceu dinheiro, mas eles resistiram.

Devido à insistência de Adriano das Neves, os adolescentes saíram correndo e acionaram a Polícia Militar. Eles narraram o fato e os policiais militares foram até a casa do radialista e o prenderam em flagrante com ajuda do Conselho Tutelar da cidade.

Adriano das Neves foi encaminhado para a Delegacia de Monteiro. Ele foi autuado por tentativa de estupro e aliciamento de menores. O acusado será encaminhado ainda nesta segunda-feira (30) para a Cadeia Pública de Sumé.

Depoimentos contundentes

De acordo com a delegada Wanderleia Gadi, o indiciamento do radialista ocorreu após os contundentes depoimentos dos adolescentes. As vítimas foram interrogadas separadamente e os depoimentos foram idênticos.

“Interroguei os dois meninos e eles tiveram a mesma versão do caso. Os depoimentos não tiveram contradições. Foram incisivos e contaram riquezas de detalhes sem equívocos”, comentou a delegada.
Hyldo Pereira  
Portal Correio
Read more ...

Casal é morto a tiros dentro de igreja Assembleia de Deus, diz polícia

Click Monteiro | 12:28 |
 (Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Agência RBS)

Grupo armado invadiu local na noite de domingo (29), durante culto.Jovem foi atingida por disparo no pé e foi socorrida.



Um grupo armado interrompeu de forma trágica um culto religioso dentro de uma igreja em Caxias do Sul, na Serra do Rio Grande do Sul, por volta das 21h de domingo (29).

De acordo com o Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO), quatro homens invadiram a Igreja Assembleia de Deus do bairro Vila Ipê e dispararam contra um casal (os dois com 46 anos), que morreu no local. Uma jovem de 20 anos ainda foi atingida por um tiro no pé, mas foi socorrida e levada a um hospital.

De acordo com a polícia, os homens invadiram o culto pedindo para que os fiéis deitassem no chão. Em seguida, efetuaram disparos contínuos contra o homem e a mulher. Os quatro suspeitos fugiram a pé. As vítimas não tinham antecedentes criminais.

O local foi isolado e a Polícia Civil e o Departamento Médico Legal (DML) foram acionados para a remoção dos corpos. A polícia trabalha inicialmente com crime de execução. O caso vai ser investigado pela 2ª Delegacia. 

Fonte:Do G1 RS
Read more ...

Cantor Flávio José Quase foi Vítima de Acidente em Monteiro

Click Monteiro | 12:15 |
Flávio José( Imagem da internet)
O Cantor Flávio José, pediu providências às autoridades responsáveis pela fiscalização do trânsito em Monteiro. De acordo com o cantor, ele só não foi atropelado na tarde deste domingo (29) por um motoqueiro, porque contou com a mão divina de Deus.

Flávio José relatou que ao sair da emissora Monteiro FM se deparou com um motoqueiro que pilotava o veículo em alta velocidade em cima da calçada e por pouco não aconteceu um acidente.

“ É lamentável a inversão de valores hoje em dia na sociedade, quem anda correto é considerado errado, quem anda errado” disse o cantor.

Flávio José, disse ainda que as imagens foram gravadas pelas câmaras de segurança da emissora e que estão disponíveis para as autoridades tentarem identificar o motoqueiro infrator.

Fonte:Revista do Cariri

Read more ...

Cúpula do PPS vai a Princesa Isabel

Click Monteiro | 12:07 |

Cúpula do PPS fará pré-lançamento da candidatura de Flora Diniz, em Princesa Isabel


A cúpula estadual do PP, na presença de membros da Executiva nacional do partido, fará o pré-lançamento da candidatura da ex-deputada Flora Diniz à Prefeitura de Princesa Isabel, brevemente. 


Quem presta a informação é o secretário-geral da legenda e ex-presidente da Câmara de Vereadores de Pitimbu, Durval Lira.

Segundo ele, o partido dará total cobertura às futuras candidaturas de prefeito e vereador em cidades do porte de Princesa Isabel, e, na maioria dos casos, haverá a presença de dirigentes nacionais do partido.

No caso específico de Flora Diniz, já está confirmada a presença da deputada estadual Gilma Germano, presidente regional do partido; do ex-secretário de Comunicação Institucional do Estado, jornalista Nonato Bandeira; do tesoureiro da Executiva estadual do PPS, Alexandre Brasil; e do vereador pessoense Bruno Farias, que é vice-presidente estadual da legenda.  

Assessoria

Read more ...

A Jiripoca vai piar.

Click Monteiro | 09:04 |
(Efigenio Moura- Escritor Monteirense)
Amigos da Rua do Arame, bom dia.

No São Joao de Monteiro, a Jiripoca vai piar.
Jiripoca é um peixe da Amazônia e do Pantanal. Mas no interior do sudeste, é uma gíria caipira, algo parecido com o bicho vai pegar. E o que danado uma gíria do sul cabe numa conversa de matuto, numa situação de nordestino? Cabe porque aquele cantor que não sabe dançar um xote tocado por Washington, mas que é bom pra animar rodeios tem seu maior sucesso parecido com os nossos justamente na catinga A JIRIPOCA VAI PIAR. Se o governo municipal não deixar de inventar essa mania besta de trazer cantor ou duplas estranhas ao forró ou que imite o forró, a jiripoca vai piar. Principalmente nesse momento em que nossos agricultores estão de cuia na mão.
 

Não há nada contra o São João. Contrário sou a pagamentos exorbitantes que são destinados a esses bons profissionais  mas completamente fora do contextos de nossa tradição, esvaziando o bolso da secretaria de agricultura e transformando  a cidade em uma Finlândia Cariri , pela boca do secretario de turismo e eventos.
O gado morre e não berra. Mas a jiripoca  pia.
 

Segundo  um site de nossa cidade, nas festas juninas de 2009, 2010 e 2011 a prefeitura pagou algo muito  próximo a 540 mil reais por apresentações dos sertanejos, Leonardo, Zezé, Luciano, Bruno e Marrone que repito , não fazem  e nunca farão parte do cenário do nosso São João, fosse na Festa da padroeira ou aniversario da cidade... Mas, voltando aos valores. Pela média vamos supor que para ouvir a JIRIPOCA PIAR, ou a musica que pia com a jiripoca, a Prefeitura deverá gastar (não considero investimento) mais uns 180 mil reais. A prefeitura deveria passar a valorizar de verdade que é da terra. Não devemos louvar nem fazer apoteose para os bons sertanejos, mas investir e continuar a investindo em talentos como Fagundes, Nanado Alves, Vates e Violas, Alexandre Pé de Serra entre tantos que temos tão bons ou melhores que os famosos globais.
 

Em contrapartida a essa girandola de artistas devemos saber que a situação no sitio cachoeirinha é desoladora.
Segundo informações, metade do rebanho de gado de Monteiro ou morreu ou já foi vendido por falta de comida. Aqueles que ainda não morreram, estão sendo vendidos a preços muito baixos para que o produtor não perca o boi inteiro. Vendendo agora, ele evita um prejuízo maior.
 

O gado muge fraco, mas a jiripoca pia alto.
Pia a um valor de 180 mil reais.

 

Se fôssemos reverter o possível cachê de 180 mil reais em carradas de palmas, que ainda tem a venda em Serra Branca, Coxixola e outras cidades vizinhas, daria umas possíveis 90 mil carradas de palma. É que cada carrada de palma tem o valor de mercado de 200 reais.
A economia que move nossa cidade além da pecuária, é o funcionalismo publico e os aposentados. 


Com o gado morrendo, os aposentados em sua grande maioria enganchados em empréstimos consignados, restam os funcionários públicos. A prefeitura bem que poderia esquecer essa besteira de trazer gente que não faz parte de nossa cultura, do nosso cenário e fornecer transportes para a palma, gratuitamente, para todos os pecuaristas que não te condição de manter seu rebanho.
 

Segundo dizem, para o gado e seus criadores, já não há mais saída. Para eles a jiripoca piou antes do dia 28 de Junho.
***
E não será amanhã o anuncio do concorrente de Edna. No programa das 8, Carlos Batinga disse que a prorrogação para o próximo sábado seria por conta de uns ajustes que estavam sendo feito. Um desses ajustes já aconteceu ontem mesmo, quando o PT decidiu que não terá candidatura própria e apoiará o candidato escolhido pela oposição. 


Na reunião que aconteceu no escritório do vereador Paulo Sérgio e que foi decidido a prorrogação do prazo e também apresentação da pesquisa, foi também percebido que além do PT não sair sozinho, terá a companhia do PHS, PSC,PTB,PMDB,PC do B e PPL. PP e PR decidirão ainda essa semana.
 

Por aquilo que me foi dito, a oposição vem disposta a fazer valer seu projeto de retomar o governo municipal. A certeza que temos é que aqui, nesse assunto também, a jiripoca vai piar, mesmo depois do São João.
 

Amanhã é outro feriado. É dia de quem trabalha não trabalhar. Não todos. Fica aqui o meu abraço aos policiais em serviço amanhã, os vigilantes, os médicos, enfermeiros e radialistas de plantão.
 

Voltamos na quinta.
 

Bom dia Monteiro.
Read more ...

Delegado Regional Danillo Orengo é homenageado pela Câmara de Vereadores de Monteiro

Click Monteiro | 08:47 |
(Delegado Danillo Orengo)


As publicações a seguir foram divulgadas no Jornal da Paraíba do último domingo (29).

 
Confira:
 
Voto de Aplauso
A Câmara de Vereadores de Monteiro aprovou requerimento solicitando voto de aplauso ao Delegado Danillo Orengo. A propositura foi do vereador e presidente da Câmara, Paulo Sérgio, do PPL, e teve como justificativa o bom desempenho que o Delegado vem registrando à frente da gerência da 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil do Cariri.  
 
Voto de Aplauso II
O Delegado Danillo Orengo está no cargo há apenas três meses e neste curto período tem demonstrado grande competência à frente do comando da Segurança Pública da região. Logo que assumiu o cargo, juntamente com a sua equipe de agentes e a PM, desarticulou a quadrilha do assalto ao banco da cidade de Prata em menos de seis dias.
 
Voto de Aplauso III
Em seguida, o delegado Danillo Orengo comandou a operação fronteira, que resultou na apreensão de dez quilos de maconha, entre Monteiro e o distrito de Pernambuquinho. Até o presente momento, sob o comando do delegado Orengo, já forma m efetuadas 24 prisões. “O 
Trabalho que vem sendo desenvolvido pela 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil, sob o comando de Orengo, tem sido salutar e elogiável, merecedor de reconhecimento e desta homenagem, prestada por esta Casa Legislativa”, disse o vereador Paulo Sérgio.
O Delegado Regional Danillo Orengo, ao tomar conhecimento do reconhecimento publicada no Jornal da Paraíba e do voto de Aplauso, relatou: 
“Primeiramente agradeço aos meus companheiros Policias Civis (Delegados, Agentes e Escrivães) pela desenvoltura e pelo excelente trabalho desenvolvido nos últimos meses, pois o reconhecimento se deu pela integração da Polícia Civil do Cariri e a competência de seus servidores. Também agradeço a Câmara dos Vereadores de Monteiro, em nome do seu presidente Paulo Sérgio, pelos votos de aplausos, dividindo-os com todos os servidores Policiais Civis, que fazem parte da 4ª DRPC.
 
Realmente em menos de 3 (três) meses a frente da Regional, a Polícia Civil da Comarca de Monteiro prendeu em flagrante delito 24 (vinte e quatro) pessoas, envolvidas em crimes apenas na cidade de Monteiro, demonstrando o comprometimento da Polícia Civil com a Sociedade Monteirense e região, além de afastar os infratores da Lei do convívio Social. Por exemplo, quase 100 % dos crimes de homicídio do Cariri já foram solucionados e várias pessoas foram presas em flagrante delito pela Polícia Civil, encontrando-se os autores do crime recolhidos na Cadeia Pública, desta Regional.
 
No Cariri, a integração com a Polícia Militar é total, tendo o Major Brandão colaborado com a luta contra a criminalidade e viabilizado esforços no seu combate.  
Comunico que foi implantado pela Polícia Civil o disque denúncia com o número 197, no Cariri Paraibano. Todas as denúncias feitas serão encaminhadas para a Delegacia Regional e todas, sem exceção, serão investigadas, necessitando apenas de uma ligação de qualquer pessoa, não existindo custo e não precisa se identificar. 
 
Dessa forma, em menos de três meses a frente da 4ª DRPC, sinto-me honrado em ser gestor de Segurança Pública no Cariri Paraibano, pela hospitalidade que fui recepcionado pela população do Cariri e pelas pessoas graciosas que conheci e já fazem parte da minha família, meus amigos policiais.
 
 
Jornal da Paraíba
www.clickmonteiro.com.br
Read more ...

domingo, 29 de abril de 2012

Eleição para escolha de reitor da UEPB pode ser adiada

Click Monteiro | 20:41 |
As quatro chapas de oposição vão entregar nesta segunda-feira, dia 30, às 9 horas da manhã, no protocolo da Universidade Estadual da Paraíba, ofício encaminhado ao Conselho Universitário da UEPB, solicitando adiamento das eleições.

O protocolo da universidade fica localizado no prédio central da instituição. Os reitoráveis concedem entrevista à Imprensa no local.

Quatro chapas decidiram pedir adiamento, para o início de junho, a consulta prévia para escolha do reitor e vice-reitor da Universidade Estadual da Paraíba, marcada anteriormente para 16 de maio. O pedido de adiamento foi feito durante reunião com a comissão eleitoral e será encaminhado ao Conselho Universitário, presidido pela reitora Marlene Matos.

As chapas são encabeçadas por José Cristóvão de Andrade, Eliana Maia Vieira e Agassiz de Almeida Filho, Mônica Maria Pereira. A informação é do professor Fábio Medeiros, candidato a vice na chapa de José Cristóvão de Andrade.

Eles alegam que menos de três semanas é pouco para debater com a comunidade universitária, composta por 22 mil eleitores. A propaganda eleitoral foi liberada para a utilização de adesivos ou em carros, o que foi justificado pelo presidente da Comissão Eleitoral, professor Luciano Albino, como fator positivo para que todas as determinações do edital sejam cumpridas.

As oposições se inscrevem e prometem ganhar as eleições para escolha do reitor e vice-reitor da UEPB. A declaração é dos professores José Cristovão de Andrade e Fábio Medeiros, respectivamente candidatos a reitor e a vice-reitor da Universidade Estadual da Paraíba.
 Assessoria de Comunicação
Read more ...

Mesmo em presídio federal, traficante paraibano determina execução de radialista

Click Monteiro | 20:29 |
(Apresentador da TV Arapuan, Anacleto Reinaldo)



O que fazer com presos de alta periculosidade? Esperar que ele um dia ‘aceite Jesus’ e deixe de destruir famílias?




Uma matéria publicada pelo site paraíba.com.br traz à tona mais um plano para executar profissionais da imprensa na Paraíba. O alvo da vez seria o apresentador Anacleto Reinaldo, bastante conhecido na área dos programas policiais.

A ordem para o crime partiu, segundo o site, de um bandido paraibano conhecido por ‘Fão’ que está preso num dos presídios federais do país. Essas unidades são tudo o que há de mais moderno no sistema prisional brasileiro, mas ainda assim não garante absolutamente nada.

Não entram celulares nos presídios federais? Não tem problema. Enquanto presos de alta periculosidade tiverem direito a visitas, advogados ou qualquer outro contato pessoal com alguém, esse interlocutor vai mandar o recado para os manos que estão lá fora.

E enquanto existir alguém dizendo que isolar completamente psicopatas de alto grau seria um ato ‘desumano’, milhares de seres humanos vão vivendo sua liberdade limitada nas ruas.

Veja a matéria sobre Anacleto.

Os jornalistas da área policial da Paraíba têm mesmo com o que se preocupar. Hoje pela manhã, o secretário de Segurança do Estado, Claudio Lima, revelou, numa conversa informal, aos jornalistas Clilson Júnior e Vinícius Henriques, que o apresentador da TV Arapuan, Anacleto Reinaldo, estava na lista da morte do traficante Fão.
 
De acordo com o secretário, o serviço de inteligência da polícia chegou à informação a partir de escutas telefônicas onde o traficante determina a execução de Anacleto.
Claudio Lima revelou também que procurou o proprietário da TV Arapuan, João Gregório, para relatar o fato e disponibilizar proteção policial ao jornalista que durante duas semanas foi protegido por seguranças.
 
O jornalista Anacleto Reinalo teria entrado na lista negra do traficante por revelar suas ações na televisão. Fão era um dos responsáveis pelo comando do tráfico de drogas nos bairros São José, Alto do Mateus, Ilha do Bispo, Novais e Mandacaru e atualmente está preso no Presídio Federal de Rondônia.
 
As declarações de Claudio Lima aconteceram na residência do radialista Vinicius Henriques, que foi surpreendido com a ação de bandidos que alvejaram seu carro e sua casa a tiros.
 
O comunicador responsabilizou o crime organizado pelo atentado, pois comanda o programa Rota da Notícia, na Rádio Arapuan, que é primeiro lugar no IBOPE, e denuncia todas as ações dos bandidos na Paraíba.
 


Fonte:ParaíbaemQAP 
Read more ...

Cássio Cunha Lima promete revelar segredo sobre seu passado político

Click Monteiro | 20:11 |

Senador da Paraíba disse que há um trecho de sua trajetória que os paraibanos desconhecem


As linhas de determinado período da história política do senador paraibano Cássio Cunha Lima ainda não foram escritas, ou pelo menos, ainda não chegaram ao conhecimento público. Figura importante no cenário político da Paraíba, o parlamentar revelou que há um trecho de sua trajetória que os paraibanos desconhecem.

Preferindo manter o segredo em sigilo e sem entrar em maiores detalhes o senador deixou entendido nas entrelinhas que o fato trata-se da sua saída do PMDB e posterior filiação ao PSDB. Apesar de não estabelecer data, o tucano garantiu que um dia “contará uma parte importante de sua história que a Paraíba ainda não sabe”.

Falando sobre algumas peculiaridades do assunto, ele trouxe de volta acontecimentos ocorridos no ano de 2000. Relembrou que “na prefeitura de Campina Grande, fez aliança com o PT, indicando Cozete Barbosa para sucessão”, mas não foi possível manter o apoio com o partido nas eleições para governo em 2002. É nesse tocante que o senador dá a entender que, por trás da ‘estratégia’, existiu algo a mais e promete relevar no futuro o motivo que culminou em tal “movimento político”.

Cássio afirmou que o “movimento lhe custou caro”, para tanto, contextualizou com ascensão do então candidato do PT, Avenzoar Arruda, qual conseguiu obter 12% dos votos dos eleitores na eleição estadual, implicando um segundo turno na Paraíba, portanto, impedindo que Cássio saísse vitorioso no primeiro turno do pleito. Suscitando a curiosidade, o senador disse apenas que o rompimento político com o Partido dos Trabalhadores não foi de “responsabilidade exclusiva sua”.

Seguindo com a narração, o parlamentar acrescentou que depois do ocorrido, teve a opção de filiar ao PDT, fato que também não se concretizou e foi ai quando ele ingressou no PSDB.

Por fim, Cássio explicou que não tem o intuito de provocar um mistério e justificou que alguns fatos devem ser preservados e distanciados da conjuntura política.                 




MaisPb
Read more ...

Biblioteca montada em jumento incentiva a leitura no interior de PE

Click Monteiro | 20:05 |
'Biblioteca-jumento' disponibiliza livros para comunidades rurais da Mata Sul de Pernambuco.
(Foto: Luciano Campêlo / Divulgação)

'Livros Andantes' leva publicações a comunidades rurais da Mata Sul.
Ariano Suassuna, Raimundo Carrero e Shakespeare fazem parte do acervo.

Uma biblioteca itinerante que tem como meio de transporte um jumento. A ideia inusitada faz parte do projeto 'Livros Andantes', que passeia atualmente pela Mata Sul de Pernambuco incentivando a leitura nas comunidades rurais de Raiz de Dentro e Estevinhas, em Amaraji. 
 
Cada um dos povoados vai receber quase 200 livros e cordéis, que ficam para a comunidade depois dos 16 encontros promovidos pelo projeto. Os encontros acontecem sempre aos domingos, com participação de professores e arte-educadores capacitados em oficinas do Livros Andantes.

Neste domingo (29), o projeto vai estar na comunidade de Raiz de Dentro durante a manhã. Na parte da tarde, é a vez de Estevinhas, ambos no município de Amaraji . “Pela nossa experiência, depois do 16º encontro, a comunidade já tem certa intimidade com os livros, já vai em busca deles. Afinal, nosso objetivo é realmente esse, deixar os livros, formar novos leitores”, conta Clara Angélica, coordenadora do projeto.

A escolha do jumento como meio de levar os livros às comunidades, que não tem um acesso fácil, faz parte do processo de conquista do público. “Quando eu pensei no projeto, pensei em ir em busca desse potencial leitor, que não tem como se deslocar até a biblioteca da cidade. O jumento é um meio de transporte bastante comum na região, eles usam para transportar o que plantam, como banana, inhame, cará. Era uma forma de fazer parte do cotidiano deles”, explica a coordenadora.

As atividades da biblioteca itinerante começam com a leitura de algum trecho ou capítulo de um livro e, depois, o público é convidado a escolher mais um para ser lido. Após a leitura, entram em cena os arte-educadores e os empréstimos dos livros, buscando sempre que o leitor compartilhe no encontro seguinte parte da obra com os outros. 

 "Quando você tem contato com os livros, de alguma maneira uma luz se acende na sua vida. É como se você estivesse o tempo todo na escuridão, e quando você tem contato com o livro, o mundo se abre pra você de alguma forma. Isso não tem preço", defende Clara Angélica.
Projeto busca formar novos leitores.
(Foto: Luciano Campêlo / Divulgação)

Entre os títulos à disposição das comunidades estão livros de autores pernambucanos, mas também de obras clássicas da literatura brasileira e mundial. “A gente leva Ariano Suassuna, Raimundo Carrero, literatura de cordel, não só naquela ediçãozinha de livreto, mas também uns de capa dura que já são publicados. 

Romeu e Julieta, uma versão mais adaptada para uma linguagem mais popular, a gente tem essa preocupação de trazer a boa literatura”, detalha Clara.
A primeira edição do projeto aconteceu em 2009, no povoado de Prata Grande, onde o projeto comemora mais de 1.200 empréstimos, e de Estivas, ambos em Amaraji. 

“Uma coisa que é muito legal é a receptividade, o encantamento que o livro provoca. Na primeira vez, muitos chegaram a cavalo e ficaram dentro de um abrigo. É todo um processo de conquista. No dia seguinte do primeiro encontro, seis adultos foram lá me procurar para serem alfabetizados”, lembra a coordenadora.

Nesta edição, além da ‘biblioteca-jumento’, o projeto criou também um cineclube, que leva curtas-metragens ligados às temáticas da comunidade. No primeiro encontro deste ano, no último dia 15 de abril, o filme foi ‘Terra para Rose’, de Tetê Moraes, documentário de 1985 que fala sobre reforma agrária. “Eles se identificaram, lembraram que foram de Vitória de Santo Antão para o Recife a pé, compartilharam experiências”, conta animada Clara.

Para esse domingo (29), o cineclube apresenta um documentário sobre mulheres que raspam mandioca. “É um documentário, um curta que tem totalmente a ver com a realidade deles. Eles têm casa de farinha, plantam a mandioca”, acrescenta a coordenadora.

 
Katherine Coutinho Do G1 PE
Read more ...

SUS ainda não cobre todas as patologias

Click Monteiro | 19:50 |
Alda Lucia Santos-infectologista

Mesmo com boa cobertura, vacinas contra catapora e HPV só estão disponíveis na rede privada



O calendário básico de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) tem ficado a cada ano mais completo. Mas ainda há doses que só são encontradas na rede privada. 

É o caso da vacina contra a hepatite A, que pode ser administrada a partir de um ano de idade e tem um custo médio de R$ 120 nas clínicas particulares.

“Na maioria das crianças a doença aparece de forma benigna, mas em uma pequena parte da população – principalmente os adolescentes e os adultos – ele pode aparecer na forma mais grave, com uma hepatite fulminante”, alerta a infectologista pediatra Alda Lúcia Santos (foto), ao comentar que a hepatite fulminante só é curada através de uma transplante de fígado.

Outro caso é o da vacina contra a catapora, doença altamente contagiosa e que só é disponibilizada gratuitamente no calendário de imunização dos indígenas. Ela custa em média R$ 140 na rede privada – conforme informações do Centro de Vacinação Cevacina (em João Pessoa). A dose também pode ser administrada a partir de um ano.

Na Cevacina ainda há disponível a imunização contra a Influenza Sazonal (gripe), ao preço de R$ 50. A vacina só é distribuída gratuitamente para os idosos (a partir de 60 anos) e para os indígenas (a partir dos seis meses) – em qualquer época. Uma vez ao ano, entretanto, há campanhas de imunização contra a gripe em que são disponibilizadas doses para um público prioritário: gestantes, menores de dois anos e idosos.

Também há doses na rede privada contra quatro sorotipos do vírus HPV – que é sexualmente transmissível e tem ligação com o câncer de colo uterino. Na Cevacina, a imunização pode ser feita a partir dos 9 anos, ao valor de R$ 390. Estima-se que o HPV tenha mais de 100 diferentes variações, mais quatro delas são as mais comuns.
 
Do JP Online
Read more ...

Deputado Estadual da PB está mergulhado em nebuloso oceano após denúncia no MPF

Click Monteiro | 19:44 |
Dep.Anísio Maia.( imagem da internet)
O jornalista e blogueiro Luís Tôrres, fez uma análise neste domingo  do delicado momento político vivido pelo deputado estadual Anísio Maia do PT, que terá que se explicar perante o Ministério Público Federal, quanto a possível  concessão de benefício defeso a falsos pescadores em troca de dinheiro, e a concessão irregular de créditos  do PRONAF a Associação de Psicultores de Araçagi e Cacimba de Dentro.

Denúncia vinculada ao período que parlamente esteve a frente da Superintendência Estadual da Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca.


Confira a postagem na integra


O presidente do PT de Sousa, Gervásio Bernardo, se meteu com “tubarões” e teve a cabeça engolida pela direção estadual do partido ao denunciar o deputado Anísio Maia, líder da legenda na Assembleia Legislativa, por supostas irregularidades quando sua passagem pela Superintendência Estadual da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (SEAP) na Paraíba.




Gervásio não recebeu crédito da legenda, que inocentou Anísio por antecipação, e ainda foi ameaçado de processo de calúnia e difamação pelo líder petista.




Para se livrar das denúncias, no entanto, Anísio vai ter que ameaçar processar mais gente, dentre os quais o procurador da República, Werton Magalhães, que determinou, em abril de 2011, a abertura de inquérito civil público, de número 1.24.000.001690/2009-73, para investigar possível concessão de benefícios de defeso a falsos pescadores em troca de dinheiro e a concessão irregular de créditos do PRONAF a Associação de Psicultores de Araçagi e Cacimba de Dentro.




Conforme informações obtidas por este blog junto à coordenadoria jurídica do órgão, investigação essa que está em plena execução pelo Ministério Público Federal, e não concluída como o deputado costuma dizer em entrevistas.




E por razões óbvias.




Um relatório elaborado por comissão criada pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável, ligado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, em 2009, fundamenta toda a denúncia e arrasta o parlamentar petista para um suposto e nebuloso esquema de irregularidades na Superintendência da Pesca na Paraíba.




O relatório, que fundamenta as investigações do MPF, é fulminante. Aponta Anísio Maia como envolvido num verdadeiro esquema de concessão irregular de créditos de PRONAF a pescadores supostamente desavisados. Os peixes produzidos, em alguns casos, segundo depoimento de pescadores, eram vendidos pelo próprio deputado, então superintendente da Pesca na PB, “em pontos da Capital”.




A Comissão encontrou indícios de fraude nas declarações de rendas dos pescadores usados para tirar os financiamentos. A maioria negou a renda declarada ao banco. Os investigadores recolheram Declarações de Aptidão ao Pronaf em branco assinadas por Anísio Maia.




Depoimentos de pescadores financiados apontaram que eles nem sabiam sequer que tinham débitos junto ao Banco. Muitos revelaram que eram “laranjas” de Anísio Maia. Eles disseram que toda “papelada” foi organizada por Anísio e Josué Benício Pontes, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Em janeiro de 2009, a Comissão ouviu Anísio Maia, que disse estar sendo vítima de perseguição e denúncias infundadas. Não convenceu.




O trabalho da comissão, formado por representantes do Governo Estadual, da Delegacia Federal do Ministério da Agricultura e ainda do Branco do Brasil, foi iniciado ainda no governo Cássio. A comissão concluiu pela veracidade das denúncias. Mas o Conselho, já na gestão de José Maranhão no governo, após posse em fevereiro de 2009, rejeitou o relatório. Maranhão tinha Luciano Cartaxo, do PT, como vice-governador.


Questionários aplicados com dezenas de pescadores envolvidos na concessão de créditos, a maioria sem condições de recebê-los, apontaram que Anísio Maia usou tais pescadores como “laranjas”. As emissões de Declarações de Aptidão ao Pronaf, nestes casos, também foram consideradas irregulares.


Anísio Maia vai precisar mais do que ameaças ao presidente do PT de Sousa para se livrar do anzol que mordeu ao ser fisgado em investigação pela Procuradoria da República na Paraíba.


O procurador Werton Magalhães não costuma voltar de mãos vazias de suas pescarias.







 Blog Luís Tôrres
Read more ...

Políticos brasileiros devem cerca de R$ 300 mi aos cofres públicos por multas eleitorais

Click Monteiro | 19:31 |
( Imagem da Internet)
Um esqueleto que hoje alcança a cifra de R$ 300 milhões tem crescido silenciosamente a cada eleição no país. Esse é o tamanho da dívida referente a multas eleitorais em que os maiores devedores são candidatos e partidos políticos. Nunca quitado, o débito foi parar na dívida ativa da União e impressiona pelo ritmo de crescimento a cada pleito eleitoral.

Nos últimos seis anos, o montante mais que dobrou, saltando de R$ 110 milhões em 2006 para R$ 298 milhões neste ano.
A maioria das autuações é por irregularidades na propaganda eleitoral. As infrações vão desde a pintura de um muro fora dos padrões permitidos por lei até a realização de publicidade fora do prazo legal. 

Os valores das multas começam em cerca de R$ 1 mil, mas podem chegar a R$ 100 mil, nos casos de condenação por abuso de poder econômico, como ocorreu com os três governadores cassados recentemente: Cassio Cunha Lima (Paraíba), Marcelo Miranda (Tocantins) e Jackson Lago (Maranhão, que morreu em 2011).

Essa dívida equivale hoje a todo o dinheiro que o governo federal repassará este ano aos partidos políticos. Em 2012, sairão do Orçamento da União R$ 286,3 milhões para o Fundo Partidário. Já os débitos de multas eleitorais inscritos na dívida ativa até março somavam R$ 298,4 milhões, segundo a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN).
O GLOBO solicitou ao órgão a lista dos maiores devedores, mas ela não foi informada, segundo a procuradoria, por causa do sigilo fiscal.

A legislação proíbe políticos que não acertaram as multas eleitorais com o Erário de se candidatar. A regra é recente; entrou em vigor na eleição de 2010 e terá agora o primeiro teste num pleito municipal.
Todo candidato multado tem direito a recorrer junto à Justiça Eleitoral. Se confirmada a multa, ele tem prazo de 30 dias para pagá-la. Não havendo pagamento, entra na lista de maus pagadores da União para que o débito seja cobrado judicialmente.
Na prática, entretanto, essa cobrança não ocorre na maioria dos casos das multas eleitorais. 

Esse é um dos motivos para o crescimento da dívida milionária envolvendo candidatos e partidos. O governo somente executa débitos inscritos na dívida ativa acima de R$ 20 mil. Segundo a PGFN, valores inferiores não compensam ser cobrados pelos custos do processo judicial. Como, em geral, as multas eleitorais ficam bem abaixo desse patamar, os políticos inadimplentes raramente são processados. O débito, que é corrigido anualmente, somente passa a ser alvo de cobrança se atingir R$ 20 mil.

Os devedores podem ser beneficiados com a prescrição da cobrança da dívida, como ocorre com todo devedor da União. Ex-procurador regional eleitoral da Paraíba e autor do livro "Direito eleitoral", Roberto Moreira de Almeida explica que, passados cinco anos sem cobrança, o político pode tentar na Justiça tirar o nome dele da lista de devedores e obter uma certidão negativa de débito, ficando apto novamente a disputar eleições.

Para Almeida, o país ainda está num processo de mudança cultural nessa questão.
- Durante muito tempo os políticos tinham a certeza da impunidade também em relação às multas eleitorais - disse.


Globo.com
Read more ...

Acidente de ônibus mata 7 pessoas no Japão

Click Monteiro | 09:55 |
 
 (Foto: Kyodo News/AP)

Cerca de 40 ficaram feridas na colisão, segundo a agência Kyodo.

Grupo seguia para a Disneylândia da capital japonesa.



Pelo menos sete pessoas morreram neste domingo (29) e cerca de 40 ficaram feridas em um acidente de ônibus quando se dirigiam ao parque Disneylândia de Tóquio, no Japão, informou a agência Kyodo.

O veículo, que tinha partido sete horas antes da província de Kanazawa, se chocou contra um muro da estrada na província de Gunma, vizinha a Tóquio, por razões ainda desconhecidas.

Os mortos são seis mulheres e um homem, enquanto entre os feridos há pelo menos nove em estado grave, segundo a emissora pública NHK.

O acidente aconteceu no começo da chamada "Golden Week", um dos períodos de férias mais importantes no país.
 
Da EFE

Read more ...

Igreja Evangélica em São João do Cariri transforma lixo em programa social pra Crianças e Adolescentes

Click Monteiro | 09:49 |


A Igreja Evangélica, Missão Cariri para Cristo em São João do Cariri, Liderada pela Pastora Valdilene Cordeiro,( Lena ) vem desenvolvendo na cidade um projeto de reciclagem do lixo, esse projeto tem dois objetivos principais: primeiro visa trabalhar com a comunidade a educação ambiental dando um destino correto ao lixo,  mostrando  na prática que o lixo pode ajudar  muita gente, depois transformar o resultado financeiro do trabalho, num centro de apoio a criança e ao adolescente do município, com assistência de profissionais, estudos e práticas de esportes nos finais de semana. 

O projeto recicla, assim denominado, pela pastora Lena e por todos os fiéis da Igreja, vem a cada dia ganhando adesão da população sãojoãoense, que a principio não entendia direito o projeto, mas hoje independentemente da Igreja  que participa,  estão ajudando, com isso tem aumentado a quantidade de produtos recicláveis e  por consequência o resultado financeiro tem melhorado desta forma, num curto espaço de tempo será possível ampliar o número de crianças e adolescentes atendidas, afirma a Pastora Lena.

Pastora Valdilene Cordeiro (P. Lena)


Cariri de São João
Read more ...

Acusado de furtar mais de R$ 40 mil em Monteiro é preso

Click Monteiro | 09:34 |


 
A Polícia Militar prendeu na manhã deste sábado (28), um homem acusado de praticar vários furtos no interior do Mercado Público Municipal de Monteiro. O fato ocorreu por volta das 10h, depois de chegar ao conhecimento da polícia que havia sido furtada a quantia aproximada de R$ 3.500, em espécie, e R$ 40 mil, em cheques, da pessoa de Edmilson Torres de Almeida, proprietário de um box dentro do mercado. Outras duas vítimas procuraram a delegacia para denunciar o acusado. Participaram da operação os PM’s Gerivaldo, Cleonilson, Ferraz e Lefyter.

De acordo com informações repassadas ao Cariri Ligado, foi apreendida em poder do acusado José Carlos Nascimenro, conhecido como ‘Carlinhos’, de 44 anos, residente em Campina Grande, a quantia aproximada de R$ 1.600. Os cheques (20), por sua vez, foram encontrados por populares, jogados dentro de uma caixa, e devolvidos à vítima.
 
 
Policiais Civis (Celecilenilton, Leonardo e Wellington, de Plantão na 4ª DRPC, em Monteiro, apuraram que o acusado responde a vários processos nas cidades de Campina Grande, Guarabira/PB, Santa Rita/PB e Rio Tinto/PB, pela prática de outros crimes contra o patrimônio e portes de arma. Investiga-se informes de que o mesmo teria Mandado de Prisão em aberto, expedido pela Comarca de Campina Grande/PB.

Segundo a polícia, o acusado não agia sozinho e fazia parte de um grupo de punguistas, oriundos da cidade de Campina Grande/PB, os quais se aglomeravam em locais estratégicos do mercado público para atacar as vítimas, geralmente idosos, utilizando-se de destreza para subtrair-lhes dinheiro e pertences de seus bolsos. Acredita-se que os demais suspeitos tenham deixado a cidade após a prisão de JOSÉ CARLOS.
 
 
O flagrante foi lavrado pela Delegada Vanderléia Gadi, tendo o acusado sido encaminhado à cadeia pública de Monteiro, onde deverá permanecer à disposição da justiça.
 
 
Fonte:Cariri Ligado 
Read more ...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Search

Tecnologia do Blogger.

Blogroll

About