sábado, 31 de março de 2012

O legislador e o fora da lei -Demóstenes Torres e Carlinhos Cachoeira.

Click Monteiro | 21:31 |

Novos documentos e escutas mostram a intensa troca de favores entre o senador Demóstenes Torres e o bicheiro Carlinhos Cachoeira – da saúde pública às licitações da Copa


Investigações da Polícia Federal mostram que essa relação incluía inúmeras conversas amistosas, acompanhadas de troca de favores.

Um desses bate-papos ocorreu num final de tarde, exatamente às 16h38, do dia 11 de abril de 2011. Os dois conversaram sobre negócios ao telefone. Demóstenes pediu ajuda a Cachoeira para vencer uma licitação em Mato Grosso. Estava em disputa a prestação de serviços de marketing relacionados à Copa do Mundo de 2014. Demóstenes diz a Cachoeira que um “amigo nosso”, dono de agência de publicidade, está interessado. “Cê acha que consegue?”, pergunta Demóstenes. “Acho um negócio bacana. Se for do interesse seu... (de Demóstenes)”, responde Cachoeira. “Eu acho que consigo.” Quatro minutos depois, os dois voltam a se falar, e Demóstenes afirma que passará na casa de Cachoeira para conversar mais sobre o assunto. 
A ocasião realmente merecia uma discussão mais profunda: estavam em jogo dois lotes, de R$ 13 milhões cada um. 

Mais tarde, Cachoeira tratou do mesmo assunto com Cláudio Abreu, representante da empresa Delta Construções no Centro-Oeste. “Pega uma (um dos lotes) pra nós”, diz Cachoeira. Em milhares de páginas, o inquérito da Operação Monte Carlo expõe em detalhes como Demóstenes Torres conciliou – e muitas vezes misturou – sua função de senador da República com a de prestador de serviços e parceiro privado de Cachoeira. Tais serviços incluíam lobby, tráfico de influência e corrupção.

Demóstenes defendeu, por exemplo, os interesses da Vitapan Indústria Farmacêutica, laboratório de Carlinhos Cachoeira. Era uma vida dupla. Em público, Demóstenes cobrava rigor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nas licenças concedidas na área de medicamentos. Pelo caminho legal, um laboratório desenvolve um medicamento, submete o trabalho à Anvisa e pede autorização para fabricá-lo. 

ÉPOCA teve acesso a documentos internos e atas de reunião da Anvisa, a registros e planilhas da Vitapan e à troca de correspondência entre o gabinete de Demóstenes, o laboratório e a agência reguladora. Esses papéis mostram que, nos bastidores, Demóstenes mudava de lado. 

Ele usava seu prestígio de senador e a estrutura do Senado para pressionar a Anvisa a atender os pleitos de Cachoeira. Entre eles, apressar o registro de uma dúzia de medicamentos.

Share7
MARCELO ROCHA, MURILO RAMOS E ANDREI MEIRELES
Revista Época
Read more ...

Parte das cinzas de Chico Anysio é jogada no Projac, no Rio

Click Monteiro | 21:09 |

Restante será despejado em Maranguape, sua cidade natal, no Ceará. 

Viúva Malga di Paula diz estar realizando um desejo do humorista.

A primeira etapa de um dos últimos desejos de Chico Anysio, que morreu no dia 23 de março, em consequência de uma parada cardiorrespiratória, foi cumprida na tarde deste sábado (31). 
Após a missa de sétimo dia, celebrada pela manhã, a viúva Malga di Paula e dois filhos do humorista, Nizo Neto e Bruno Mazzeo, jogaram de um helicóptero parte das cinzas do humorista sobre a Central Globo de Produção (Projac), em Jacarepaguá, na Zona Oeste da cidade.

A outra parte das cinzas, segundo Malga, será jogada em Maranguape, no Ceará, cidade natal de Chico, no dia 12 de abril, data em que completaria 81 anos de vida.
"Ele dizia que esse eram os dois lugares onde ele foi mais feliz ao longo dos anos da vida dele. A outra parte das cinzas vai para Maranguape. Oitenta e um anos depois, Chico vai voltar à terra natal", disse a viúva.
Helicóptero despeja as cinzas de Chico Anysio na Central Globo de Produção (Foto: TV Globo / João Cotta )
 
Missa de sétimo dia
 
A missa de sétimo dia do humorista começou pouco depois das 11h deste sábado. A cerimônia, reservada a amigos e parentes, foi celebrada na Igreja de São Francisco de Assis, no Rio Comprido, Zona Norte.

Malga chegou à igreja levando às mãos a urna com as cinzas de Chico. Compareceram ainda os filhos do humorista e amigos como Marília Pera, Tássia Camargo, Glória Perez, Elymar Santos, Castrinho, Alcione Mazzeo, Milton Gonçalves.

De acordo com a assessoria de comunicação do artista, a missa é celebrada por Frei Brás, o mesmo que realizou o casamento do artista com Malga Di Paula.
A missa terminou às 12h30. Malga cantou a música "Soleado", de Moacyr Franco. À saída da igreja, ela disse que a missa foi uma "despedida dolorosa mas emocionante".
"A missa foi linda e simples como Chico sempre foi. Tocou muito o nosso coração", disse ela.

Dona Auzelia, mãe da ex-ministra Zélia Cardoso de Mello, ex-mulher de Chico, esteve na missa e anunciou que mandará rezar também no dia 12 de abril uma missa em Nova York, nos EUA, onde Zélia vive com os dois filhos que teve com Chico.

O corpo do humorista foi cremado no dia 25. A cerimônia reuniu familiares e amigos no Crematório da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, no Cemitério São Francisco Xavier, no Caju, Zona Portuária.
Ao fim da cerimônia, Malga Di Paula falou sobre a perda do marido. "Surpreendentemente estou mais forte, do que imaginava. Foi uma cerimônia linda, de várias crenças, mas quem conduziu foi um frei franciscano, pois o Chico sempre dizia que era um franciscano."

Ela disse que a família está criando o Instituto Chico Anysio, que vai ajudar pessoas com doenças bronco-respiratórias. "Vou abrir esse instituto porque é para ajudar. São 250 milhões de pessoas no mundo que sofrem desse mal e que o Chico vai estar ajudando. O instituto também tem o intuito de conscientização contra o tabagismo", ressaltou Malga, explicando que agora só falta o dinheiro.

Ao longo de seus 65 anos de carreira, o cearense Chico Anysio criou mais de 200 personagens e foi um dos maiores humoristas do Brasil com destaque no rádio, na TV, no cinema e no teatro.

Além de se dedicar ao humor, Chico também foi artista plástico. Apaixonado pela pintura, retratou paisagens ao redor do mundo a partir de fotografias que tirava dos países que visitava. Realizou exposições de seus quadros em diversas galerias do Brasil e chegou a afirmar que gostaria de ter dedicado mais tempo à atividade. Ele deixa oito filhos e completaria 81 anos no dia 12 de abril.
 
TwitterPoucos minutos após a divulgação da morte de Chico Anysio, o nome do humorista ficou em primeiro lugar no Trending Topics mundial - assuntos mais comentados -  do Twitter. Muitos famosos lamentaram a morte do comediante na rede social.                     
 
Alba Valéria Mendonça Do G1 RJ
Read more ...

Pedra tomba sobre carro e menina de 9 anos escapa com vida no ES

Click Monteiro | 20:40 |
Pedra de granito cai sobre carro (Foto: Herbert Viana / VC no G1)

Criança ficou levemente ferida e foi levada para o hospital.Segundo PRF, peso das pedras de granito variam entre 25 e 30 toneladas.


Um pedra de granito caiu sobre um carro de passeio na manhã deste sábado (31), na rodovia ES-486, que liga Cachoeiro de Itapemirim a Alegre, no Sul do Espírito Santo. 
 
 Segundo o auxiliar administrativo Herbert Mendes Viana, que registrou imagens, uma menina de nove anos estava dentro do veículo.

O tio da criança, que preferiu não se identificar, é dono do carro e confirmou que ela estava dentro do veículo, mas no banco de trás. Testemunhas disseram que a menina foi vista no banco do motorista.

Segundo Herbert, moradores da região disseram que o motorista da carreta estava em alta velocidade e aparentemente não havia trava de segurança, obrigatória em caminhões que transportam pedras de granito. 

A polícia não soube confirmar as informações.

Segundo os policiais, outro caminhão também se envolveu no acidente. A Polícia Rodoviária Federal (PRF), informou que as pedras de granito transportadas no estado variam entre 25 e 30 toneladas, mas também podem passar de 40 toneladas.
 
 Pedra de granito caiu sobre veículo em Cachoeiro de Itapemirim (Foto: Herbert Viana / VC no G1)
    Criança de nove anos ficou levemente ferida (Foto: Herbert Viana / VC no G1)                 
 
Do G1 ES
Read more ...

Sobrinho de Wando é espancado e morre em Belo Horizonte

Click Monteiro | 20:18 |
Foto: Divulgação

Segundo a polícia, José Carlos Faustino estava preso mas conseguiu alvará de soltura durante o período de internação do cantor na capital. O sobrinho de Wando foi encontrado com o rosto totalmente desfigurado


Um jovem de 21 anos, identificado como José Carlos Faustino, foi encontrado morto na manhã deste sábado em Belo Horizonte.

Ele foi morto após passar por sessões de espancamento, segundo a polícia: seu rosto estava totalmente desfigurado e havia um cadarço ao redor de seu pescoço.

Ainda segundo a polícia, Faustino seria sobrinho do cantor Wando, morto em BH há menos de dois meses depois de quase dez dias internado.

A nova vítima já tinha passagens pela polícia, sempre por envolvimento com tráfico de drogas, mas conseguiu um alvará de soltura no período em que seu tio famoso ficou internado.

A mãe dele, Maria das Graças Reis, irmã do cantor, sentiu-se mal depois de receber a notícia da morte do filho. Por enquanto, a polícia não tem suspeitos do crime.                         

Minas 247
Read more ...

Novela da Globo-Avenida Brasil-faz alusão aos paraibanos como sendo "uma gente que come calangos e lagartixas".

Click Monteiro | 20:03 |

A televisão
Nal Nunes
  
Partindo do princípio de que a televisão é sem sombras de dúvidas um instrumento de comunicação capaz de insuflar regras, ditar comportamentos, padrões, modas, manipular pessoas, criar situações inusitadas... Enfim, transformar a sociedade, principalmente quando se trata de um terceiro mundo, é inadmissível um poderoso canal como este utilizar seus horários nobres para fazer apologia a perversão ...como é o caso da nova novela da Globo(Avenida Brasil), onde se praticam duas situações lamentáveis. 
 
A primeira, quando tratam a Paraíba com citações preconceituosas através da personagem de Carminha ( Adriana Esteves) que menciona os paraibanos de forma pejorativa como: “paraibanada”. Isso ocorre no momento em que os paraibanos daquela novela apresentam-se falando de boca cheia e/ou em cenas ridicularizadas. Ela (Adriana Esteves)que faz um papel de uma carioca bandida, traficante ...Não seria criativo também generalizar o povo do sudeste, citando-os na novela como por exemplo: TRAFICANADA ? No caso da Paraíba, pretende-se o que? Macular a imagem de um Estado? Rotular a Paraíba como um
ESTADO SEM EDUCAÇÃO? O que tem de cultural nisto?

Ainda esta semana, mais precisamente no capitulo exibido na quinta-feita(29), outro personagem ( mãe do jogador Tufão) que faz um papel de um jogador noivo com uma paraibana, faz alusão aos paraibanos como sendo uma gente que come calangos e lagartixas. 
 
Ora, o que tem de educativo nisto? Talvez o autor ou o núcleo que está editando está novela tenha bebida da água cultural do BBB-12, cujo programa faz jus tão somente as suas iniciais, ou seja, (Bun... – Buc- e Briga) fora isto, o que se tem lá?

O segundo ponto que nos deixam estarrecidos é a personagem de Neo (ou Leo) Maia, uma criança de apenas 7 anos, beijar na boca quando contracena com outra criança de igual idade, isso durante um namoro e depois um casamento de brincadeira. Beijo na boca, ou SELINHO como queiram chamar, isso é normal? Ah é?... 
 
Então ensinem e mandem suas filhas e mulheres sair por ai dando esses beijos (travestidos com o nome de selinho) nas bocas que encontrarem. Depois não venham falar que o mundo tá perdido, que aumentou a pedofilia, que criança de 7 anos deveria está brincando de boneca.

Com a palavra o Dr. Pedro Nunes Filho.               
 
Por Nal Nunes
Cariri Ligado
Read more ...

Vereador diz que Prefeito paraibano usou verbas destinadas a pessoas carente para fazer turismo

Click Monteiro | 18:42 |
Prefeito de Pedra Lavrada(Imagem da Internet)
Pedra Lavrada(PB): A Câmara Municipal de Vereadores de Pedra Lavrada, realizou sessão ordinária na última sexta-feira(30), onde tinha como objetivo principal votar o Projeto de Lei que iria alterar o Plano de Cargo, Carreira e Remuneração do Magistério Municipal. Como o Projeto de Lei foi retirado de pauta a pedido da prefeitura.
Vereador Cirilo Neto(imagens da Internet)

O vereador Cirilo Neto  fez  acusações, munido de documentos, ao prefeito Tota Guedes e sua administração. As acusações foras as seguintes:

1- A existência de uma lei que obriga os carros locados(alugados) aos entes públicos municipais a usarem adesivos com identificação, que não é cumprida;


2- Manutenção de pagamento a 'funcionários fantasmas';


3- Pagamento de horas-extras a 'funcionários fantasmas';


4- Pagamentos indiretos, feitos através dessas horas-extras a terceiros, burlando a obrigatoriedade do concurso público;


5- Funcionários que desempenham a mesma função e tem uns que ganham mais que outros;


Além dessas denúncias, o vereador Cirilo Neto também acusou o prefeito de ter usado dinheiro destinado a pessoas CARENTES, para pagar hospedagem e outros gastos em um Hotel de Luxo em Natal, para um amigo seu e o próprio prefeito.
Imagens do hotel:                                                                           
ClickPB 
VOZDEPEDRA.COM
Read more ...

Ricardo é alvo de matéria em Veja e governo "despenca na crise", leia

Click Monteiro | 14:51 |

O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, foi alvo de nota na coluna Panorama da revista Veja e o escândalo das ambulâncias ganhou novos contornos.



Leia:

Negócios entre amigos

O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, fechou um contrato de aluguel de 32 ambulâncias por  8,7 milhões de reais por ano.

A locação da cada carro ficou em 272 000 reais, valor superior ao de um novo do mesmo modelo, que  custa 160 000 reais. Além do preço, há outros pontos nebulosos no contrato com a Easy Life Emergências Médicas. Seu dono, Antônio Disraeli, tem a empresa que alugou jatinho que levou  o governador do Ceará, Cid Gomes, à Europa com a sogra. No ano passado, Disraeli foi homenageado pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos, para quem também aluga ambulâncias. Os três governadores são do PSB.

Entenda o Caso:

O Ministério Público Federal ofereceu, em março deste ano, denúncia contra o empresário, Antônio Disraeli Azevedo Ponte, por envolvimento na prática de crime previsto no artigo 171, do código Penal brasileiro. Para quem não está ligando o nome a pessoa, Disraeli é o responsável por alugar 32 ambulâncias ao governo da Paraíba, enquanto 90 veículos se encontram parados por falta de bases do SAMU.

Conforme auditoria do SUS, o empresário criou diárias fictícias no Hospital Estevão Pontes Ltda., em Sobral/CE, no intuito de onerar o Sistema Nacional de Saúde.

Conforme a denúncia, a Tipificação dos crimes é a seguinte:  "A conduta dos denunciados amoldam-se ao descrito nos arts. 171, § 3º do Código Penal". "Art. 171. Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento:  Pena - reclusão, de um a cinco anos, e multa. § 3º - A pena aumenta-se de um terço, se o crime é cometido em detrimento de entidade de direito público ou de instituto de economia popular, assistência social ou beneficência".

A denúncia é assinada pelo Procurador da República, Ricardo Magalhães Mendonça. 



Janildo Silva com Veja
Read more ...

Senador critica governo da Paraíba por descaso com o ensino público

Click Monteiro | 14:35 |
O senador Vital do Rego (PMDB-PB) demonstrou na manhã deste sábado (31), sua preocupação com a fragilidade com que o novo governo da Paraíba tem tratado a questão da educação, neste início de ano letivo.



Para ele, o funcionamento em caráter precário das unidades de ensino “é mais um dado para prejudicar a já combalida situação da educação pública que atende principalmente as classes populares”.
Segundo Vital, os motivos vão “da falta de recursos humanos à falta de infra-estrutura”. Quem concorda com o senador são os professores de três grandes escolas estaduais de Campina Grande que tiveram suas gratificações retiradas dos contracheques e estão com as atividades paralisadas por tempo indeterminado: o Colégio Estadual da Prata, a Escola Premén (no bairro do Catolé) e a Escola Estadual Severino Cabral.

Protesto de alunos da rede estadual em Monteiro
Informações colhidas através da mídia paraibana indagam que nestas escolas onde foi adotado o sistema de Educação em Tempo Integral, os professores tiveram uma surpresa nada agradável ontem (30) no dia do pagamento dos servidores da Educação estadual: além de não adicionar a gratificação para os professores que atuam na Educação Integral, como foi prometido a partir da implantação deste novo modelo, o Governo do Estado retirou uma gratificação antiga, implantada nos contracheques dos professores na época do ex-governador José Maranhão.
“O Governador Ricardo Coutinho retirou a nossa gratificação, uma conquista da época do ex-Governador José Maranhão e, mais ainda, não implementou a Gratificação de Ensino Médio, como acordado. Com isso, estamos trabalhando dobrado, das sete da manhã às quatro da tarde, e ganhando menos do que ganhávamos na época de Maranhão”, reclamou o professor Francisco de Freitas, do Estadual da Prata, em entrevista a uma emissora campinense.

Ainda segundo o professor Francisco de Freitas, os professores destas três escolas resolveram não apenas paralisar as atividades por tempo indeterminado. Mais que isso: estão, junto com o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba – Sintep, convocando reunião para segunda-feira (02) na qual a extensão da greve será discutida com todos os professores das escoas estaduais de Campina Grande e demais cidades do Compartimento da Borborema.

Sem estrutura – O professor Francisco de Freitas informou que as três escolas escolhidas pelo Governo do Estado para a implantação da Educação em Tempo Integral em Campina Grande não tem condições de manter o modelo. “A implantação deste modelo carece de uma estrutura mínima de funcionamento, que não existe hoje”.

O parlamentar paraibano lembra que a falta de estrutura no Estadual da Prata, também é reconhecida pelos alunos que esta semana realizaram um protesto. Os alunos reclamaram que a escola não tem condições estruturais de comportar os estudantes no horário de almoço por não dispor de pratos e talheres suficientes, funcionários para coordenar o alunado e merenda em maior quantidade e melhor qualidade.
“Nós estamos sem assistir aula no período da tarde desde a última segunda-feira porque não tem merenda para todo mundo. Várias vezes ficou um monte de gente na fila porque a merenda tinha acabado. Não tem refeitório, a gente fica no sol com o prato na mão, a quadra está em reforma e é muita sujeira. Sabemos que a direção não tem muito o que fazer, mas não dá para continuar assim”, disse a estudante do 2° Ano Natália Renaly.
Protesto pela falta de transporte escolar na rede estadual em Monteiro

Vital que já havia se manifestado na tribuna do Senado contra a decisão do governo da Paraíba de fechar 189 escolas públicas no estado, pretende levar ao conhecimento do Ministro da Educação Aluísio Mercadante, como aos seus colegas de Senado o descaso da gestão estadual com o ensino publico.

Vital do Rêgo anunciou também já ter protocolado no Senado projeto de lei acrescentando no artigo 5º da Lei de Diretrizes Básicas da Educação (Lei 9.394/2006) a exigência de que unidades escolares públicas de educação básica só possam ser extintas ou reestruturadas mediante a aprovação do conselho de educação do respectivo sistema.

 Da redação com assessoria
Read more ...

Mais de 20 Emissoras de Rádio Repercute o Caso Envolvendo a Secretária de Agricultura de Monteiro

Click Monteiro | 14:12 |

O caso envolvendo a Secretária de Agricultura de Monteiro, Clemilda Inácio, onde a mesma apesar de ser funcionária Pública e ter salário de R$ 4.000,00, conseguiu uma declaração de aptidão ao Pronaf (DAP) que serve para se ter acesso a programas de créditos para agricultora familiar, chamou a atenção da imprensa estadual mais uma vez.

Na tarde desta sexta-feira (30), a rádio Tabajara de João Pessoa em conexão com mais de 20 emissoras de todo o Estado deu ampla repercussão a mais um escândalo envolvendo aliados da prefeita Ednacé Henrique.


A rádio Paraíba Sat, que pertence ao mesmo grupo de comunicação das TVs Cabo Branco e Paraíba, também noticiou o fato ocorrido em Monteiro, atribuído Clemilda e mais uma vez Monteiro volta a ser manchete a nível de Estado de forma negativa e lamentável.


Apesar da Secretária tentar se explicar em uma nota divulgada em alguns portais de notícias da região o fato é que a resposta não conseguiu convencer a ninguém, pois alegar que é bisneta de agricultor e ter um sítio na comunidade rural do Limitão, não lhe enquadra nos requisitos para atualmente ser beneficiária do PRONAF.


O caso já foi denunciado e encaminhado ao MDA ( Ministério de Desenvolvimento Agrário), para uma ampla fiscalização no programa do PRONAF em Monteiro.


Revista do Cariri
Read more ...

Anvisa suspende uso e venda de dipirona Sódica

Click Monteiro | 08:59 |
Foto: Image Source/PETER SCHOLEY

Quem comprou medicamento desse lote deve parar o consumo, segundo recomendação da Anvisa


Agência Brasil - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a partir de hoje (30) o uso e a venda de lote do analgésico Dipirona Sódica solução oral, de 500 mg/ml, fabricado pela empresa farmacêutica Hipolabor.

A Vigilância Sanitária determinou a suspensão da distribuição, venda e uso do lote 0710/10 do medicamento porque testes da Fundação Ezequiel Dias (Funed) constataram teor de dipirona sódica abaixo do informado pela fabricante.

Quem comprou medicamento desse lote deve parar o consumo, segundo recomendação da Anvisa. A empresa farmacêutica terá de recolher as unidades que ainda restam no mercado.

Brasil 247
Read more ...

Super salário no Senado que paga até R$ 765 mil por ano a servidores

Click Monteiro | 08:51 |

Ex-secretária-geral da Mesa encabeça lista de supersalários divulgada pelo segundo número da Revista Congresso em Foco, que começou a circular hoje



O Senado chegou a pagar rendimentos brutos de R$ 765 mil a uma servidora no período de 12 meses. Esse valor foi destinado à ex-secretária-geral da Mesa Sarah Abrahão, entre julho de 2010 e junho de 2011. Somente nesse último mês, os vencimentos dela bateram em R$ 106 mil.

Sarah faz parte da lista de 15 supersalários do Senado revelados com exclusividade em matéria de capa do segundo número da Revista Congresso em Foco .

A reportagem, assinada por Eduardo Militão, lista os dez maiores salários identificados em auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) e os rendimentos dos cinco últimos diretores e secretários-gerais do Senado. Os integrantes desse seleto grupo receberam, em apenas 12 meses, uma remuneração bruta entre R$ 360 mil e R$ 765 mil.

Todos embolsaram rendimentos acima do teto constitucional do funcionalismo, que é o vencimento de um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), fixado hoje em R$ 26,7 mil. Em 2009, de acordo com o TCU, 464 servidores estouraram o limite imposto pela Constituição Federal – na época, de R$ 24,5 mil
 
Sarah recebeu mais de R$ 100 mil em dois meses, entre julho de 2010 e junho de 2011
 
Um em cada quatro dos 6.816 funcionários efetivos do Congresso recebeu, naquele ano, mais do que ganhava um ministro do Supremo. A Câmara e o Senado se amparam em normas internas para contrariar a Constituição e não cortar o excedente. Auditores do TCU discordam do método e insistem na ilegalidade dos pagamentos. O caso está sendo examinado pela Justiça.

Também há pagamentos acima do teto no Executivo e no Judiciário. Nos três poderes, pelo menos 4 mil funcionários possuem remuneração superior ao teto constitucional. Entre os beneficiários, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o presidente do Congresso Nacional, senador José Sarney (PMDB-AP).

Nos últimos cinco anos, revela a Revista Congresso em Foco, a Câmara e o Senado gastaram R$ 3,3 bilhões apenas com o pagamento de salários acima do teto constitucional e outras irregularidades cometidas na folha de pessoal do Legislativo federal.

Congresso em Foco
Read more ...

Rádios comunitárias podem ser incluídas na Lei Rouanet; projeto será votado na próxima quarta

Click Monteiro | 05:12 |
As rádios comunitárias podem receber recursos previstos na Lei Rouanet (Lei 8.313/1991). 



É o que propõe um dos projetos que podem ser aprovados pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) na quarta-feira (4). Ao todo, são 33 matérias em pauta na reunião que começa às 9h.

O autor do projeto (PLS 629/2011) é o senador Paulo Paim (PT-RS). Ele justifica o investimento nas rádios comunitárias por vê-las como responsáveis por “difundir ideias, elementos de cultura, tradições e hábitos da população local, formando, integrando e estimulando o convívio social”. 


Paim observa que essas emissoras têm dificuldade de financiamento. “A legislação em vigor admite apenas o patrocínio como apoio cultural de estabelecimentos situados na área da comunidade. Isso não é suficiente para atender às necessidades das rádios comunitárias”, argumenta o senador.

Fonte: Agência Senado
Read more ...

Proprietários de ambulâncias públicas ou privadas devem regularizar veículos na Agevisa

Click Monteiro | 04:51 |
As unidades de saúde que disponibilizam atendimento pré-hospitalar móvel de urgência (civis ou militares, públicos, privados ou filantrópicos) a enfermos por meio de ambulâncias que tiveram as autorizações de funcionamento iniciais ou de renovação expedidas antes de novembro de 2011, devem apresentar seus pedidos de renovação para 2012 (ou ainda requerimento inicial para Autorização de Funcionamento de novos veículos) no Setor de Cadastro da Agência Estadual de Vigilância Sanitária.

Os documentos relacionados a 2011 têm validade até este sábado (31).

Com base na RDC n° 03/2007, que regulamenta o transporte de pacientes no Estado da Paraíba, o alerta para o prazo de regularização das ambulâncias foi emitido pela Diretoria Técnica de Estabelecimento e Prática de Saúde e de Saúde do Trabalhador da Agevisa.

Conforme ressalta a gerente técnica de Inspeção em Saúde do Trabalhador, Savana Henriques, que também responde pelo gerenciamento das ambulâncias, a inobservância das normas previstas na Resolução de Diretoria Colegiada da Agevisa configura infração de natureza sanitária e sujeita os responsáveis às penalidades estabelecidas na Lei Federal nº 6.437, de 20 de agosto de 1977, e na Lei Estadual nº 4.427, de 14 de setembro de 1982.

Segundo Savana, os serviços móveis tipo ambulância são regularizados por meio de Autorizações de Funcionamento (AF), comumente chamadas de "alvarás sanitários".
Aqueles veículos que estiverem circulando sem a devida regularidade serão notificados, e os responsáveis pela irregularidade serão punidos na forma da lei. Para identificar os infratores, fiscalizações estão sendo realizadas nas rodovias, e nessa atividade a Agevisa conta com o apoio da Polícia Rodoviária Federal.
Atenção aos pacientes - A atuação da Agevisa nesta área, segundo o diretor geral do órgão, Jailson Vilberto, tem por base o fato de que a normatização e regulamentação das condições necessárias para o pleno e adequado funcionamento dos serviços pré-hospitalares móveis no atendimento prestado à população também é de responsabilidade direta dos órgãos de Vigilância Sanitária, conforme disposto na Portaria GM Nº 2.473, de 29/12/2003.

Os veículos que prestam atendimento pré-hospitalar à população, de acordo com ele, devem oferecer serviços que não acarretem danos ao enfermo ou piora em seu estado de saúde atual, no momento do atendimento.
"Não se pode nem se deve realizar procedimentos assistenciais de saúde à população se os critérios mínimos de qualidade não puderem ser garantidos. Além disso, todo procedimento de saúde deve ser realizado por profissional habilitado, capacitado e registrado em seu respectivo Conselho Regional de Classe para tal fim", observou o diretor da Agevisa.

Documentação - Os documentos para cadastramento inicial das ambulâncias são os seguintes: requerimento devidamente preenchido e assinado; comprovante de pagamento de taxa (original), exceto para veículos de órgãos públicos; Termo de Responsabilidade Técnica devidamente preenchido e assinado, e cópia da Cédula de Identidade Profissional do Conselho de Classe do responsável técnico.

E ainda: discriminação de escala de plantão dos profissionais de saúde e condutores dos veículos; cópia de documentos de habilitação e de comprovação de capacitação em emergência dos condutores, compatíveis com a função; contrato social da empresa (quando se tratar de empresa privada e filantrópica); contrato de prestação de serviço (quando houver serviço terceirizado); comprovante do CNPJ do Estabelecimento Assistencial de Saúde ao qual o Serviço Móvel (ambulância) está vinculado; cópia do documento da ambulância (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo/CRLV ou Boleto de pagamento do licenciamento, devidamente pago), e o manual do Procedimento Operacional Padrão para o gerenciamento de resíduos, e ainda para a higienização da ambulância, aplicável ao tipo de assistência que o serviço móvel se disponha a fazer (RDC 306/2004/Anvisa e RDC 358/2005/Conama).

Nos casos dos pedidos de renovação, os documentos exigidos são: requerimento devidamente preenchido e assinado; comprovante de pagamento da taxa obrigatória (original), exceto para veículos de órgãos públicos; Termo de Responsabilidade Técnica devidamente preenchido e assinado, e cópia da Cédula de Identidade Profissional do Conselho de Classe do Responsável Técnico, quando houver mudança de responsável técnico; comprovante do Registro do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES); escala de plantão dos profissionais da saúde e condutores, e documentos de habilitação dos condutores compatíveis com a função, quando houver mudança de profissionais.
Da Secom-PB
Read more ...

Paraibano que roubou parte dos R$ 164 milhões do Banco Central é preso em Palmas

Click Monteiro | 04:45 |

Paraibano que roubou parte dos R$ 164 milhões do Banco Central é preso em Palmas


O assalto ocorreu em 2005, quando uma quadrilha coberta de engenhosidade resolveu assaltar o Banco Central de Fortaleza. 

O crime deu certo e os assaltantes conseguiram retirar dos cofres da agência nada menos que R$ 164 milhões, mas com o passar dos anos, um a um, os acusados vem sendo detidos e condenados. Desta vez, quem foi para trás das grades foi o paraibano, Rubens Ramalho de Araújo (Rubão), de 44 anos.

Rubão foi preso, segundo a polícia mineira quando planejava um novo assalto, desta vez em Uberaba, mas após a cooperação entre a polícia goiana e mineira foi localizado por serviços de inteligência e preso em Palmas/TO.

Com os R$ 5 milhões que supostamente ficaram com Rubão ele teria comprado fazendas, carros e casas em Tocantis e no Piauí, mas para a polícia, apesar de rico o paraibano não deixou o velho hábito e permaneceu no mundo do crime.

No assalto de Fortaleza, Rubens se recusou a passar pelo túnel da casa alugada próxima ao banco, o que lhe rendeu uma parte menor na partilha do roubo, mas a fobia não o impediu de supostamente comandar assaltos a bancos do interior nos estados de São Paulo, Paraíba, Piauí, Mato Grosso, Maranhão, Bahia e Ceará.

 A notícia de sua prisão foi confirmada por agências de notícias de todo Brasil na noite de ontem.

Recentemente o assalto virou filme.                


Janildo Silva
ClickPB
Read more ...

sexta-feira, 30 de março de 2012

De Salomé para Dilma

Click Monteiro | 21:01 |
Foto: Edição/247 (Salomé e Dilma)

Lá de cima, personagem de Chico Anysio envia mensagem à presidente



Chico Anysio chegou no céu, como se sabe, vestido de Salomé, o seu personagem preferido dos anjos. Logo que liberado das formalidades iniciais, arranjou um telefone e ligou para DILMINHA.
- Dilminha, aqui é Salomé, acabei de chegar, a viajem foi boa, mas estou preocupada com você Dilminha. Como você vai viajar, ficou louca? Daqui de cima tô vendo tudo, Dilminha, você tá brincando com fogo, essas crises só se sabe como começa, nunca como termina.
Mas Dilminha, todo mundo sabe que vocês mandaram caçar o Cachoeira para vingar o Waldomiro, mas agora pegaram o Demóstenes!

Dilminha, vocês lá atrás tiraram o Arruda, porque ele ia ser vice do SERRA, todo mundo sabe... eu sei Dilminha, que são os mesmos métodos que o Serra usou para derrubar a Roseane, mas isso todo mundo aí no mundo já esqueceu, mas até onde você vai Dilminha? Você, desde que roubou o cofre do ADEMAR, que não para de conspirar, agora você é presidente, Dilminha.

Tudo bem que você ache engraçado pegar o Demóstenes, eu até acredito que vocês não imaginavam isso, que foi por acaso, mas como você vai explicar para o seu amigo CIVITA que o POLICARPO tambem tá enrolado? 200 ligações Dilminha, haja reportagem.... e o Alexandre Oltomari lá, Dilminha, todo mundo sabe...

Calma, Dilminha, e essa história de moralisar o Senado com o Lobão, Dilminha, ficou louca? O Lobão do Sarney, da Rosena, pai do Edinho, você enlouqueceu?
Você acaba transformando o RENAN em arauto da moralidade com o voto do COLLOR. Você não viu mesmo o discurso do COLLOR, então leia, DILMINHA, ele sabe o que está falando.
Eu encontrei o JANIO aqui em cima, Dilminha, ele tá rindo de vocês, cuidado.

E agora que o LULA diz que sarou, que vai voltar, cuidado Dilminha...
Olha, obrigado pelas homenagens, eu sei que você gosta de mim, mas quem avisa amigo é. 

Na primeira dor de barriga você não vai ter apoio no Congresso. Cuidado Dilminha... ah, eu sei que o Gurgel prometeu pro Gilberto acabar com o Demóstenes, você tá rindo, mas a bandalha toda já está vendo os próximos capítulos, e você pode perder o controle. 

E aí o LULA te deixa falando sozinha... não DILMINHA, essa crise não vai adiar muito o mensalão do PT. 

NÃO acredite em Papai Noel... TE LIGO DEPOIS DILMINHA. 


Fonte e Foto: Edição/247
Read more ...

Prefeitura paga março aos funcionários e injeta R$ 1,5 milhão no comércio de Monteiro

Click Monteiro | 20:41 |
(Prefeitura Municipal de Monteiro)
 
 
A Prefeitura de Monteiro liberou junto ao Banco do Brasil, nesta sexta-feira, a folha de pagamento dos servidores municipais referente ao mês de março. O crédito estará na conta dos funcionários neste sábado, 31.

O pagamento dos servidores da Prefeitura de Monteiro, sempre no mês trabalhado, proporciona a injeção de R$ 1,5 milhão no comércio da cidade, aquecendo a economia regional.

Conforme informações do Secretário de Administração, João Carlos Jansen, o pagamento aos servidores do município rigorosamente no mês trabalhado é um compromisso prioritário que vem sendo executado desde o primeiro mês da gestão.        
 
 
Cariri Ligado
Read more ...

Bolsa enganação: Governo Dilma barra a PEC 300 e ainda quer dinheiro do Pronasci de volta

Click Monteiro | 20:26 |

(Dilma Roussef - Imagem da Internet)
Já pensou você, policial, tirar R$ 443,00 por mês do seu salário para cobrir um rombo causado pelo próprio governo?


Os salários pagos aos profissionais da segurança pública no Brasil são tão ridículos que qualquer esmola engana esses trabalhadores. 

Os R$ 443,00 da chamada Bolsa Formação (Pronasci), por exemplo – em que o governo federal tapeou milhares de policiais no Brasil com uma pseudo ‘capacitação’ – deixou muita gente abobalhada. Um dia a bolsa se foi, e aqueles velhos R$ 443,00 começaram a fazer falta.

O problema é que agora o governo Dilma (PT), além de fazer de tudo para não aprovar a PEC 300, está pedindo o dinheiro de volta a milhares de profissionais.

A alegação seria uma falha na aprovação dos requerimentos. Ou seja, muitos policiais, bombeiros e agentes penitenciários não deveriam ter recebido o ‘miguelito’, pois não se enquadravam nos requisitos exigidos pelo Ministério da Justiça.

Ora, os policiais não roubaram esse dinheiro. Fizeram um cadastro e tiveram as condições aprovadas. Se houve erro, certamente – e como sempre – foi por parte de quem administra as finanças do país.


Veja matéria do Correio Braziliense: 

Falhas em cursos de capacitação dão prejuízo de R$ 5 milhões ao governo


Por:Renata Mariz
Correio Braziliense


Publicação: 28/03/2012 07:00  
Atualização: 28/03/2012 07:50
 

O projeto Bolsa-Formação do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), carro-chefe do governo federal no combate à violência, repassou indevidamente recursos a cerca de 3 mil profissionais em todo o país. 

Policiais, bombeiros, agentes penitenciários e peritos receberam o benefício mensal de R$ 443 como incentivo para fazerem cursos virtuais de capacitação, mesmo sem atender às condicionalidades impostas pelo projeto — como o teto salarial de R$ 1,7 mil ou estar em atividade na área da segurança. 

A quantia embolsada ilegalmente entre 2008 e 2011 chega a R$ 5 milhões — valor que agora o Ministério da Justiça, gestor do Pronasci, tenta receber de volta.

Ofícios começaram a ser expedidos neste mês aos profissionais solicitando a devolução dos recursos repassados indevidamente. Eles terão 60 dias para questionar a cobrança. Se decidirem quitar os débitos, poderão parcelar. 


Caso se recusem a ressarcir os cofres públicos, serão acionados judicialmente, via Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. 

A secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Mikki, não acredita que será preciso chegar a tal ponto. “Creio que, na maior parte dos casos, os profissionais receberam de boa-fé, achando que poderiam receber. Pode ser um policial que tenha morrido, por exemplo. Essa família vai ser convidada a devolver o que foi repassado”, diz. 

Da redação do ClickMonteiro 
com ParaíbaemQAP
Read more ...

Casal de paraibanos coloca nome de filho Facebookson e vira destaque internacional

Click Monteiro | 18:52 |
Casal registra filho com nome de Facebookson

A história ganhou o mundo depois que o jornal americano Daily Bulletin de Los Angeles, publicou o caso.

O casal de paraibanos quis fazer uma homenagem a rede social que eles se conheceram e resolveram registrar o primeiro filho com um nome bem diferente do normal. Atualmente eles moram no Estado de São Paulo.

Como muitos casais modernos, o motoboy Anderson Cerqueira e a auxiliar de escritório Janete dos Santos se conheceram por uma rede social. Os dois casaram-se e tiveram um bebê lindo, que nasceu saudável no último sábado, dia 28.

O conto de fadas contemporâneo tinha tudo para ficar no anonimato não fosse por um detalhe: os dois batizaram o bebê com o nome de Facebookson, em homenagem à rede na qual se encontraram pela primeira vez. Anderson contou que teve que ir a dois cartórios antes de conseguir registrar a criança. “Eu queria chamar de Facebook, mas eles disseram que não pode dar nome estrangeiro, então, eu coloquei Facebookson, porque eu sou Anderson”, explicou ele.

A história ganhou o mundo depois que o jornal americano Daily Bulletin (na foto, o pai com o exemplar), de Los Angeles, publicou o caso.

Nas redes sociais, o casal foi alvo de críticas. Para muitos, o episódio reforça a popularização do Facebook no Brasil. A matéria, publicada na editoria de economia, usou o caso como exemplo de como a rede de Zuckerberg está avançando inclusive no Brasil, onde o domínio do Orkut era absoluto.

Alheio a toda a polêmica, o pequeno Facebookson dormia tranquilo no colo da mãe. Resta saber se até ele ficar adulto, o Facebook ainda terá o prestígio que tem hoje.
 
DIÁRIO DO SERTÃO com Impacto
Read more ...

Moradores da Rua José Sebastião de Lima Pedem Socorro as Autoridades de Monteiro.

Click Monteiro | 18:20 |

Quando chega a época de política, faz calçamento de todo jeito, os moradores da Rua José Sebastião de Lima (Vila Popular), estão passando por serias dificuldade e transtornos com esta obra, uma obra de calçamento deveria ser alegria de todos, mas essa obra está se transformando em pesadelo para os moradores.

Os moradores reclamam que o nível do calçamento esta acima das calçadas, a preocupação dos moradores é para onde vai toda água que cai na calçada.
Administração da Prefeita Ednacé Henrique mostra mais uma vez a falta de respeito com os cidadãos Monteirense, alguns moradores procuraram o Secretario de Infra-Estrutura, a resposta do mesmo foi que mandou os ficais no local e disse que estava tudo dentro do padrão.  A comunidade chamou um Mestre de obras no local o mesmo constatou que a obra esta fora dos padrões técnicos que a mesma irá trazer constrangimentos e alagamentos a todos.
Um dos moradores ainda citou que procurou um dos Vereadores da base aliada da Prefeita Ednacé Henrique, e comunicou o problema ao Vereador da base mandou o morador procurar o Deputado João Henrique e disse que ele é quem manda em monteiro?
Fica uma pergunta no ar uma cidade tem dono?

Segue abaixo assinado e fotos da rua:
O PIPOCO
Read more ...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Search

Tecnologia do Blogger.

Blogroll

About